fbpx

9 dicas para melhorar o seu sinal de Wi-Fi

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

O acesso à internet em casa já virou uma necessidade para muitas pessoas. Para além da simples conexão cabeada, ter uma rede sem fio é fundamental, já que a maioria dos acessos à internet são realizados por meio de smartphones ou notebooks. De tão imprescindível à rotina, é até estranho que poucas pessoas saibam como melhorar o sinal do Wi-Fi.

Além da maior praticidade de conexão, a rede wireless também facilita o uso em outros espaços da casa e por mais pessoas ao mesmo tempo. Assim, as vantagens de ter wi-fi em casa são muitas e os fios já são coisas do passado. Em um levantamento da iPass, o Brasil ficou em 8º lugar em número de hotspots de wi-fi, o que nos coloca entre os países mais conectados do mundo.

O problema é que nem sempre a internet funciona como gostaríamos, muitas vezes, os usuários não sabe como utilizar o máximo do potencial de um roteador. Pensando nas dificuldades com o sinal Wi-Fi, separamos algumas dicas valiosas para que você possa aproveitar melhor sua internet! Confira!

Como funciona o wi-fi?

Para saber como melhorar a sua conexão, é importante que você entenda o que é o wi-fi. A rede sem fio funciona pela transmissão de sinais por ondas de rádio (que são eletromagnéticas), a mesma que faz sua TV e seu celular funcionarem.

Nesse processo, adaptadores e roteadores fazem o trabalho de captar as ondas que são disseminadas no espaço e traduzi-las na forma de zeros e uns (a linguagem que um computador é capaz de compreender), antes de decodificar tudo isso em textos, imagens ou vídeos. Agora, é hora de saber como aumentar a velocidade dessa captação. Veja a seguir!

Quais são as melhores estratégias para melhorar o seu sinal?

Existem muitas formas de potencializar o seu wi-fi. Confira alguns deles!

1. Busque a melhor localização

O primeiro passo é mudar o posicionamento do roteador, já que esse é um dos fatores mais importantes na qualidade do Wi-Fi. O ideal é colocá-lo em um ponto alto da casa, livre de móveis e objetos, para que o sinal seja transmitido sem obstáculos. Além disso, outra ideia interessante é analisar em quais cômodos a rede é mais utilizada, colocando o roteador em um deles ou em um ambiente centralizado.

2. Mantenha o roteador sempre atualizado

As tecnologias, de forma geral, estão sempre evoluindo e com o wi-fi não é diferente. Por isso, é importante manter seu aparelho atualizado. Assim, além de mais velocidade, você também garante a segurança para seus dados.

3. Dificulte a vida dos ladrões de sinal

Um dos piores inimigos da velocidade da internet são os ladrões de sinal. Portanto, é muito importante trocar sempre a senha da rede e usar padrões mais complexos, misturando letras, caracteres especiais e números.

Além disso, certifique-se de que o padrão de segurança do seu roteador está configurado com WPA2, opção mais segura. Prefira também usar nomes de rede que não identifiquem de que casa é aquele sinal.

4. Evite aplicativos que roubam banda

Outros vilões de velocidade que podem atrapalhar o sinal do wi-fi são os aplicativos de download e streaming, como programas de torrent, serviços de filmes e vídeos, assim como jogos on-line.

plano de internetPowered by Rock Convert

Por isso, principalmente caso sua internet seja compartilhada com mais pessoas, garanta que ninguém esteja consumindo uma parte grande da banda e prejudicando o sinal dos outros usuários.

5. Sempre reinicie seu roteador

Outra dica que sempre vale a pena relembrar é a de reiniciar o roteador. Boa parte dos problemas de conexão pode ser resolvida dessa maneira, e é muito importante reiniciar o aparelho de tempos em tempos para evitar superaquecimento.

6. Tenha atenção aos canais/frequências de transmissão

Em relação à propagação das ondas de rádio no sinal wi-fi, a maioria dos roteadores mais novos oferece compatibilidade com duas frequências de transmissão de dados: 2,4 GHz e 5 GHz (dual band).

Enquanto a banda de 2,4 GHz entrega alcance maior com sinal mais lento, a de 5 GHz traz sinal mais rápido, mas sem chegar a grandes distâncias (essa frequência disponibiliza também muito mais canais). Outro ponto importante é que diversos aparelhos eletrônicos — como miro-ondas e telefones sem fio — usam a mesma frequência de 2,4 GHz.

Então, para melhorar o sinal do wi-fi, afaste aparelhos eletrônicos do roteador, isso vai ajudar a diminuir o congestionamento sempre que você estiver usando a frequência de 2,4 GHz (o equipamento faz a escolha da banda automaticamente).

A aproximação dos seus gadgets (smartphones ou notebooks), por sua vez, ajuda a garantir a velocidade contratada quando o roteador utiliza a frequência de 5 GHz (que faz a transmissão de dados em velocidade maior, mas com menos extensão).

7. Aumente a intensidade do sinal

Que tal aumentar a intensidade do sinal? Para isso, você pode trocar a antena do seu roteador por uma mais potente (ou, ao menos, limpar e reposicionar a antena). Se isso não resolver seu problema, ainda há solução.

Outra forma muito útil de resolver falhas de sinal é trocar o roteador antigo por um novo, ou ainda, reposicionar o equipamento, ampliando o alcance da sua rede.

8. Utilize um roteador MESH

Por fim, você pode ir além e utilizar a mais potente solução para melhorar o sinal do wi-fi: fixar um roteador MESH. Os roteadores MESH são aparelhos que criam uma conexão própria com a internet, procurando sempre o melhor sinal.

Especialmente em casas muito amplas e com muitos pavimentos, essa é uma opção muito interessante para fazer com que o wi-fi chegue até locais como terraço ou área de churrasco, por exemplo.

Além disso, várias empresas do ramo de tecnologia estão desenvolvendo novas soluções para melhorar a conexão dos usuários. Entretanto, se mesmo assim sua rede continuar apresentando problemas, o ideal é buscar ajuda contatando seu provedor de internet.

Agora que você já conhece várias formas de melhorar o sinal do wi-fi, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Assim, você ajuda seus amigos a navegarem em alta velocidade também!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados