2
Ipatinga MG: conheça os principais pontos turísticos da cidade e viaje pela história da região
Ipatinga tem 227.731 habitantes (IBGE 2022) e fica na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. A cidade é um polo econômico e turístico da região e atrai diversos visitantes anualmente.
Nesse post, o Blog da Valenet te conta quais são os 5 principais pontos turísticos da cidade e porque vale a pena conhecê-los. Siga com a leitura e confira!
Sumário
- Parque Ipanema
- Clube Parque das Cachoeiras
- Estação Ferroviária Pedra Mole
- Centro Cultural Usiminas
- Parque da Ciência
- A Valenet tem a melhor internet de Ipatinga MG
Parque Ipanema
O Parque Ipanema é a maior área verde urbana de Minas Gerais. Projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Max, o local foi criado com o objetivo inicial de preservar a margem do Ribeirão Ipanema.
O parque alia lazer e meio ambiente num espaço aberto e de fácil acesso, além de ser palco de inúmeras manifestações culturais, religiosas, esportivas e de lazer.
A área do Parque Ipanema é tão grande que abriga o Estádio Municipal João Lamego Netto (Ipatingão), o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, o Kartódromo Internacional Emerson Fitipaldi (Kart Clube de Ipatinga), o Parque da Ciência e muito mais.
Além disso, no interior da reserva há locais para caminhadas, playground para crianças, quadras poliesportivas, campos de futebol e ciclovias.
Clube Parque das Cachoeiras
Ipatinga MG também abriga o Parque das Cachoeiras, que fica situado entre os ribeirões Ipaneminha e Tribuna, que formam o Rio Ipanema.
O Parque das Cachoeiras é composto por inúmeras cachoeiras, piscinas naturais e artificiais que são um convite para se refrescar em meio a paisagem natural. Na estrutura do parque, ademais, há área de churrasqueiras, campos de futebol, quadras poliesportivas, espaço para eventos, restaurante, chalés, saunas trilhas naturais e playground.
O Parque das Cachoeiras foi idealizado por Oduvaldo Molica, que queria transformar uma área de aproximadamente 50 hectares num local de lazer aberto ao público. Assim, a reserva foi fundada em 14 de abril de 1980 e já recebeu turistas de diversos lugares.
Estação Ferroviária Pedra Mole
A Estação de Pedra Mole foi uma estação ferroviária que funcionava como terminal de passageiros de Ipatinga. Ela foi construída às margens da foz do Rio Piracicaba no Rio Doce e teve sua inauguração em 1º de agosto de 1922.
A estação tem esse nome porque o terreno em que está construída possui rochas de calcários que se quebram com facilidade, e por isso são chamadas de “pedra mole”.
O traçado da ferrovia foi alterado posteriormente e a estação acabou sendo desativada 8 anos após sua inauguração, em meados de 1930. Ademais, outra razão que levou ao fechamento do local foi a incidência de doenças tropicais transmitidas por mosquitos, que estava prejudicando os trabalhadores.
Após esse fechamento, a Estação Pedra Mole foi abandonada e se desgastou com o tempo. Ela foi tombada em 1996 como patrimônio cultural municipal mas da construção original restou apenas uma parede e algumas ruínas.
Em 2019, a estação foi restaurada pela Usiminas e pela Prefeitura de Ipatinga. As ruínas foram preservadas para a contemplação de visitantes e um mirante foi construído para visualizar o encontro dos rios Piracicabada e Doce.
Atualmente, a Estação Pedra Mole funciona como museu da cidade e guarda documentos, fotografias e arquivos que contam a história de Ipatinga MG.
Centro Cultural Usiminas
O Centro Cultural Usiminas foi construído em 1998 e tem a singularidade de estar integrado a um shopping center. O local é constituído pelos espaços Teatro, Foyer, Galeria de Arte Hideo Kobayashi, Biblioteca Central de Ideias e Jardins. Esses espaços foram erguidos para satisfazer as expectativas de artistas, produtores e do público em geral.
O teatro foi projetado sob supervisão de inúmeros consultores especializados e assessoria técnica de empresas renomadas. O espaço tem 724 lugares e mensalmente recebe aproximadamente 8 mil pessoas. Grandes nomes como Paulo Autran, Elza Soares, Madeleine Peyroux, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos, Cleyde Yáconis já passaram por lá.
O local tem programação permanente e simultânea em todos os espaços. O complexo conta com um sistema moderno e avançado que visa disponibilizar e promover atividades educativas, artísticas e culturais que movimentam a economia de Ipatinga MG.
Parque da Ciência
O Parque da Ciência é um centro de ciências interativo que realiza exposições de diversas áreas do saber, visando despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pela ciência.
Sendo assim, o local oferece aos visitantes uma maneira inusitada e estimulante de conhecer os fenômenos naturais através de experiências ligadas a grandes descobertas da humanidade.
O local surgiu em 1998 como ideia do Professor Evandro Ferreira Passos e desde então está em Ipatinga MG mostrando diversos experimentos científicos de forma lúdica.
A Valenet tem a melhor internet de Ipatinga MG
A Valenet é a internet dos mineiros e chegou para conectar Ipatinga com a melhor banda larga de Minas Gerais!
A internet dos mineiros tem soluções empresariais, internet 100% fibra óptica e diversos combos promocionais que cabem no seu bolso. Além disso, com a Valenet você tem a oportunidade de escolher quais serviços funcionam para você e criar um combo único.
E ao contratar qualquer plano da Valenet você ganha o antivírus McAfee e Skeelo, além de desconto na assinatura dos streamings Max e Globoplay, entre outros serviços como streaming de música, telemedicina e plataforma de EAD.
Não perca tempo e venha para a Valenet, a internet dos mineiros! Clique no botão abaixo e confira as ofertas!
*Foto de capa: Portal Minas Gerais
.
fggf
Deixe um comentário