2
Rio Casca: conheça a cidade e viaje por locais que contam a história da região
Rio Casca é uma cidade mineira repleta de paisagens naturais e pessoas acolhedoras. O município é conhecido por sua serenidade e aconchego, e quem se aventura por lá não se arrepende de conhecer as ruas tranquilas e a cordialidade da população rio-casquense.
A cidade é cortada ao meio pelo Rio Casca e possui riquezas culturais que documentam a história da região. Além disso, ser banhada por um rio faz com que a região seja repleta de atividades de ecoturismo e tenha belíssimas paisagens.
Se você ficou curioso para saber mais sobre Rio Casca e se aventurar pelos tesouros culturais e naturais escondidos pela cidade, siga no post. O Blog da Valenet te apresenta Rio Casca e te conta porque vale muito a pena conhecê-la.
Sumário
- História de Rio Casca
- Conheça Rio Casca, Minas Gerais
- Museu e Biblioteca ARCA
- Gulau Artesanato
- Cachoeira Sá Donana
- A Valenet tem a melhor internet de Rio Casca
História de Rio Casca
Em 1826, o aventureiro Francisco Ferreira Maciel Laia foi em busca de terras férteis e adentrou a mata que ficava às margens do Rio Casca, onde se apossou de uma enorme área que hoje fica localizada a Fazenda de Fidelidade. No ano 1836, a fazenda foi vendida a Ângelo Vieira de Souza e no mesmo ano o povoado se iniciou no terreno.
Em 1858, o arraial de Conceição do Casca – como a localidade era chamada – foi elevado à freguesia e recebeu o nome ‘Nossa Senhora da Conceição da Casca’.
O município de Rio Casca foi fundado em 30 de agosto de 1911 e os primeiros habitantes chegaram à região no início do século XIX.
E foi assim que começou a surgir uma cidade banhada pelo Rio Casca, que nasce na Serra das Aranha e forma inúmeras cachoeiras em seu percurso. Graças a presença do rio, a fertilidade das terras era muita, e por isso uma vasta floresta cercava a região, repleta de árvores como jacarandá, peroba, braúna, cedro e jequitibás centenários.
Essa variedade de árvores gerou a extração de madeira, que inicialmente foi a principal atividade econômica da região.
Em 1929, a cidade tinha 3 mil habitantes e era iluminada por luz elétrica. Nessa época, o único acesso ao município acontecia por meio da Estrada de Ferro Leopoldina, fato que mudou apenas em 1950, com o aparecimento das rodovias.
Hoje em dia, a principal atividade econômica de Rio Casca é a suinocultura, mas a cidade também produz feijão, milho e cana, além de avicultura e pequenas indústrias de transformação.
Conheça Rio Casca, Minas Gerais
A cidade tem cerca de 12.789 habitantes (IBGE 2022) e é banhada pelo Rio Casca, que forma cachoeiras em seu percurso e possui bela vegetação que chama a atenção de turistas e estudiosos.
Ao longo do ano, o calendário de eventos da cidade contempla a população rio-casquense com coroações festivas realizadas no mês de maio e com o carnaval, com blocos de rua, barracas, trios elétricos e palcos para shows.
Como mencionado anteriormente, Rio Casca possui atrativos culturais e naturais, dentre os quais se destacam o Museu e Biblioteca Arca, a Cachoeira Sá Donana e o Gulau Artesanato. A seguir você vai conhecer cada um deles.
Museu e Biblioteca ARCA
A Estação Ferroviária de Rio Casca é um bem imóvel tombado pelo Patrimônio Municipal. Fica localizada na Praça Dr. João Camilo e por isso integra o conjunto paisagístico que também é tombado.
É no local que funciona o Museu da Arca – Associação dos Amigos de Rio Casca. A localidade também tem uma biblioteca que realiza empréstimos de livros para a comunidade local.
No museu estão expostos objetos que ajudam a contar a história do município e de como aconteceu o povoamento da região, além de objetos remanescentes da antiga Estrada de Ferro Leopoldina.
Anexo ao Museu da ARCA está o Arquivo Histórico Professora Elva Marcondes, o maior acervo documental histórico da região e que é fonte de pesquisas sobre as cidades da região e do estado.
Gulau Artesanato
Gulau Artesanato é uma loja de artesanato em cobre localizada às margens da Rodovia BR 262. Nos fundos do estabelecimento é possível visitar o processo de fabricação das obras comercializadas na loja e aprender sobre o processo de elaboração do artesanato que utiliza cobre como matéria prima.
Panelas, jarros, utensílios de cozinha e peças decorativas podem ser amplamente encontradas no estabelecimento.
Além disso, o Gulau Artesanato também é um antiquário que assim como a ARCA, é repleto de itens que ajudam a contar a história de Rio Casca e região.
Cachoeira Sá Donana
A Cachoeira Sá Donana é uma pequena queda d’água do Rio Casca localizada na Fazenda Sá Donana. A cachoeira se encontra em processo de tombamento pelo Patrimônio Municipal é muito procurada por banhistas e pescadores da região.
A cachoeira fica às margens da estrada de acesso à Antiga Estação Lindoya e à Fazenda que leva o mesmo nome, local muito procurado para passeios ciclísticos.
A Valenet tem a melhor internet de Rio Casca
A Valenet, a internet dos mineiros, atua por toda Minas Gerais levando os melhores serviços de telecomunicações e conectando pessoas de todo o estado ao mundo digital.
A internet dos mineiros recentemente chegou a Rio Casca e trouxe consigo internet 100% Fibra Óptica, Wi-Fi 6, Wi-Fi Mesh, soluções empresariais e muito mais! Tudo a um preço especial que cabe no seu bolso.
Além disso, adquirindo qualquer plano da internet do mineiros você pode obter Max, Globoplay e Telecine a um preço simbólico, além de ter desconto no Deezer e no Skeelo.
Não perca tempo e venha para a Valenet, a internet dos mineiros.
Foto de Capa: Portal Minas Gerais
fggf
.
Deixe um comentário