2
Serra da Piedade: Conheça o santuário localizado em Caeté MG
Erguendo-se a 1746 metros acima do nível do mar, a Serra da Piedade, em Caeté MG, parecia estar suficientemente perto do céu para abrigar um ambiente de oração e de encontro com o divino. Foi assim que, no século XVIII, a basílica em homenagem à santa que hoje é padroeira de Minas Gerais começou a ser construída no local.
Desde então, o santuário se expandiu, ganhou outras atrações, e, segundo a tradição oral, espalhou muitas bençãos e milagres sobre os fiéis. Quer conhecer a história da Serra da Piedade, em Minas Gerais? Siga no Blog da Valenet e continue a leitura!
Sumário
.
- História da Serra da Piedade em Caeté MG
- Por que Nossa Senhora da Piedade é padroeira de Minas Gerais?
- Atrações do Santuário Nossa Senhora da Piedade
- Curiosidades sobre a Serra da Piedade
- A Valenet tem a melhor internet de Caeté
História da Serra da Piedade em Caeté MG
Situada em Penedia, distrito de Caeté, a Serra da Piedade é um lugar cheio de histórias. A formação geológica faz parte da Cordilheira do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais até a Bahia.
Já a construção do santuário, que se encontra no pico da serra, teve início por volta de 1767, quando os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço avistaram a serra envolta em nuvens. Logo, decidiram que aquele era o lugar ideal para abrigar uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, de quem eram devotos.
Ao longo da construção, milagres e aparições relatadas por pessoas que visitaram o local atraíram muitos fiéis para a região. Dentre as histórias mais surpreendentes, conta-se que a Virgem Maria foi avistada no topo da montanha, com seu filho nos braços. A ela atribuem-se uma série de dádivas e graças.
Assim, muitos eremitas e romeiros passaram a se abrigar nos arredores da Serra da Piedade. Hoje, quem visita o local pode visualizar a Gruta do Eremita, que servia de abrigo do frio e do calor para os peregrinos.
A edificação da igreja foi finalizada por volta de 1778, mas a estrutura passou por uma série de reformas e expansões até se transformar no Conjunto Arquitetônico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2006. As construções compreendem a Igreja Nossa Senhora da Piedade, a Casa dos Romeiros, o calvário, entre outras obras.
Por que Nossa Senhora da Piedade é padroeira de Minas Gerais?
Nossa Senhora da Piedade é um título dado à Virgem Maria, que tem origem na passagem bíblica em que a santa segura o corpo de Jesus Cristo, crucificado, em seus braços. O momento já foi retratado em inúmeras obras sacras, inclusive na famosa “Pietá”, de Michelangelo.
O culto a Nossa Senhora da Piedade que chegou ao Brasil por meio dos portugueses e se fixou em Minas Gerais com os bandeirantes. A santa era a padroeira de Guaratinguetá, parada obrigatória nas expedições rumo ao interior do estado.
Foi em Caeté MG que a devoção à santa se elevou a outro nível, com a construção do Santuário Nossa Senhora da Piedade, no topo da Serra mais famosa da cidade.
Muitos mineiros já expressavam a sua devoção à Nossa Senhora da Piedade, quando, em 1958, o Papa João XXIII proclamou a santa como padroeira do estado de Minas Gerais. A consagração oficial ocorreu apenas em julho de 1960, em uma grande festa realizada na Praça da Liberdade, em BH, com a presença do governador e de autoridades civis, militares e religiosas.
Atrações do Santuário Nossa Senhora da Piedade
Há muito o que ver e fazer na Serra Da Piedade. O programa é válido até mesmo para quem não é religioso, já que o local se destaca pelas belezas naturais, com muitas paisagens verdes, e pelo visual impressionante.
Do alto dos quase 1800 m de altitude, nos dias de céu limpo, é possível avistar até nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
Da entrada do santuário até as atrações localizadas no topo da montanha, são cerca de 5 km de estrada asfaltada, que podem ser percorridos a pé ou de carro. O local fica aberto para visitas diariamente, das 7h às 19h. Mas atenção: se você for realizar a subida a pé, só é permitido entrar até às 17h.
Os ingressos para o Santuário Nossa Senhora da Piedade custam R$ 20 (valor referente a abril de 2024). Crianças de 0 a 5 anos são isentas, enquanto idosos acima de 60 e os pequenos entre 6 e 10 anos tem direito à meia-entrada.
Conheça, a seguir, as atrações da Serra da piedade em Minas Gerais que são mais buscadas pelos visitantes.
Basílica Nossa Senhora da Piedade
Considerada a menor Basílica do mundo, a igreja foi idealizada no século XVIII, a partir da construção de Bracarena e Irmão Lourenço. O templo passou por obras de restauração e ampliação em 1856, mas foi apenas em 2017, mais de 160 anos depois, que recebeu, do Papa Francisco, o título de Basílica da Piedade.
No interior da Basílica fica a estátua da padroeira de Minas Gerais, que muitos fiéis peregrinam para encontrar. A escultura de madeira é atribuída a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e retrata a dor da Virgem Maria carregando o corpo de seu filho, após a crucificação.
Basílica Estadual das Romarias
Com uma arquitetura moderna, de concreto aparente, a Basílica Estadual das Romarias começou a ser edificada em 1974, a partir de um projeto do arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda.
A ornamentação interna do templo também reflete o visual mais arrojado da construção. Suas paredes são revestidas por murais de cerâmica fosca, com artes baseadas em temas bíblicos, executadas pelo artista plástico Cláudio Pastro, em 1989.
Calvário
Moldadas em ferro, as esculturas do Calvário retratam o momento da crucificação de Jesus. Além da grande cruz, na qual se prende a imagem de Cristo, a obra, de autoria do artista Vlad Eugen Poenaru, é composta pelas imagens de Maria, à direita, e de São João, à esquerda.
A estrutura pesa cerca de uma tonelada! Ela fica localizada diante da fachada da Basílica, e proporciona uma vista incrível para a serra.
Cripta São José
Na Cripta São José estão sepultados grandes nomes da história do Santuário Nossa Senhora da Piedade: frei Rosário Jofylly e padre Virgílio Resi.
Frei Rosário dedicou 50 anos de sua vida à Serra da Piedade. O frade dominicano chegou ao santuário no final da década de 40, e sua atuação foi determinante para que o local alcançasse o reconhecimento que rem hoje. O padre italiano Virgílio Resi deu continuidade às obras de Rosário, após o seu falecimento nos anos 2000.
Curiosidades sobre a Serra da Piedade
Agora que você já conhece alguns dos pontos mais visitados do Santuário, nós listamos algumas curiosidades sobre a Serra da Piedade que vão te supreender! Veja só:
- Queijo famoso: Reconhecido como patrimônio do município de Caeté, o queijo desenvolvido pelo eremita e “guardião” do santuário, Frei Rosário, é uma das iguarias artesanais da região. O alimento é maturado em caverna, a 1746 metros de altitude.
- Nascentes de água: A propriedade possui, em sua área, mais de mil nascentes. A água, beneficiada pelo filtro natural próprio da serra, ainda passa por tratamento do Santuário e é disponibilizada para consumo no local.
- Temperatura: Por conta da altitude, no topo da Serra da Piedade a temperatura costuma ser de 3 a 5 ºC mais fria do que no centro de Caeté. Além disso, é comum presenciar uma neblina forte na região.
A Valenet tem a melhor internet de Caeté
Enquanto o Santuário Nossa Senhora da Piedade conecta os moradores de Caeté com as raízes da fé e da religiosidade, a Valenet conecta a cidade inteira ao futuro e à inovação, com a melhor banda larga do estado.
Com serviços de fibra óptica de ponta a ponta, a provedora oferece cobertura de internet em Caeté com uma conexão rápida e de qualidade. A Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções para empresas.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Caeté, a Valenet!
fggf
Deixe um comentário