fbpx

Sabará MG: História e curiosidades da Terra da Jabuticaba

9 minutos para ler

2

Sabará MG: História e curiosidades da Terra da Jabuticaba

Você sabia que Sabará MG é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais? O município, fundado em 1674, é repleto de história e elementos simbólicos, como é o caso da jabuticaba, fruto pelo qual o local é nacionalmente reconhecido.  

Morar em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é unir a praticidade de viver perto de um grande centro urbano ao bem-estar que só uma cidade histórica mineira pode proporcionar. 

O Blog da Valenet apresenta, a seguir, os principais aspectos sobre a história de Sabará e outros detalhes curiosos da cidade! 

Sumário

História de Sabará MG

Há apenas 20 km de BH, integrando a região metropolitana da capital mineira, fica localizada a cidade de Sabará, cuja história remonta os anos do período colonial. Durante o Ciclo do Ouro, o município atraiu a atenção de muitos mineradores, pela abundância de pedras e metais preciosos. 

Por falar nisso, você sabe o que significa Sabará? Uma das interpretações mais aceitas diz que o nome está diretamente ligado à lenda do “sabarabuçu”, uma mítica serra de esmeraldas, que encantava a imaginação dos colonizadores.  

O Arraial da Barra do Sabará foi um importante polo político e econômico no período colonial. Por volta de 1700, o seu centro comercial, estrategicamente ligado à Estrada Real, possuía intensa movimentação e era um dos mais populosos do país.  

Até os dias de hoje, as construções coloniais, como igrejas e casarões de arquitetura barroca, embelezam a paisagem da cidade. São patrimônios que valem uma visita, com a Igreja Nossa Senhora do Ó, o Chafariz do Kaquende e a Igreja do Carmo

Igreja do Carmo em Sabará MG
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Sabará-MG, foi construída em 1763

Após o declínio da extração de metais preciosos, as atividades econômicas na região voltaram-se à pecuária e fortaleceram-se com o Ciclo do Ferro, que persiste até os dias de hoje. 

Terra da Jabuticaba

Conhecida nacionalmente pela produção de qualidade de jabuticaba, Sabará é o lugar certo para os fãs da iguaria. A fruta pode ser encontrada aos montes – e em diversas formas – na cidade! 

Mas como como começou a tradição de Sabará com a jabuticaba? 

O solo fértil da região favoreceu o plantio e a produção desse “ouro negro”. Como jabuticaba é uma fruta que dá aos montes, os agricultores fabricavam diversas iguarias a partir do produto, para não fosse desperdiçado. Assim surgiram geleias, compotas, licores e outras delícias. 

Promovendo a grande variedade de produtos derivados da fruta, o Festival da Jabuticaba de Sabará é realizado anualmente desde 1987. O evento ocorre entre os meses de novembro e dezembro, e atrai milhares de turistas interessados em saborear as iguarias. 

O prestígio da jabuticaba em Sabará é tanto que, como forma de incentivo, o morador da cidade recebe 5% de desconto no valor do IPTU para cada pé de jabuticaba plantada no jardim de casa, estendendo-se a, no máximo, de 25% de desconto. 

Além disso, provando que o município é referência no cultivo da iguaria, as jabuticabas de Sabará ostentam o registro de Indicação Geográfica. Ou seja, produtos como geleias, licores e compotas produzidos com a fruta local recebem um selo de Indicação de Procedência. 

Jabuticaba Sabará em MG
Com polpa doce e caroço azedinho, a jabuticaba é uma fruta originária do Brasil

Existe uma espécie de jabuticaba nomeada em homenagem a Sabará

Uma árvore de frutinhas doces e deliciosas: a jabuticabeira sabará recebe esse nome por conta da cidade mineira onde é amplamente encontrada.  

Diferentemente da jabuticabeira híbrida, a planta da espécie sabará pode crescer até 15 metros de altura e sua frutificação ocorre durante os meses mais quentes do ano. O exemplar é nativo da Mata Atlântica, e seu nome científico é Myrciaria jaboticaba. 

Deu pra ver como jabuticaba e Sabará são dois temas que andam juntinhos, não é mesmo? A fruta faz parte da rica cultura do município! 

Lendas de Sabará 

Como uma boa cidade histórica mineira, é claro que Sabará e seus moradores guardam uma série de lendas, histórias fantasiosas e superstições, que têm como palco as antigas ruas e construções do município. 

Esse tipo de narrativa faz parte da identidade e da formação cultural de toda a cidade, além de serem causos muito curiosos e instigantes! Nós reunimos algumas das mais famosas lendas de Sabará, em Minas Gerais, para quem também é fã de contos nesse estilo. 

A Lenda do Chafariz do Kaquende

Um dos mais visitados e fotografados pontos turísticos de Sabará é o Chafariz do Kaquende, que data do ano de 1757. Existem várias lendas e superstições relacionadas à essa construção histórica. 

Conta-se que o chafariz é habitado pela figura de um fantasma, que nas sextas-feiras de lua cheia toma forma de um belo rapaz e sai da fonte à procura de um amor. Dizem que seu charme encanta muitas moças, e há até quem afirme que conhece uma mulher que engravidou desse ser mítico. 

Afirmam também que quem bebe as águas do Kaquende sempre retorna a Sabará. Mas, cuidado: alguns sabarenses, usuários do chafariz, se recusam a beber a água que sai da gárgula à esquerda de quem olha para o bebedouro. Não se sabe bem o motivo, mas superstição é sempre bom respeitar, não é mesmo? 

Chafariz do Kaquende Sabará
O chafariz é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Nacional – Fonte da Imagem: Sylvio Bazote/Flickr

A Lenda da Procissão das Almas em Sabará

Se você estiver andando por Sabará à meia-noite de uma segunda-feira, pode se deparar com a Procissão das Almas. É o que diz uma antiga lenda da cidade, que já é contada e recontada pelos moradores há mais de 250 anos. 

Segundo a narrativa, um amontoado de pessoas de branco caminha por Sabará com velas acesas, em um cortejo silencioso. A procissão segue em direção à Igreja São Francisco de Assis, e segundo os supersticiosos, é melhor não interagir com os caminhantes.  

Conta-se que, certo dia, um dos integrantes dessa procissão ofereceu uma vela à uma senhora que olhava o movimento pela janela de sua casa, com a recomendação de não apagá-la.

No dia seguinte, quando a mulher foi conferir o presente que havia ganhado, a vela havia se transformado em um osso humano! 

A Lenda da Mulher de Algodão 

Sabe aquela velha fábula da Loira do Banheiro, que povoa o imaginário de muitas crianças em idade escolar? Pois então, Sabará tem a sua própria versão desse causo: a lenda da Mulher de Algodão

Segundo os relatos, durante a quaresma, o fantasma de uma ex-professora, muito rígida e severa, aparece dentro dos banheiros femininos das escolas. Ela aterroriza as moças que fazem bagunça em sala de aula. 

A assombração teria começado na Escola Estadual Paula Rocha, para alunas do antigo Mobral.

A Lenda da Lagoa Reta

Para os religiosos, a quaresma é um período sagrado. Mas também é uma época em que muitas histórias assustadoras acontecem. A Lenda da Lagoa Reta, de Sabará, teve início justamente nessa temporada. 

Reza a lenda que, nas proximidades da lagoa, existia uma casa de festas que realizava bailes de Carnaval. Durante a folia, na madrugada de terça para quarta-feira, o estabelecimento promoveu um grande evento, contrariando as recomendações dos religiosos, que proibiam a algazarra na Quarta-Feira de Cinzas. 

Um padre que passava pelo local viu a festa e amaldiçoou os foliões. Nesse momento, dizem que a casa de baile começou a afundar na lagoa, até que a construção e os foliões foram parar no fundo de suas águas.  

Há quem acredite que a lagoa é amaldiçoada até hoje. Dizem ainda que os peixes que vivem no local são os carnavalescos que participavam na festa naquele dia! 

Festa do Divino em Sabará

Uma tradição religiosa centenária que tem espaço anualmente em Sabará/MG é a Festa do Divino Espírito Santo. A celebração acontece sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes

O evento é realizado pela Confraria do Império do Divino Espírito Santo, fundada em 1771. Com mais de 250 anos, é a quarta Irmandade mais antiga do Brasil, em plena atividade desde sua fundação, reconhecida e condecorada como “Patrimônio Imaterial de Sabará”. 

A festividade se prolonga por cerca de três dias. São realizadas diversas missas, procissões e cerimônias durante a Festa do Divino em Sabará.

Festa do Divino
A Festa do Divino comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

A Valenet tem a melhor cobertura de internet em Sabará

Fibra óptica de verdade com a melhor cobertura de internet em Sabará, Minas Gerais, é com a Valenet. A provedora atende o município oferecendo uma conexão rápida e de qualidade. 

Além da cobertura de internet, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções para empresas em Sabará.  

Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Sabará, a Valenet! 

fggf

.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)