fbpx

Distritos de Ouro Preto para conhecer a cidade por outros ângulos

7 minutos para ler

2

Nove distritos de Ouro Preto para conhecer a cidade por outros ângulos

Você conhece os distritos de Ouro Preto? Além da sede municipal, outras 12 localidades fazem parte da cidade mineira, que, assim como o núcleo histórico, são repletas de riquezas naturais e culturais. Passear por essas regões é uma forma de sair do óbvio e contemplar belezas pouco conhecidas! 

O Blog da Valenet reuniu nove dos principais distritos de Ouro Preto, com as mais importantes atrações de cada um deles! Confira a seguir e programe-se para conhecê-los.  

Sumário

.

Conheça os distritos de Ouro Preto

Fundada em 1711, Ouro Preto é uma das cidades mais antigas e tradicionais de Minas Gerais. Além da sede municipal, os seus mais de 1.245 km² compreendem outros 12 distritos, que também são repletos de histórias e muitas belezas. 

Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura (Casa Branca), Lavras Novas, Miguel Burnier, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto e São Bartolomeu são os distritos de Ouro Preto MG. Alguns deles são maiores até mesmo do que diversas cidades mineiras.  

Confira, a seguir, nove dessas localidades, que reúnem as melhores atrações para conhecer Ouro Preto por novos ângulos. 

glaura distritos de ouro preto
Vilarejos bucólicos, como Glaura, fazem parte da extensão de Ouro Preto

Amarantina

A 25 km do centro histórico de Ouro Preto, Amarantina tem uma mistura única entre passado e presente. Foi um dos principais centros especializados em cantaria e artesanato em couro, reunindo diversos artesãos com essas especialidades. 

O povoado foi desenvolvido aos pés de uma velha capela, posteriormente transformada na grande Igreja Matriz de São Gonçalo. Acredita-se que a construção tenha sido inspirada na Igreja de São Gonçalo do Amarante, em Portugal, o que explica o nome do distrito.

Antônio Pereira

A área de Antônio Pereira, a 16 km da sede municipal de Ouro Preto, reúne algumas das mais belas paisagens da cidade. O local abriga o Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas, onde fica a nascente do Rio das Velhas, principal afluente do São Francisco.  

O distrito foi um dos primeiros núcleos mineradores de Minas Gerais. As ruínas da antiga Matriz, incendiada no século XIX, são um dos pontos mais visitados da região. Outro local muito visado pelo turismo religioso e por viajantes em romarias é a Gruta de Nossa Senhora da Lapa, onde, segundo narra a história, crianças presenciaram aparições de Nossa Senhora. 

ruínas antonio pereira
O Conjunto Arqueológico e Arquitetônico das Ruínas da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição é atração de Antônio Pereira

Cachoeira do Campo

O maior distrito de Ouro Preto, com quase 9 mil habitantes, Cachoeira do Campo fica a 18 km do núcleo do município. A localidade tem uma importância histórica singular: além de ter abrigado a residência do governador de Minas, no século XVIII, foi palco da Guerra dos Emboabas, conflito entre paulistas e estrangeiros pelo direito de explorar as terras da região.  

A Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, com seu estilo barroco, é uma das principais construções arquitetônicas do distrito. Ao seu redor, reúnem-se alguns casarões do período colonial, que embelezam a localidade. 

Glaura (Casa Branca)

Destino perfeito para aqueles que buscam descanso e tranquilidade, Glaura fica a 22 km do centro histórico de Ouro Preto. É um dos mais antigos distritos da cidade, e também foi palco da Guerra dos Emboabas. 

Edificada de 1758 a 1764, a Matriz de Santo Antônio é um verdadeiro monumento, tombado pelo IPHAN em 1962 e inscrito no Livro de Belas Artes. Não à toa, a festa dedicada ao santo casamenteiro é uma das principais celebrações da cidade. Realizado em julho, o evento geralmente se estende por 3 dias, com missas, procissões e apresentações artísticas. 

igreja glaura
A Matriz de Santo Antônio, em Glaura, foi construída no século XVIII

Lavras Novas

Lavras Novas é o distrito mais romântico de Ouro Preto! A 18 km da sede municipal, a localidade está a mais de 1500 metros de altitude, e reúne trilhas, mirantes e cachoeiras que proporcionam passeios perfeitos para quem deseja praticar ecoturismo

Uma das opções mais radicais é a tirolesa de Lavras Novas, a mais alta do país. A atração foi inaugurada em 2020 e pode carregar até 120 kg. Já quem busca por tranquilidade, encontra de sobra ao passear pelas ruas, becos e praças, repletas de igrejas, casas coloridas e construções coloniais.    

Rodrigo Silva 

A mineração contribuiu muito para o desenvolvimento de Rodrigo Silva, distrito situado a 18 km do núcleo de Ouro Preto. Por volta de 1880, a região recebeu a construção de uma ferrovia, responsável por um grande movimento de carga e descarga, e também de passageiros. 

Além disso, outra característica faz com que Rodrigo Silva seja uma localidade singular: a presença da única mina do mundo de Topázio Imperial. Essa rocha só pode ser encontrada na faixa leste do Quadrilátero Ferrífero, onde o distrito fica localizado.

topazio imperial de distritos de ouro preto
O Topázio Imperial é uma das gemas brasileiras mais intrigantes e admiradas

Santa Rita de Ouro Preto

Localizada a 30 km de da sede municipal da cidade, Santa Rita de Ouro Preto é a Capital da Pedra Sabão. O distrito concentra muitos artesões, especialistas em esculpir as mais belas obras a partir desta matéria-prima.

Até mesmo a própria igreja Matriz da localidade, em homenagem à Santa Rita de Cássia, conta com uma escultura da santa, produzida em pedra sabão. Sua arquitetura moderna também atrai os olhares e a admiração de muitos visitantes.

Santo Antônio do Leite

Para quem procura lugares para descansar em Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, a 25 km do núcleo do município, é uma excelente escolha. O local conserva o charme e a tranquilidade típicos das vilas do interior de Minas Gerais. Hotéis fazendas e pousadas charmosas proporcionam muito sossego aos visitantes. 

O distrito também é bastante reconhecido pelo seu rico artesanato em prata. O trabalho é desenvolvido em diversos ateliês espalhados na região, e é muito exportado para o mercado europeu. 

São Bartolomeu

Com apenas 730 habitantes (IBGE 2011), São Bartolomeu é um dos menores distritos de Ouro Preto. A cerca de 13 km da sede municipal, o local reúne, ao todo, 43 cachoeiras e inúmeras trilhas, um destino ideal para os amantes da natureza.

Famoso pelos doces caseiros, São Bartolomeu é conhecido como a Terra da Goiabada. Produzido de forma artesanal, o quitute tem até mesmo uma comemoração própria. Durante a Festa da Goiaba, são expostas e comercializadas iguarias como: compotas, geleias, molhos, doces cristalizados, licores, quitandas e muito mais! 

são bartolomeu distrito de ouro preto
A produção artesanal de doces é uma das principais atrações de São Bartolomeu

A Valenet tem a melhor internet nos distritos de Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto MG vai muito além de sua sede municipal. São 12 distritos que se ligam, tanto pela história, quanto pelas inúmeras belezas. 

Conectando toda a região, a Valenet tem a melhor internet em Cachoeira do Campo, Amarantina, Antonio Pereira, Glaura, Lavras Novas, Rodrigo Silva, Santa Rita do Ouro Preto, Santo Antonio do Leite e São Bartolomeu. A a provedora oferece banda larga 100% fibra óptica em toda a área!

Além da conexão em rede de qualidade, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais nesses importantes distritos da cidade.

Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Ouro Preto e seus distritos, a Valenet! 

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)