Ponto fixo de internet e wi-fi: qual a melhor solução?

4 minutos para ler

Cada pessoa tem uma necessidade quando o assunto é internet. Para todas, duas opções de conexão: cabeada ou wi-fi. Ambas apresentam vantagens e desvantagens dependendo do seu uso. Para quem gosta de mobilidade e dispositivos móveis a rede sem fio é uma opção. Mas, se o seu uso requer estabilidade, o ideal seria um ponto fixo de internet.

Nesse artigo, vamos abordar um pouco dessas soluções e como elas podem facilitar o seu uso cotidiano. Seja em casa ou no trabalho, a escolha da rede certa é primordial para uma boa experiência online. Confira!

Vantagens e desvantagens da rede wi-fi:

A rede wi-fi revolucionou a forma como lidamos tanto com a internet quanto com os dispositivos. Sem fios, ela facilita a mobilidade, permitindo o uso em smartphones, tablets e outras ferramentas. Apesar de mais suscetível às interferências externas, se bem configurada, atende perfeitamente àqueles que precisam de mobilidade e integração de diversos dispositivos móveis.

No entanto, é preciso salientar que, mesmo com todos os avanços da tecnologia wi-fi, os problemas das interferências precisam ser analisados com cuidado. Móveis, eletroeletrônicos, paredes, portas e a distância do roteador podem comprometer a velocidade e, inclusive, o acesso. Então, se você necessita de uma conexão muito estável e muito potente, é preciso avaliar se o wi-fi é a melhor opção para você.

Além disso, os dispositivos móveis podem apresentar desempenhos diferentes em relação ao wi-fi. Os mais atuais conseguem um alcance maior e uma velocidade superior aos mais antigos. Por isso é importante se manter atualizado para usufruir da sua conexão com mais qualidade e eficiência.

Vantagens e desvantagens do ponto fixo de internet:

A rede cabeada, por vez, é indicada para aqueles que necessitam da estabilidade. Para jogar sem interrupções, assistir filmes e séries com alta qualidade ou transferir arquivos muito grandes, ela pode ser uma excelente opção, pois não sofre com interferências de ações externas. Além disso, sua velocidade pode ser muito superior em relação às redes sem fio.

No entanto, o ponto fixo de internet demanda uma estrutura de fiação um pouco maior, além de não permitir a locomoção, pois fica diretamente ligada ao roteador. Outro fator negativo, é a incompatibilidade com dispositivos móveis. Mesmo com uma conexão por cabo, a rede wi-fi se faz importante para acesso por celulares e tablets.

Qual a viabilidade de um ponto fixo de internet?

Há certas situações em que uma rede estável faz diferença e, nesses momentos, um ponto fixo de internet é a solução ideal. Uma Smart TV, por exemplo, pode ser mais ágil com uma conexão direta por cabo, além de manter a conexão estável para carregar filmes e séries em alta qualidade.

Com o ponto fixo cabeado a velocidade da sua internet se mantém. Mesmo distante do ponto principal, ela chega inteiramente ao dispositivo receptor, tornando a conexão mais fluída. Para quem é apaixonado por jogar online, por exemplo, um computador com um ponto de acesso fixo é um passo à frente dos adversários.

E qual é a melhor solução?

Não dá para dizer! Nos dias de hoje, em que estar conectado é quase uma regra, as duas opções se completam. Alguns dispositivos, usos e funções vão demandar as características de um ponto fixo de internet, outras vão demandar a mobilidade de uma rede wi-fi.

O ideal é saber analisar com inteligência o tipo de uso que será feito antes de decidir pela rede que irá montar, principalmente se for no âmbito corporativo. Escolher bem pode significar melhores resultado de uma empresa ou um dia a dia mais confortável para uma família. Na dúvida, ligue 106 38 e converse com nossos atendentes sobre as suas necessidades e eles irão lhe auxiliar nessa decisão.

Saiba mais:
Acesse nosso site
Facebook
Instagram
LinkedIn


Posts relacionados