fbpx

Notícias da Semana – 27/01 a 31/01

6 minutos para ler

2

Notícias da Semana – 27/01 a 31/01

O Blog da Valenet te conecta com as principais notícias da semana no mundo dos negócios. Veja o que foi assunto nas maiores editorias de economia e tecnologia do país, entre 27 e 31 de janeiro. 

Sumário Internet B2B: Saiba Como Aplicá-la na Sua Empresa?

Sumário

Expectativa de inflação do mercado para 2025 tem salto e atinge 5,5%

Os economistas do mercado financeiro elevaram fortemente a expectativa de inflação para esse ano e aumentaram a previsão para 2026. As projeções são fruto de uma pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras na última semana e foram divulgadas na última segunda (27). 

Para 2025, a estimativa de inflação subiu de 5,08% para 5,50% no décimo quinto aumento seguido. Com isso, a inflação segue acima do teto da meta. Para o ano que vem, a expectativa subiu de 4,10% para 4,22%. 

Para o crescimento do PIB em 2025, a projeção do mercado subiu de 2,04% para 2,06%. O aumento aconteceu após o IBGE divulgar o PIB do terceiro trimestre, que registrou uma expansão de 0,9%, ficando acima do mercado financeiro. Para o ano que vem, a previsão de alta do PIB do mercado financeiro recuou de 1,77% para 1,72%. 

Fonte: G1  

Plataforma de Inteligência Artificial chinesa ultrapassa ChatGPT como app mais baixado

O DeepSeek é um modelo chinês de Inteligência Artificial (IA) lançado em janeiro, por uma startup com sede em Hangzhou. O chatbot superou, nessa semana, concorrentes como o ChatGPT da OpenAI, tornando-se o app gratuito mais baixado nos Estados Unidos e China

Com a ascensão da plataforma chinesa, as ações da fabricante de chips de Nvidia (terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos) despencaram 16%, o que significa US$ 500 bilhões de seu valor de mercado. 

Outras big techs também registraram quedas: a Microsoft recuou 3,7%, e a Alphabet, dona do Google, mais de 3%. Além disso, o índice de tecnologia Nasdaq registrou uma perda de cerca de 1 trilhão de dólares. 

Assim como o ChatGPT, o DeepSeek é uma IA generativa de código aberto, baseada no modelo LLM. De acordo com especialistas, ele supera o modelo GPT-4o1 em quesitos importantes, como codificação e progressões lógicas, e utiliza apenas uma fração do custo de operação e dos recursos computacionais do concorrente. 

Fonte: BBC

Nova parceria entre Elon Musk e Visa promete transformar o X em um superapp com pagamentos instantâneos 

Recentemente, Elon Musk anunciou uma parceria com a Visa para lançar o X Money Account, um serviço que permite transferências de dinheiro entre usuários de forma rápida e prática. A novidade estará disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos e marca o primeiro passo para transformar o ex-Twitter em um “superapp”, que irá oferecer serviços além da produção de conteúdo e de relacionamento social. 

Com o suporte da Visa, o X pode operar usando a estrutura já existente da empresa, sem depender de aprovações governamentais mais prolongadas. Em outras palavras, essa parceria facilita a implementação do serviço e acelera os planos do cofundador do PayPal de integrar pagamentos e outros recursos digitais à plataforma.  

Por fim, graças a essa parceria, o X terá uma receita mais diversificada, que hoje depende de anúncios e de assinaturas na plataforma. 

Fonte: Exame

Copom sobe a taxa de juros para 13,25% e mantém a série de altas

O Banco Central elevou em um ponto percentual a taxa básica de juros da economia, aumentando a Selic de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão foi unânime, e com ela, a série de altas da taxa de juros se mantém na primeira reunião do Copom chefiada por Gabriel Galípo, novo presidente do Banco Central.

Essa elevação da Selic já era esperada por grande parte do mercado financeiro desde dezembro do ano passado, quando o próprio Banco Central já havia dado um indicativo desse aumento.  

Com a inflação crescendo no Brasil, o Copom prevê que na próxima reunião haja uma nova alta na Selic. A projeção é que novos aumentos aconteçam nos próximos meses, com a taxa superando 15%, o maior nível em quase 20 anos. 

Fonte: G1

Taxa média de desemprego cai para 6,6% em 2024 e atinge menor patamar histórico

O Brasil registrou, em 2024 o menor índice de desemprego desde que o índice começou a ser calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012.

Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados nesta sexta-feira (31), o percentual médio de desemprego no ano foi de 6,6%, o que representa um total de 7,4 milhões de pessoas. No último trimestre de 2024, a taxa foi ainda menor: 6,2%.

Em comparação com o ano de 2023, quando o número de pessoas desempregadas no país era de 8,5 milhões, o índice apresentou uma redução de 13,2%

O país também bateu o recorde histórico de pessoas ocupadas em 2024: mais de 103,3 milhões, na média anual. Esse grupo representa 58,6% de toda a população brasileira de 14 anos ou mais. 

Fonte: G1

O Blog da Valenet te conecta com o mundo dos negócios

Se você quer ficar sempre por dentro do que acontece no mundo dos negócios e não perde nenhuma novidade ou serviço de tecnologia que pode te ajudar a alcançar resultados ainda melhores na sua empresa, o Blog da Valenet tem conteúdos perfeitos para você.

Clique no botão abaixo para ler mais sobre soluções de telecomunicação empresariais, notícias do mundo corporativo, tecnologias revolucionárias e outros assuntos!

fgg

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)