fbpx

Fibra Óptica x Satélite: qual a melhor TV por assinatura?

7 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Com a evolução dos meios de comunicação e a democratização das tecnologias, cada vez mais as pessoas têm acesso a entretenimentos diversos. A televisão aberta e tradicional, antes principal meio de informação e influenciadora dos lares, tem sido substituída por outros produtos das telecomunicações. Mas é melhor escolher a TV por assinatura via fibra óptica ou satélite?

De fato, as formas de transmissão desse produto têm mudado — e muito — a maneira como você consome seus programas preferidos. Desde os cabos de cobre (tecnologia mais antiga, mas ainda usada por algumas operadoras), todos os dias, surgem métodos mais modernos para aprimorar o sinal e a qualidade da imagem.

Neste artigo, vamos fazer uma comparação entre fibra óptica e satélite. Levantaremos as vantagens e desvantagens de cada estrutura para chegar ao veredito sobre se vale a pena (ou não) migrar de tecnologia. Acompanhe agora!

Os modelos de TV por assinatura: fibra óptica ou satélite?

A escolha do meio de transmissão da TV por assinatura, muitas vezes, depende de fatores externos ao cliente, como extensão da rede óptica da operadora. É que inúmeras empresas, por não possuírem rede de cabeamento em áreas rurais, por exemplo, acabam ofertando serviços de telecom apenas via satélite (mediante instalação de antenas e decodificadores).

Pode parecer irrelevante para você, enquanto cliente, mas a tecnologia de distribuição muda muito a experiência de usuário, impactando seu conforto ao assistir a seus programas favoritos. Vamos falar mais sobre isso.

TV por assinatura via satélite

Bom, no satélite, os dados são transmitidos por meio de ondas na atmosfera, sendo captadas por pequenas antenas instaladas nas residências de cada um. As ondas recebidas são, então, decodificadas por meio de algum aparelho e, por fim, transmitidas para a televisão.

Esse é o meio mais democrático, pois, apenas com a aquisição da aparelhagem de recepção das ondas, já é possível realizar a instalação. Outro ponto positivo é a capacidade de atingir regiões distantes e isoladas, já que não há a necessidade de nenhum tipo de cabeamento que ligue o centro de transmissão à residência dos clientes.

Porém, essa tecnologia também traz algumas complicações. Por se propagar pelo ar, a transmissão fica suscetível a intempéries, podendo, assim, sofrer interferências e ficar fora do ar durante chuvas ou ventanias. Raios também são uma grande ameaça, sendo comum ouvir relatos de aparelhos queimados devido às tempestades.

TV por assinatura via fibra óptica

A transmissão via fibra óptica é o que há de mais moderno em termos de telecomunicações. O transporte da informação é feito por meio de cabos com fibras de vidro. Por esse motivo, a troca de dados fica ainda mais rápida, e a operação, mais eficiente.

Esse método, de fato, exige melhor infraestrutura da operadora, mas continua sendo extremamente viável — até para localidades muito distantes. Outra vantagem é a oportunidade de se aproveitar o mesmo cabeamento utilizado para a banda larga na transmissão da TV por assinatura. Tudo sem conflito entre os serviços.

A fibra óptica, além da alta velocidade, é mais econômica e prática, estendendo a conexão para mais pessoas. Outra vantagem é que, por causa da composição de seu material, ela diminui consideravelmente a ocorrência de interferências elétricas e eletromagnéticas.

Afinal, qual a melhor TV por assinatura?

A distribuição por satélite é a forma mais fácil para as operadoras transmitirem sinal de TV, já que não precisam investir em redes de cabeamento. Quem sai perdendo nessa economia é o consumidor, que fica com sinal de baixa qualidade e à mercê das instabilidades da natureza. Há que ser considerado, também, o risco de danos à instalação de antenas nos telhados das residências.

Com todas essas características determinadas, fica fácil entender qual é a melhor forma de transmissão para sua TV por assinatura, certo? A fibra óptica é a opção mais inteligente e moderna atualmente, transmitindo sinal de altíssima qualidade e atingindo o máximo de regiões possível. Não importa se lá fora está chovendo ou ventando, a qualidade da sua série favorita será sempre a mesma!

O que você deve considerar para sua TV por assinatura?

Bem, mas uma vez que você já percebeu qual é a melhor tecnologia de TV por assinatura, se fibra óptica ou satélite, vale, agora, entender quais outros fatores devem ser levados em consideração para escolher sua operadora de TV por assinatura. Vamos a eles.

Possibilidade de contratação de combos

O combo é a forma mais fácil e barata de somar o máximo de canais, ultravelocidade de internet e telefone fixo.

Sobre esse assunto, vale a pena lembrar a última pesquisa do site Melhor Planos, que apontou que os combos saem, em média, 45% mais em conta do que a contratação individual de cada produto.

Além disso, quando a rede é de fibra óptica, o mesmo cabeamento pode ser utilizado para a internet, sem qualquer prejuízo de performance. Ou seja, quando a operadora trabalha com 100% fibra óptica, a instalação do combo é feita mais rapidamente e com baixíssima manutenção.

Qualidade da transmissão e recursos adicionais

Uma TV por assinatura precisa ter qualidade de áudio e imagem de cinema, dando aquele susto na família toda nas cenas de filmes de terror. Precisa ter, também, a possibilidade de gravar programas preferidos ou de assistir de novo àquele documentário que acabou de terminar (retorno dos programas em até 48 horas).

Isso, sem falar na interação com o sistema, que deve ser feita por meio de um controle remoto de fácil entendimento, pequeno, tecnológico e intuitivo.

Entendeu por que escolher a operadora ideal vai além de optar entre TV por assinatura via fibra óptica ou satélite?

Quantidade de pontos na casa

A não ser que você seja solteiro, não adianta ter uma TV incrível na sala, mas seu filho ficar no quarto apenas com canais abertos ou colocar seu pacote de canais no quarto de casal e não ter o que ver na sala com a família.

Veja que é preciso ter diversão, mas ela deve estar em vários cômodos ao mesmo tempo. O ponto adicional grátis, portanto, é fundamental para garantir entretenimento total dentro da casa!

Pacote de canais

Uma operadora de TV por assinatura também deve ter pacotes com quantidades diferentes de canais, mas que sempre incluam opções para todos os membros da família.

Seja no pacote básico, intermediário ou avançado, é necessário ter alternativas de desenhos animados, séries e esportes, ainda que em escalas diferentes. Ser democrático também é uma característica dos melhores fornecedores.

A Valenet é referência nacional no mercado e oferece o plano ideal para sua casa! Aliás, agora que você descobriu a melhor tecnologia entre TV por assinatura via fibra óptica ou satélite, bem como o que observar na montagem de seu pacote, ligue grátis 106 38 e assine já seu combo Valenet!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados