O famoso “você tem jogos no seu celular?” das crianças foi substituído pelo uso constante da internet em seus próprios dispositivos. Hoje, nove em cada dez crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos têm acesso à internet no Brasil, segundo a pesquisa TIC Kids Online de 2023. Em meio a tanta conectividade, é preciso cuidar da segurança na internet para que os seus filhos fiquem sempre protegidos, e você confere algumas dicas para isso aqui.
Você consegue imaginar esperar semanas por uma resposta importante ou ter que se locomover para lugares distantes para obter informações? A internet trouxe inúmeras facilidades para a nossa vida, principalmente para o nosso processo de aprendizagem e socialização.
Hoje é parte do processo de ensino assistir a vídeo-aulas, procurar artigos e matérias no Google e, claro, comunicar-se com os amigos e aprender juntos. Todas essas atividades fazem parte do nosso dia-a-dia e não podem ser ignoradas. Porém existem alguns perigos cada vez mais comuns na internet.
Principais perigos na Internet para as Crianças
Todos estamos sujeitos aos perigos da internet, mas por serem mais ingênuas, as crianças são o público mais afetado por essas práticas. Dentre elas podemos citar:
O Ciberbullying: Muito comum nas redes sociais, essa prática é caracterizada pelo assédio moral que corresponde à manifestação de práticas hostis (via tecnologias da informação).
Esse bullying virtual tem o intuito de ridicularizar, assediar e/ou perseguir alguém de forma exacerbada.
O acesso a conteúdo impróprio: Por estarmos sempre pesquisando coisas na internet, principalmente no Google e no YouTube, estamos sujeitos a conteúdos adultos.
Pela fácil falsificação da idade na internet, as crianças podem ter acesso a esse tipo de conteúdo, sem que estejam prontas para entendê-lo.
Exposição e assédio: Medo de muitos pais, o assédio no ambiente digital é algo real. Pela facilidade de contato nas redes sociais, a criança pode ser alvo de pessoas mal intencionadas que se passam por amigos, por vezes, até mesmo pessoas da mesma idade.
Mas fique calmo. Proibir ou invadir a privacidade dos filhos nem sempre é a melhor saída. Existem algumas medidas que os pais podem tomar para minimizar esses perigos e manter o seu filho sempre atento e protegido no ambiente digital. Confira abaixo:
5 medidas para garantir a segurança na internet dos seus filhos
Garantir a segurança das crianças na internet é uma preocupação de qualquer pai ou responsável. Confira algumas atitudes essenciais para proteger os pequenos!
Explicar todos os riscos
Como com qualquer outro problema, é preciso fazer com que as crianças entendam os riscos de seus atos e saibam as consequências.
É preciso explicar os problemas que podem surgir com o uso da internet e como lidar com eles. Assim, a criança pode identificar atitudes de ciberbullying e bloquear o usuário. Ao mesmo tempo, ela pode alertar os pais sobre interações negativas e perigosas na rede.
Estabelecer regras base para o uso da Internet
É necessário estabelecer algumas regras base para que o uso da internet seja seguro e, claro, não atrapalhe o seu filho em outras atividades.
Estabeleça um tempo máximo de uso da internet, especialmente à noite. Além disso, sempre mantenha os dispositivos conectados em um lugar visível.
Bloqueie conteúdo sensível e inapropriado
Pensando justamente nesses problemas, surgiram alguns apps e configurações de conta capazes de bloquear sites com conteúdo impróprio e regular as permissões que as crianças possuem na internet.
Assim, você fica mais seguro quanto ao que o seu filho está acessando. Já ele tem uma maior sensação de liberdade.
Manter o computador protegido com antivírus
Mesmo que as crianças já tenham contato com o ambiente digital desde muito novas, existem páginas que são feitas para enganar e disseminar vírus, capazes de confundir até os navegadores mais assíduos. Por isso, é sempre bom se precaver com um bom antivírus instalado
Eles são essenciais em qualquer computador, pois protegem o sistema contra malwares que podem vir a prejudicar o seu funcionamento. Quer ter o melhor antivírus do mercado nos seus dispositivos? Conheça as vantagens do MacAfee.
Monitorar os conteúdos compartilhados através das redes sociais
As redes sociais são o principal ponto de contato com o mundo e interesses de alguém. É impossível controlar tudo que uma pessoa faz nas redes. Porém é possível configurar as informações para maior segurança na internet.
Além disso, é possível monitorar os conteúdos compartilhados. Dessa forma, você evita que a criança se exponha demais, revelando dados íntimos ou perigosos.
Com essas dicas, temos certeza que você vai conseguir garantir a segurança na internet dos seus filhos. Entenda também como escolher a banda larga ideal para toda a sua família.
Um comentário em “Segurança na internet: como manter os seus filhos protegidos”