fbpx

E-Sport: como participar das competições de esporte eletrônico

6 minutos para ler

Assim como não se pausa jogo on-line, não se pausa o crescimento do esporte eletrônico no mundo. O segmento cresce 43% ao ano, movimenta milhões no mercado e é a segunda categoria com conteúdos mais acessados no YouTube, atrás apenas de “música”.

Essa paixão incontestável une o melhor do videogame com toda a interação do esporte tradicional, movimentando os dedos de jovens e adultos durante horas a fio. E, claro, como em qualquer esporte, surgem as torcidas, as rivalidades e as competições.

Com tantos jogadores, não basta apenas ser o melhor do bairro, da cidade ou do país. Os players podem montar equipes e participar em campeonatos mundiais e nacionais, com direito a premiações generosas e salários milionários.

As estrelas do e-Sport

8,5 milhões. Não, não estamos falando de número de jogadores ou competições do esporte eletrônico, mas sim do salário anual de um dos gamers mais bem pagos atualmente, Lee “Faker” Sang-hyeok, a maior lenda entre os fãs de League of Legends (LoL) e craque da equipe SK Telecom.

No Brasil, temos uma das melhores equipes de CS:GO do mundo, a SK Gaming, com o Gabriel Sguario, o Fallen, que chega a ganhar 22 mil reais por mês, sem contar as premiações, publicidade e streaming de vídeos.

Com certeza é um mercado promissor, com grande remuneração, mas antes de tudo, o primeiro click é decidir qual jogo se aventurar.

Os games mais populares

O mundo dos e-Sports é muito grande. Com dezenas de games à disposição, opção é o que não falta.

Dentre os principais jogos, temos o Dota, o pai dos MOBA’s (arenas de batalhas multiplayer on-line) que já está em sua segunda versão; o LoL, game fenômeno mundial; Hearthstone, o jogo estratégico de cartas baseado no mundo de Warcraft, e o CS:GO, o queridinho das lan houses.

Agora que você já sabe os principais jogos, tá na hora de mostrar do que você é capaz e a gente te ensina como.

Como começar a competir

Para começar a competir não precisa ser um profissional, quase todos os torneios de esportes eletrônicos  possuem fases classificatórias que estão abertas à todos e muitos são completamente on-line. Basta se inscrever e participar!

Os cybers atletas costumam lutar pelas poucas vagas das equipes profissionais em gaming houses, centros de treinamento internos, onde moram e trabalham. Para garantir um espaço nesse cenário concorrido, aqui vão algumas dicas:

Se dedique e estude

Para entrar no mundo do esporte eletrônico, como em qualquer outra modalidade, é preciso estar pronto para a concorrência, estudar as técnicas do jogo e se dedicar muito.

Segundo o gamer profissional Ryan “Big Apple Pie” Gresty: “games não são mais apenas um hobby, são uma carreira e um estilo de vida para algumas pessoas,” disse Gretsy. “A dedicação e o tempo empregados nos jogos são mais do que um trabalho convencional com hora extra.”

Pontue bem nos rankings

É essencial ficar entre os primeiros do ranking para chamar a atenção dos olheiros e jogar com os melhores. Por isso, domine as técnicas, monte bem suas estratégias e jogue pra valer nas partidas ranqueadas.

Participe ativamente da comunidade

Estar presente na comunidade do game escolhido é um passo fundamental para ser notado e ganhar experiência. Transmita suas partidas via streaming, converse com outros jogadores do meio e estude os seus adversários.

Depois dessas dicas é só ficar de olho nos maiores campeonatos dos e-Sports. Vamos a eles.

Os 5 principais campeonatos de esporte eletrônico

1.  The International

O campeonato mundial de Dota 2 conta com 16 equipes competindo entre si anualmente pelas maiores premiações dos esportes eletrônicos. São mais de 20 milhões de dólares em premiações para todos os participantes, conforme a colocação, sendo o grande prêmio de 9 milhões que aumenta a cada ano.

2.  League of Legends World Championship

Além de várias competições regionais, anualmente, League of Legends tem um campeonato mundial. Nele, as equipes competem pela Taça do Invocador e pelo prêmio, que em 2017 ultrapassou a marca de 4 milhões de dólares. Pela fama crescente do jogo, a final do último campeonato foi assistida por mais de 43 milhões de pessoas.

3.  ELEAGUE Major

É o campeonato mundial de Counter Strike: Global Offensive. Ocorrido em Boston no início deste ano, teve 16 times de todo o mundo na disputa pelo título e mais de 1 milhão de espectadores fase final.

4.  Evolution Championship Series

Diferentemente dos jogos já citados, esse campeonato é individual e gira em torno de várias modalidades. O evento, um dos primeiros campeonatos do gênero, teve sua primeira edição em 1996 e leva em consideração o desempenho em vários games de luta como Street Fighter, Marvel vs. Capcom, Tekken, Super Smash Bros. e King of Fighters.

5.  Hearthstone World Championship

No campeonato anual de Hearthstone, 16 dos melhores jogadores de cada região dos servidores do game (Américas, Europa, Ásia e China) competem pelo título de Campeão Mundial de Hearthstone, além de receber uma grande fatia do prêmio de 1 milhão de dólares aos participantes.

Bônus: CBLoL

O mercado de e-Sports está crescendo bastante no Brasil e muito se deve ao LoL. Por isso, é inevitável citar o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL.

Cada Etapa do campeonato tem 8 times, que se enfrentam em rodadas semanais (fase de pontos corridos) lutando por vagas na Fase Eliminatória, que leva à grande final. O evento, além de premiar os competidores em dinheiro, também garante vagas em campeonatos internacionais.

O esporte eletrônico está tomando proporções enormes. Com patrocínios cada vez maiores e grandes marcas entrando nesse negócio, o futuro desse mercado está garantido.

Compartilhe este post com seus amigos gamers. Vai que eles se tornam os astros desses jogos, não é?

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)