fbpx

Padre Eustáquio em BH: quem é o padre que dá nome ao bairro da cidade

7 minutos para ler

2

Padre Eustáquio em BH: quem foi o padre que inspirou o nome do bairro de Belo Horizonte?

A chegada do Padre Eustáquio em BH, no início da década de 40, impactou profundamente a história da cidade, principalmente da região onde o religioso se instalou. Mas quem foi esse famoso padre, que hoje dá nome a um dos bairros centrais de Belo Horizonte? Siga a leitura e descubra mais detalhes sobre a biografia do Padre Eustáquio

Sumário

.

Padre Eustáquio: Biografia

Com o nome de batismo Humberto van Lieshout, o Padre Eustáquio nasceu na Holanda, no ano de 1890. Foi apenas com sua vinda para o Brasil, em 1925, que passou a ser reconhecido como Padre Eustáquio.

Antes de ser enviado para a América do Sul como missionário da Igreja, o padre estudou filosofia, teologia e foi ordenado sacerdote. Chegou a viver por um ano na Espanha, para aprender o idioma espanhol e facilitar a comunicação durante sua missão religiosa. 

Logo depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Padre Eustáquio seguiu para o povoado de Água Suja, em Minas Gerais. O pároco por passou por diversas igrejas da região do triângulo mineiro, prestando suporte e atendimento para a comunidade local. Foi nessa época que ele começou a ficar conhecido, por conta de suas bênçãos, que os fiéis acreditavam ter o poder da cura. 

padre eustáquio
Padre Eustáquio na década de 20, quando tinha aproximadamente 30 anos

Após 10 anos em Minas Gerais, o padre foi enviado para a cidade de Poá, em São Paulo, onde seus feitos começaram a repercutir nacionalmente. Padre Eustáquio sempre carregava um exemplar do Manual da Medicina no Campo, obra dedicada à medicina natural e aos primeiros socorros.

Muito ligado à importância da saúde, o sacerdote falava, em suas pregações, sobre a disposição de Deus para curar as pessoas. Assim, conquistou muitos fiéis que, na falta de médicos ou farmacêuticos, procuravam pelo Padre Eustáquio.

Em 7 de abril de 1942, Padre Eustáquio chega em BH com muita discrição, já que, naquela altura, sua fama de taumaturgo (uma espécie de curandeiro, com poderes milagrosos) havia se espalhado por todo o país. O padre instalou-se, provisoriamente, na recém-criada Paróquia de São Domingos. 

No ano seguinte, em maio de 1943, o religioso abençoou a pedra fundamental para a construção do Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, hoje conhecido como Igreja do Padre Eustáquio. O pároco nunca chegou a ver o templo finalizado. Ele morreu em agosto do mesmo ano, vítima de febre maculosa.  

Em 2006, Padre Eustáquio foi beatificado, em solenidade realizada no Mineirão, em BH. O padre recebeu o título após reconhecimento de um milagre: a cura de um câncer. A recuperação do padre Gonçalo, de Belo Horizonte, comprovada cientificamente, teria sido alcançada por intercessão de Padre Eustáquio.

Igreja Padre Eustáquio: O Santuário Saúde e Paz

Construída em 1943, a Igreja Padre Eustáquio em BH na verdade foi batizada como Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz. Ela ganhou esse nome em homenagem à frase que o pároco mais repetia e desejava para os seus fiéis: “saúde e paz”. 

O terreno para a construção do santuário foi doado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. JK considerava-se pessoalmente agraciado pelas bênçãos de Padre Eustáquio, por duas vezes: a primeira quando sua esposa, Sarah Kubitschek, conseguiu engravidar após uma oração do religioso, e a segunda depois de se curar de uma grave infecção da garganta. 

A Igreja Padre Eustáquio fica na Rua Padre Eustáquio, número 2405, em frente a praça que também recebe o nome do beato. 

Santuário saúde e paz
Fachada do Santuário Saúde e Paz, a Igreja Padre Eustáquio

As missas na Igreja Padre Eustáquio são realizadas todos os dias da semana. Os horários estão sujeitos a alterações, mas costumam ser organizados da seguinte forma: 

  • Segunda-feira: 19h 
  • Terça a Sexta: 7h, 12h (exceto feriados) e 19h 
  • Sábado: 17h 
  • Domingo: 7h, 8h30, 10h, 17h e 19h 

Além disso, celebrações especiais costumam ocorrer às 15h: tanto na primeira sexta-feira do mês quanto no dia 30 de cada mês, quando ele não cai em um domingo.

Memorial e Museu Padre Eustáquio em BH

Anexo ao Santuário Saúde e Paz, o Memorial do Padre Eustáquio é um local de oração, recolhimento e veneração. Sua construção, iniciada em 2006, durou um ano e meio e contou com a contribuição de toda a comunidade. Hoje, o local abriga o túmulo de Padre Eustáquio, e conta com vitrais coloridos que narram a trajetória do pároco e uma paisagem repleta de plantas e áreas verdes.  

Memorial padre eustáquio
O Memorial Padre Eustáquio fica anexo ao Santuário Saúde e Paz

Além do Memorial, um museu em homenagem ao Padre Eustáquio foi inaugurado em BH, em agosto de 2023. O espaço fica no centro cultural anexo à igreja principal. Além da linha do tempo, que conta a história do beato holandês, o museu exibe objetos que pertenceram a ele, como roupas, crucifixos e um livro de orações.  

As visitas ao Museu Padre Eustáquio em BH devem ser agendadas na secretaria paroquial.

História do bairro Padre Eustáquio

A história do bairro Padre Eustáquio, em BH, está intimamente ligada com a trajetória do beato holandês. Mesmo tendo vivido no local por apenas 15 meses, sua passagem pela região foi suficiente para impactar profundamente a vida de todos os moradores do bairro. 

Tanto que, em abril de 1951, menos de uma década após o falecimento do religioso, o então prefeito de BH, Américo Renê Giannetti, sancionou a lei que alterava o nome da Vila Bela Vista, fundada por operários, para Vila Padre Eustáquio. À época, o local era bem afastado do Centro de BH.  

O desenvolvimento da área começou com a chegada dos bondes, a abertura da Pedro II e da avenida Tereza Cristina. Atualmente, o bairro Padre Eustáquio em Belo Horizonte é residência de aproximadamente 30 mil habitantes (IBGE 2010).

Bairro padre eustáquio
O Padre Eustáquio, em BH, é um dos mais centrais da capital mineira

A Valenet tem a melhor internet do Padre Eustáquio

Os moradores do Padre Eustáquio, em BH, têm a fama de serem muito acolhedores e receptivos, sempre próximos um dos outros. Para ajudar a manter a população do bairro ainda mais conectada, a Valenet disponibiliza a melhor banda larga do estado na região!

Com serviços de fibra óptica de ponta a ponta, a provedora oferece cobertura de internet no Padre Eustáquio com uma conexão rápida e de qualidade. A Valenet também oferece planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções para empresas.   

Acesse o site e contrate agora melhor internet do Padre Eustáquio, a Valenet! 

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)