2
São Bartolomeu: por que você precisa conhecer esse charmoso distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais
Fácil de chegar e difícil de sair. É assim que os visitantes costumam descrever São Bartolomeu, Minas Gerais. Esse pequeno distrito de Ouro Preto ficou famoso após disputar o título de Melhor Vila Turística do Mundo, em concurso promovido pela ONU em 2021.
Construções históricas, belezas naturais e delícias gastronômicas são algumas das atrações que encantam quem visita o local. Descubra a seguir as principais atrações de São Bartolomeu MG e veja por que você precisa conhecer o distrito.
Sumário
.
- São Bartolomeu em Minas Gerais: onde fica e o que fazer
- Doces de São Bartolomeu
- Cachoeiras e natureza
- Igreja São Bartolomeu
- História de São Bartolomeu MG
- A Valenet tem a melhor internet de São Bartolomeu
São Bartolomeu em Minas Gerais: onde fica e o que fazer
Com menos de 150 km² e carca de 730 habitantes (IBGE 2010), São Bartolomeu é um pequeno distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais. Mas o tamanho de sua área não faz jus à gigantesca riqueza cultural que é preservada no local.
O vilarejo fica há menos de 20 km de Ouro Preto, às margens do Rio das Velhas, e tem mais de 300 anos de história. É rodeado por uma mata densa, que ajuda a preservar as construções arquitetônicas do século XVII, as manifestações culturais e as delícias da gastronomia que ganharam o título de Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.
O charme de São Bartolomeu é tanto que, em 2021, o distrito disputou o selo de Melhor Vila Turística do Mundo, em competição da Organização Mundial do Turismo, chancelada pela ONU. O destino mineiro acabou não levando o título, mas atraiu ainda mais a atenção de turistas de todo o Brasil. Descubra a seguir alguns dos principais atrativos de São Bartolomeu!
Doces de São Bartolomeu
Os doces artesanais são as grandes joias culinárias de São Bartolomeu, em Minas Gerais. A tradição de produção dessas delícias é um saber passado de geração em geração entre os moradores do vilarejo, e isso reflete no sabor único dos quitutes.
Doce de leite, de figo e cocada são algumas das iguarias que você encontra fácil por lá, mas o destaque principal entre as delícias é a goiabada cascão. A fama é tanta que São Bartolomeu é conhecida como a terra da goiabada, e a produção do alimento é reconhecida como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto pela Unesco.
As frutas, usadas para fazer o doce, são frescas e provenientes da região. O resultado são verdadeiros manjares, de se comer rezando!
Festa da Goiaba em São Bartolomeu
Há mais de 30 anos, o bucólico vilarejo celebra a produção da goiabada cascão com a Festa da Goiaba de São Bartolomeu MG. A festividade ocorre em abril, com uma programação gratuita que reúne feira de doces e produtos locais, comidas típicas, shows e intervenções.
O tradicional evento é realizado pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu. Além da deliciosa goiabada cascão, que é a grande estrela da Festa Cultural da Goiaba, também são expostas e comercializadas na feira iguarias como: compotas, geleias, molhos, doces cristalizados, licores, quitandas e muito mais!
Cachoeiras e natureza
Como o distrito de São Bartolomeu é atravessado pelo Rio das Velhas, o maior afluente do São Francisco, não é de se espantar que as belezas naturais sejam algumas das principais atrações da região. O local conta com diversos exemplares da fauna e da flora da Mata Atlântica, preservados no Parque Estadual do Uaimii, e inúmeras cachoeiras.
Ao todo, 43 quedas d’água integram o circuito. Dentre as principais, estão a Cachoeira São Bartolomeu (ou Norata) e a Cachoeira do Macaco Velho. Diversas trilhas levam os visitantes até as atrações, que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, ou mesmo de carro, em alguns casos.
Igreja de São Bartolomeu
Para homenagear o padroeiro da vila, São Bartolomeu, foi erguida uma das igrejas mais antigas de Minas Gerais. Construída na primeira metade do século XVII, a Igreja São Bartolomeu conserva, até os dias de hoje, o estilo nacional português a partir do qual suas obras foram concebidas.
Uma curiosidade que chama a atenção dos visitantes é o que o sino do templo é feito de madeira, e, portanto, ele não ressoa. Sim, uma igreja com sino “mudo”! Conta-se que o anterior, feito de bronze, foi roubado do campanário, e então, decidiram colocar uma réplica, feita de madeira, no local, até que o novo sino chegasse. Os anos se passaram e nada de o objeto ser entregue… O sino de madeira foi ficando por lá, e hoje é um dos grandes charmes da construção!
Por sua importância arquitetônica e histórica, a Igreja de São Bartolomeu foi tombada em 1960 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A paisagem da Matriz fica especialmente colorida durante o mês de agosto, quando os moradores da vila celebram duas grandes festas: O Dia de São Bartolomeu (24) e as folias do Divino Espírito Santo, que se estendem em missas, cortejos e procissões durante um fim de semana inteiro!
História de São Bartolomeu MG
O povoamento de São Bartolomeu, em Minas Gerais, começou antes mesmo da fundação oficial a cidade de Ouro Preto, a qual o território pertence. Isso porque, por estar situado às margens do Rio das Velhas, o local era ponto de passagem dos bandeirantes, e abrigava pequenos acampamentos.
A vila foi fundada oficialmente em fevereiro de 1724, e hoje tem mais de 300 anos de história. A primeira capela erguida na localidade foi em louvor a Nossa Senhora do Rosário, ao norte do distrito. Pouco tempo depois, o templo em homenagem a São Bartolomeu foi edificado, em uma região mais centralizada.
O distrito foi um grande centro comercial do século XVIII e sua rua central era toda tomada por comércios e depósitos de mercadorias. Devido à abundância de árvores frutíferas na região, os habitantes iniciaram a fabricação de doces, como a famosa goiabada.
Após a transferência da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897, a vila viu o movimento de pessoas diminuir consideravelmente. Muitos moradores também optaram por deixar o local.
Foi apenas na década de 70 que a luz elétrica e a televisão começaram a fazer parte do dia a dia dos habitantes do distrito. O território também ganhou canalização de água e esgoto, posto de saúde e uma linha regular de ônibus. Outro avanço também foi primordial para manter São Bartolomeu conectada com o mundo: a chegada da internet!
A Valenet tem a melhor internet de São Bartolomeu
Para conectar um pequeno distrito, rodeado pela mata densa e inúmeras reservas naturais, com o que há de mais avançado na tecnologia de redes, é preciso ser efetivo e prestar um serviço de qualidade. Por isso que a Valenet tem a melhor internet de São Bartolomeu MG!
Conectando toda a região com cabos 100% fibra óptica, a provedora oferece uma banda larga eficiente e uma conexão veloz. Além disso, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais em todo o distrito.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet de São Bartolomeu: a Valenet!
fggf
Deixe um comentário