A portabilidade numérica de telefonia móvel já é bem conhecida e bastante praticada. Porém, você sabia que a telefonia fixa também conta com esse recurso? A portabilidade de telefone fixo já é possível há mais de uma década no Brasil. Desde 2008, qualquer cliente que deseje trocar sua operadora, mas manter o seu número, pode fazer isso sem dificuldades.
Sendo assim, há diversas situações em que essa solução é uma alternativa interessante. Por exemplo, se você precisa mudar o endereço de sua residência ou empresa, consegue levar o seu número junto. Nesse caso, ele pode ser mantido tanto com a mesma operadora quanto com uma operadora diferente.
Além disso, se você quer aproveitar as vantagens ou os preços de outra operadora, também consegue realizar a portabilidade. Na maioria das vezes, empresas de telefonia de abrangência local oferecem serviços e condições mais atrativas e com qualidade.
Por isso, neste artigo, separamos para você as principais informações a respeito da portabilidade numérica de telefone fixo. Continue a leitura para saber como fazer a solicitação para número de telefone e internet, quais vantagens você pode obter e por que vale a pena migrar para uma operadora regional. Confira!
Como solicitar a portabilidade de telefone fixo?
O procedimento para solicitar a portabilidade é bastante simples e não costuma demorar mais do que alguns minutos. Por isso, se você está pensando em usufruir desse serviço, basta seguir o passo a passo que elaboramos para ajudar:
- escolha a sua nova operadora e qual o plano mais se adéqua às suas necessidades;
- entre em contato com a nova operadora (receptora) em algum de seus canais de atendimento ao cliente;
- informe que deseja realizar a portabilidade;
- forneça os dados solicitados durante o atendimento:
- nome do titular, RG e CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica);
- endereço completo;
- número do telefone fixo que será mantido na portabilidade;
- operadora atual.
Após esses passos, todos os demais procedimentos necessários serão realizados por sua nova operadora. Dessa maneira, você não precisa se preocupar em ter que entrar em contato com a prestadora antiga e cancelar a linha ou passar qualquer outra informação.
De acordo com a Anatel, o processo de migração pode ser concluído em até três dias úteis, mas habitualmente ocorre antes desse prazo. Entretanto, caso a data seja extrapolada, você tem o direito de suspender o pedido de portabilidade ou registrar uma reclamação junto à agência.
Quais são os custos da portabilidade?
A resolução da Anatel que regulamenta a portabilidade estabelece que a operadora receptora poderá cobrar R$4,00 a cada solicitação. Todavia, esse valor só pode ser aplicado nos casos de mudança de operadora. Assim, portabilidades relacionadas à mudança de endereço ou de modalidade de serviço na mesma operadora não são cobradas.
Contudo, é importante que se faça a verificação de seu contrato antes de realizar a portabilidade para que não tenha surpresas. Muitas vezes, clientes acabam contratando algum pacote promocional de serviços que tem fidelidade, geralmente, de 12 meses. Por essa razão, verifique o acordo firmado e, se for o caso, negocie com a sua operadora antes da migração.
Serviço de Internet também pode ser migrado?
Muitas pessoas temem que a portabilidade seja apenas para o serviço de telefonia. Entretanto, se você tem um pacote de linha de telefone fixo + Internet + TV, por exemplo, poderá mantê-los em sua nova operadora. Se esse é o seu caso, ao solicitar a portabilidade, informe a respeito dos serviços que gostaria de adquirir.
De modo geral, não há vantagens em migrar somente a linha telefônica e manter a banda larga em outra operadora. As prestadoras desse tipo de serviço costumam ofertar pacotes ou combos que apresentam preços atrativos, especialmente, para clientes que estão chegando. Sendo assim, ter telefone e Internet em operadoras diferentes pode custar muito mais caro.
Outra vantagem é a facilidade que se tem ao concentrar os serviços em uma mesma prestadora. Dessa maneira, você terá um mesmo canal de comunicação, aplicativo único ou site para gerenciar a sua conta, e apenas um boleto para pagar.
Quais são as vantagens de migrar para uma operadora regional?
Se, há alguns anos, as grandes operadoras de serviços de telefonia e banda larga podiam representar maior qualidade, hoje, elas lideram as listas de reclamações de consumidores. Por isso, operadoras regionais têm conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional.
A ideia de que uma prestadora regional oferece serviços inferiores às grandes já não condiz com a realidade há muito tempo. Com o avanço das tecnologias e o posicionamento no mercado, contar com uma operadora regional apresenta vantagens. Veja!
Atendimento personalizado e suporte ágil
O atendimento ao cliente de grandes operadoras, geralmente, é prestado por empresas de telemarketing terceirizadas. Por esse motivo, é comum que quem está atendendo a você sequer se encontre em sua região e conhece a sua realidade. Além disso, o atendente não está dentro da empresa de telefonia, o que pode dificultar a resolução de problemas.
Já em uma prestadora de serviços regional, o atendimento consegue ser personalizado e ágil. Como têm uma operação menor, clientes recebem um atendimento menos robotizado e mais próximo. Sendo assim, há a oferta de pacotes e promoções que são significativos e condizentes com a realidade de cada cliente.
Além disso, há muito mais agilidade em:
- atender sem fila de espera;
- identificar instabilidades na rede;
- contatar os setores operacionais da empresa;
- ofertar suporte técnico;
- resolver problemas apresentados por clientes.
Preço competitivo
Um dos maiores entraves para o crescimento de operadoras menores era o valor muito superior ao das grandes. No entanto, com o avanço da tecnologia, as prestadoras de serviços regionais conseguem apresentar preços competitivos e serviços de maior qualidade.
Dessa maneira, os usuários conseguem usufruir de todos os benefícios de organizações menores, mas sem ter que pagar por valores desproporcionais. Afinal, mesmo que, em alguns casos, os preços possam ser um pouco maiores do que o de grandes operadoras, a satisfação final sempre compensa.
Você já conhece a Valenet?
A Valenet é uma empresa que já atua há mais de 20 anos no setor de telecomunicações de Minas Gerais. Atualmente, estamos presentes em mais de 70 localidades mineiras, em diversas regiões do interior do estado e em Belo Horizonte.
Com a Valenet, sua residência ou empresa contará com uma ultravelocidade de Internet 100% fibra óptica, que garante alta estabilidade e cobertura. Ainda mais, oferecemos serviços de telefonia fixa e TV por assinatura que atendem totalmente a sua necessidade.
Por sermos uma operadora regional, conseguimos garantir um atendimento personalizado para cada cliente, ofertando combos e promoções exclusivas. Além disso, nosso atendimento é ágil e competente para a resolução de suas demandas.
Viu como é possível e fácil fazer a portabilidade do telefone fixo, da Internet e até dos pacotes de TV a cabo? Considere a possibilidade de migrar para uma operadora regional e aproveite todas as vantagens dessa mudança.
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