fbpx

Saiba como identificar vídeos de IA e não cair em fake news

6 minutos para ler

2

Saiba como identificar vídeos de IA e não cair em fake news

As Inteligências Artificiais têm ocupado um lugar cada vez maior no nosso dia a dia. Elas geram imagens, contribuem com o nosso trabalho, criam vídeos, auxiliam nos momentos em que estamos sem criatividade e nos ajudam a fazer diversos outros afazeres.

Nos últimos tempos, porém, as IA’s estão sendo usadas para disseminar notícias falsas. Algumas aparecem em tom de brincadeira, mas outras acabam criando bolas de neve de mentiras e enganam muitas pessoas.

Os vídeos gerados por IA, nesse contexto, são alguns dos conteúdos mais virais feitos com a ferramenta, e vem confundido muita gente porque alguns são ultrarrealistas. Para evitar que você caia nesse tipo de fake news, o Blog da Valenet vai te mostrar como identificar conteúdos audiovisuais feitos por IA.

Editoria Valenet - Dicas e Utilidades

Sumário

Desconfie de conteúdos muito absurdos

Se você se deparar com um conteúdo muito alarmante é bom ficar atento. Vídeos que mostram acidentes exagerados, animais fazendo atividades fora do normal e pessoas agindo de forma suspeita são alguns dos mais comuns.

Assim, quando você ver um conteúdo muito alarmante o ideal é verificar a procedência dele antes de o compartilhar. Pessoas má intencionadas vão tentar deixar os vídeos de IA o mais realistas possível para tentar te enganar, seja mais esperto que elas.

Olhe se há sincronia entre movimento labial e as falas

Para identificar vídeos de IA, um dos aspectos mais reveladores é a falta de sincronia entre o áudio e o movimento dos lábios de quem aparece no vídeo. Isso porque, normalmente, as Inteligências Artificiais tiram a “humanidade” dos personagens, deixando o conteúdo com pouca naturalidade. Caso repare que algo está estranho, desconfie e não compartilhe.

Evitar o compartilhamento de vídeos de IA diminui a disseminação de fake news

Observe as expressões faciais

Juntamente com a falta de sincronia entre a linguagem labial e o áudio, as expressões faciais também podem ser um aspecto revelador para saber se um vídeo é de IA ou não. Assim, desconfie se a pessoa no vídeo aparece com sorrisos exagerados e poucos naturais, pisca excessivamente e não tem muita humanidade nas expressões. 

Por exemplo, se você se deparar com um vídeo que um cidadão está dando uma notícia sobre a morte de uma pessoa e suas expressões faciais mostram que ele está contente ou exageradamente triste, tem grandes chances desse vídeo ser de IA.

Repare na textura de pele

Pessoas reais têm simetrias e imperfeições que são normais. Quando tudo parece impecavelmente espelhado ou calculado é provável que se trate de uma criação digital. Isso porque, peles humanas têm texturas, se no vídeo a pele está muito lisa ou com um aspecto como se tivesse algum filtro aplicado, desconfie.

Essas ferramentas costumam deixar objetos e rostos excessivamente alinhados, com padrões que se repetem de forma antinatural. Além disso, repetições geométricas e padrões muito precisos também servem como sinal de alerta.

Peles de pessoas reais têm linhas de expressão, cicatrizes e traços que as humanizam

Veja se há elementos fora do padrão

Em vídeos de IA, as distorções costumam ser muito perceptíveis. Detalhes como mãos deformadas, olhos desalinhados, sombras incoerentes ou objetos sem proporção revelam a geração artificial.

Além disso, inteligências artificiais muitas das vezes erram detalhes simples, como número de dedos, texturas mal definidas e orelhas assimétricas. Ao observar esses detalhes você pode evitar cair em fake news.

Atente-se as cores

Inteligências Artificiais costumam priorizar a estética e o impacto visual, muitas vezes ignorando tons reais. Assim, analisar minuciosamente fundo, iluminação e interação dos elementos ajuda a identificar incoerências visuais. Cores muito intensas, vibrantes e saturadas além do natural podem denunciar que aquele vídeo foi feito por uma IA.

Se o vídeo está ultrarrealista e a imagem parece ser boa demais para ser real você deve ficar atento

Verifique a fonte

Se mesmo seguindo todas essas dicas citadas anteriormente você ainda tiver dúvidas da procedência daquele conteúdo, checar a fonte vai te dizer se aquele vídeo é de IA ou não.

Canais noticiosos confiáveis – quando usam conteúdos feitos por Inteligências Artificiais – costumam sinalizar e avisar que aquele conteúdo foi gerado de forma artificial. Em paralelo, pessoas má intencionadas vão fazer o possível para te enganar. Fique atento.

Assista vídeos na internet com a Valenet

Se você chegou até aqui certamente é uma pessoa que gosta de assistir vídeos e não quer ser enganado por pessoas má intencionadas. E para assisti-los, com certeza você preza por uma boa internet.

Se você mora em Minas Gerais, pode ter a melhor internet do estado na sua casa graças a Valenet.

A Valenet é a internet dos mineiros e conecta Minas Gerais com os melhores serviços de telecomunicações do mercado. Com a Valenet você pode ter internet 100% fibra óptica, Wi-Fi 6, Wi-Fi Mesh, TV por assinatura e muito mais!

Tudo com suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Agora que você sabe como não ser enganado por vídeos de IA, pode se divertir à vontade assistindo a conteúdos audiovisuais com a Valenet, a internet dos mineiros.

Clique no botão abaixo, confira as ofertas e venha se conectar com a Valenet!

.

fggf

podcasts sobre saúde mental

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)