Combo de TV, internet e telefone: como montar o ideal para sua família?

8 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Muita gente está aproveitando o momento para repensar suas contas de casa, reduzindo custos. Ao mesmo tempo, com o aumento maciço da demanda por trabalho remoto, tornou-se preciso melhorar a internet, para ter mais velocidade na atuação a distância. Mas como conciliar as duas coisas? A resposta pode estar em um combo de TV e internet.

Quando as famílias começam a pesquisar, é difícil não chegar aos combos de internet, TV e telefone, muito mais baratos e repletos de bonificações, como conexão em dobro, canais de cortesia e ligações gratuitas entre telefones da mesma operadora.

Para você ter uma ideia do quanto compensa montar planos conjuntos, um levantamento do site “Melhor Plano” revelou que os combos de internet, TV e telefone são até 45% mais em conta.

Mas a questão é: de que maneira montar esse pacote para ter o máximo de vantagens, como internet 100% fibra óptica, ultravelocidade, mais canais para os filhos e, é claro, preço mais baixo na fatura mensal? Hoje, vamos ensinar a fazer isso de acordo com as características da sua família!

O que considerar ao montar seu combo de TV e internet?

Levar em conta apenas o número de pessoas que moram na casa não é suficiente para escolher o combo ideal, já que é preciso analisar os hábitos de cada integrante. Você deve responder, inicialmente:

  • Quantas pessoas residem na casa?
  • Quais as atividades usualmente realizadas na internet por cada uma delas?
  • Qual o consumo de dados para cada tipo de atividade na web?
  • Qual a velocidade de download e upload oferecida pelos combos de TV e internet?
  • Quais os conteúdos de TV favoritos para cada membro da família?

Vamos começar subdividindo essas questões em internet, TV e telefone.

Como escolher meu plano de internet?

A escolha do seu plano de internet deve passar pela análise de alguns fatores, os quais impactam a formação do combo de TV e internet ideal para sua família. Vamos a eles.

Velocidade de download e upload

Velocidade de download é que a você costuma ver divulgada no site dos provedores. Ela se refere à rapidez com que os dados chegarão ao seu dispositivo e é medida por bits por segundo, variando entre 250 Kbps a 300 MB (Mbps – megabits por segundo).

Já a velocidade de upload está ligada à velocidade com que os dados saem do seu computador a determinado destinatário (varia entre 200 Kbps e 150 Mbps). Para quem é usuário pessoa física, a velocidade de download é a mais importante. Por isso mesmo, é a anunciada nos pacotes das empresas de telecom.

Se você tem uma internet de 30 MB, por exemplo, a taxa de transmissão no download é de 30 megabits/segundo. Se você tem essa velocidade e está mergulhado em um jogo que consome 70 megabits/segundos, ocorrerão travamentos ou a sensação de internet lenta

Isso, porque sua largura de banda é menor do que o tráfego em determinado momento. Quanto maior sua largura de banda, maior sua velocidade.

Consumo de dados (simultâneo) por atividade

Quem mora sozinho e quase não assiste a filmes provavelmente ficará satisfeito com uma internet de 35 MB. Já quem tem uma família com filho(s) — com picos do dia em que a esposa está em uma videoconferência, o marido está imerso em ferramentas gráficas on-line e as crianças estão assistindo a suas séries preferidas na Netflix — pode precisar pensar em combos entre 100 MB e 120 MB.

Uma música no Spotify é reproduzida com qualidade de áudio que exige entre 160 Kbps e 320 Kbps. Parece pouco, mas pense na pressão sobre sua internet se esse uso for simultâneo com streamings de filmes, reuniões virtuais e até jogos em 3D. É por isso que a escolha do seu combo de TV e internet deve começar com esta última.

plano de internetPowered by Rock Convert

A título de curiosidade, a velocidade recomendada pela própria Netflix para assistir seus conteúdos em boa qualidade é de um mínimo de 1,5 Mbps. Embora o nível de resolução da imagem mude muito o consumo de uma internet com ultravelocidade, vídeos em SD exigem bem menos largura de banda (3 Mbps) do que os transmitidos em HD (5 Mbps) e Ultra HD (25 Mbps), por exemplo.

Já a alta tecnologia gráfica dos jogos atuais demanda não somente boa velocidade de download, como ótima velocidade de upload. Lembra que falamos que este último trata do envio de dados?

Quando você joga, recebe e remete dados para o provedor de serviços. É por isso que uma partida de 20 minutos de Battlefield 3 recebe 9,33 MB (download) de dados e envia 4,92 MB (upload) de informações. Já as aventuras secretas do The Division (jogo de investigação e confronto com criminosos em uma Nova York distópica) chegam a consumir 100 MB em apenas 1 hora. Entre todas as atividades, os jogos são as que consomem a maior largura de banda, exigindo internet muito rápida. 

Franquia de internet

A franquia de internet é uma limitação no volume de dados que você pode receber e enviar no mês de acordo com o plano contratado.

Na internet móvel, todas as operadoras impõem algum tipo de franquia, que, quando ultrapassada, resulta na redução automática da velocidade de conexão. Já na banda larga (internet fixa), atualmente, não há qualquer tipo de restrição, seja na internet entregue por cabo ou fibra óptica.

Entretanto, é preciso ficar atento a essa variável na hora de montar seu combo de TV e internet, já que alguns provedores fornecem rede móvel por modem (o que é muito diferente de internet fixa), resultando na redução da velocidade ou, até mesmo, no corte da internet após alcance de determinado volume de uso.

Perfil dos usuários

Por fim, para além do tipo de atividade consumida, do número de habitantes e dos pacotes oferecidos pelas operadoras, é preciso saber qual o nível de uso de cada membro da família:

  • soft user: aquele que, em geral, usa a internet apenas para checar e-mails, ver o que está acontecendo no Facebook e assistir a alguns vídeos no Youtube (compute entre 1 MB e 5 MB por usuário);
  • medium user: faz todas as atividades acima, mas também baixa filmes, assiste a séries na Netflix e usa serviços em nuvem, tudo de forma moderada (compute entre 5 MB e 10 MB por usuário);
  • heavy user: passa muitas horas do dia em serviços de streaming, baixando filmes e em jogos de alta qualidade gráfica (compute entre 10 MB e 15 MB por usuário, podendo chegar a 50 MB).

Esse cenário não considera aqueles que trabalham remotamente. Quem atua em reuniões virtuais, videoconferências ou teleaudiências precisa de ultravelocidade, não cabendo pensar em internet lenta, vídeos entrecortados ou frases picotadas naquela call importantíssima da empresa. Nesse caso, você pode precisar de um combo de TV e internet acima de 100 MB, inclusive por segurança.

Como escolher meu plano de TV por assinatura e telefonia fixa?

O fator mais importante na escolha do combo ideal de internet banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura é a velocidade da internet. Mas, uma vez superada essa questão, é hora de pensar em seus canais de TV e telefone.

Sua TV por assinatura deve, preferencialmente, trazer qualidade 100% fibra óptica (transmissão de sinal moderna, que não está sujeita a instabilidades por chuvas ou ventos), com opções em HD e possibilidade de gravar seus programas prediletos.

Caso tenha filhos, dê preferência a pacotes que incluam ponto adicional gratuito, o que, anualmente, traz uma economia bastante interessante. Assim como acontece com a internet rápida, no combo, o custo por canal dos planos de TV sai bem menor, além da facilidade de ter tudo em uma única fatura.

Em resumo, não importa se você está em Belo Horizonte, Itabira ou Ouro Preto: o combo de TV e internet é uma oportunidade valiosa de ter mais internet, mais canais e ligações gratuitas pagando muito menos por serviço.

E se você optar por uma operadora com 100% fibra óptica, atendimento personalizado e combos flexíveis, a diversão está garantida para a família!

Quer montar agora seu combo de TV e internet (além do telefone)? Então, acesse o site da Valenet e dê mais segurança ao seu trabalho e mais diversão à sua família por um custo menor do que o que você paga hoje!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados