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O que é outsourcing em TI e como ele pode ajudar na produtividade da sua empresa

4 minutos para ler

Para uma empresa se manter competitiva no mercado, o primeiro passo é a transformação digital. Porém, isso requer uma estrutura e pessoal especializados, o que acaba tornando o processo caro e lento. Diante desse cenário, terceirizar o serviço pode ser a solução para a sua empresa. Por isso, explicaremos nesse post o que é outsourcing em TI.

Entenda o que é Outsourcing em TI

De acordo com o glossário da Gartner, o termo se refere ao “ uso de prestadores de serviços externos à empresa para entregar TI de qualidade”. Outsourcing em TI é basicamente uma terceirização dos serviços para uma empresa especializada. A  estruturação, contratação e qualquer resolução de problemas é responsabilidade de um fornecedor qualificado.

Vários serviços que nos deparamos no dia a dia são feitos por meio de outsourcing. Os Call Center, muitas vezes situados em cidades diferentes das quais a empresa atende, ou até mesmo países distantes, mostram a praticidade para a empresa. Enquanto a tecnologia de Cloud Computing que vemos nos serviços de armazenamento e streaming da internet, como o DropBox, Google Drive e Spotify, mostram a capacidade dessa tecnologia de conseguir entregar soluções eficientes e baratas.

Atualmente, o papel da TI deixou de ser focado apenas na manutenção e suporte. A área carrega a responsabilidade de gerar inovação e insights. Isso acontece  por conta da quantidade de dados que ela pode gerar, e outros benefícios que você confere abaixo:

Os benefícios de contratar uma empresa especializada em TI

Segurança de dados

A segurança das informações não pode ser deixada de lado. Proteger os dados da sua organização e, principalmente, dos seus clientes, é o mínimo que se espera de uma empresa.

Uma empresa especializada em TI está preparada para proteger os seus dados. Contando com uma infraestrutura física de ponta, com câmeras, sistemas de identificação e seguranças, o local é mais que seguro para armazenar os seus dados. Mas não se restringe ao físico, a proteção contra hackers e invasões, conta com softwares e firewalls avançados.

Foco no negócio e na inovação

Ao contar com um parceiro na área de tecnologia da informação, você pode focar nos negócios da sua empresa e nas atividades que são prioridade para continuar inovando.

Contando com uma análise de dados que pode te revelar informações úteis, a sua empresa pode melhorar processos, reduzir falhas e direcionar os esforços para implementar as principais tendências do mercado, construindo um produto com cada vez mais valor aos olhos do seu cliente.

Automação de processos

Umas das principais vantagens do serviço de Outsourcing é poder automatizar processos. Ao fazer isso não só sua empresa ganha mais tempo e produtividade, os seus clientes também.

Por meio de machine learning e softwares de automação, é possível automatizar algumas atividades corriqueiras da sua empresa e programar algumas tarefas chatas e repetitivas que aparecem no dia-a-dia.

Ter acesso as tecnologias mais avançadas do mercado

Quanto custa entender e antecipar o seu cliente e se tornar líder de mercado?

A resposta para essa pergunta pode estar no custo de um software, de uma ferramenta, de uma nova tecnologia ou na junção de todos esses fatores. Mas, mesmo sem fazer a conta, sabemos que custa caro.

Por isso, um serviço de outsourcing em TI pode prover sua empresa das ferramentas que você precisa para ser líder do seu mercado. Ele oferece o seu concorrente não tem, e, claro, sem pagar um absurdo por isso.

Economia de custos e espaço

A redução de custos é um dos principais caminhos para aumentar a margem de lucro. Além disso, é crucial para se  manter competitivo no mercado.

Nesse sentido, o outsourcing em TI é um grande aliado. Como não há necessidade de investir na aquisição, contratação e manutenção de um departamento inteiro de TI, existe uma grande economia de custos e de espaço.

Dessa forma, o espaço destinado às máquinas e equipamentos pode ser aproveitado em um outro setor. Pode-se criar um espaço de reuniões ou diversos outros usos.

Assistência especializada

É possível evitar problemas e se planejar para eventualidades, mas sempre pode acontecer algum imprevisto.

Por isso, é necessário contar com um suporte especializado e disponível a todo o tempo. Assim as falhas podem ser resolvidas antes de virarem maiores problemas.

Agora que você já sabe os principais benefícios e o que é Outsourcing em TI, saiba mais sobre um dos seus principais tipos de serviço para empresas e como encontrar o mais adequado para a sua empresa.

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