fbpx

Serra do Espinhaço: conheça a única cordilheira do Brasil e a segunda maior da América Latina

5 minutos para ler

2

Serra do Espinhaço: conheça a única cordilheira do Brasil e a segunda maior da América Latina

A Serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa que se estende pelos estados Minas Gerais e Bahia. Com cerca de mil quilômetros, é a segunda maior cordilheira da América Latina e a única do Brasil.

Por ser tão extensa, a formação geológica é divida em partes como: Serra do Cipó, Serra do Curral e Chapada Diamantina. Assim, essas micro divisões ajudam a mapear a região e facilitam o acesso a informações para quem deseja conhecer a cordilheira.

O Espinhaço, nesse sentido, é composto por todas as montanhas, serras e montes que foram originados no final do período proterozoico, a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás, e hoje em dia se juntam para formar a maior cordilheira do Brasil.

Siga com a leitura para saber mais sobre a única cordilheira do Brasil e as atrações culturais e naturais que ela esconde ao longo do seu território.

Sumário

Conheça a Serra do Espinhaço

A Serra do Espinhaço é a segunda maior cadeia de montanhas da América Latina, ficando atrás apenas da Cordilheira do Andes. Ela é a única cordilheira do Brasil e se estende por aproximadamente mil quilômetros, sendo 90% do seu território localizado em Minas Gerais e o restante na Bahia, contemplando 172 municípios.

Ao longo da serra há cânions, cachoeiras, cavernas e rios, além de cidades históricas e uma vasta biodiversidade. Por ser berço de todo esse patrimônio natural, a cadeia de montanhas é uma Reserva Mundial da Biosfera, título concedido pela Unesco para reconhecer e preservar territórios com biodiversidade rica e complexa.

Devido a grande extensão territorial, a Serra do Espinhaço possui três dos seis biomas do Brasil (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga) e por isso tem uma natureza riquíssima que torna o local habitat de animais e plantas importantes para o ecossistema do país.

Nesse sentido, alguns dos animais típicos da fauna local são o lobo guará, a suçuarana, o carcará, a onça pintada e a rolinha-do-planalto, uma espécie de ave rara do Cerrado. Além disso, ao longo da formação geológica há também algumas plantas endêmicas como ipês, embaúvas, candeias e sempre-vivas.

Estima-se que 70% de todas as sempre-vivas do mundo estão na Serra do Espinhaço

Na Serra do Espinhaço também estão as nascentes dos três rios mais importantes de Minas Gerais: São Francisco, Doce e Jequitinhonha.

Atrações da segunda cordilheira mais alta da América Latina

Como mencionado anteriormente, a Serra do Espinhaço é muito extensa e possui nascentes de rios importantes, serras, cachoeiras e muito mais. Sendo assim, ao longo da formação rochosa é possível praticar diversas atividades como cicloturismo, trekking, observação de aves, caminhadas em trilhas históricas e mergulhos em águas cristalinas.

Para aqueles que preferem as atividades culturais, a Serra do Espinhaço oferece a oportunidade de:

  • Contemplar cidades históricas importantes;
  • Conhecer o processo de garimpo artesanal;
  • Visitar igrejas históricas;
  • Aprender sobre a criação de artesanato em barro;
  • Conferir a produção de vinho;
  • Apreciar a culinária regional.

Vale ressaltar que, devido a sua grande extensão, a Serra do Espinhaço é dividida em partes como Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra do Curral, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco e Serra Gerais. Essas subdivisões facilitam a criação do roteiro turístico daqueles que querem se aventurar e conhecer a única cordilheira do Brasil.

Dessa forma, cidades históricas mineiras como Ouro Preto, Caeté, Mariana, Sabará, Santa Bárbara, Ouro Branco e Catas Altas fazem parte da formação geológica.

Assim, para você quer se aventurar na segunda maior cordilheira da América Latina e viajar por Minas Gerais, conhecer as igrejas de Mariana, passear por Ouro Preto e seus distritos, visitar a Serra da Piedade e provar o famoso mel de Santa Bárbara são atividades que não podem ficar fora do seu roteiro turístico.

O Parque da Serra do Cipó é uma das atrações da única cordilheira do Brasil

A Valenet conecta parte da Serra do Espinhaço

A Valenet é a internet dos mineiros e conecta cidades importantes da Serra do Espinhaço como Ouro Preto, Caeté, Mariana, Sabará, Santa Bárbara, Ouro Branco, Catas Altas e muitas outras.

Municípios mineiros que contam com a Valenet têm acesso aos melhores serviços de telecomunicações do mercado e a melhor banda larga do estado, além das mais avançadas soluções empresariais.

Na Valenet você também tem a oportunidade de personalizar o seu plano e deixá-lo a sua cara.Tudo a um preço especial que cabe no seu bolso.

Se você deseja ter os melhores serviços de telecomunicações de Minas Gerais na sua casa ou no seu negócio, não perca tempo e venha para a Valenet, a internet dos mineiros. Clique no botão abaixo e confira as ofertas.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)