fbpx

Veja quais são as invenções africanas que tem mudado o mundo

6 minutos para ler

2

Conheça as invenções africanas que tem ajudado a medicina e contribuído com a preservação do planeta

O continente africano contribuiu com diversas descobertas e avanços tecnológicos ao longo da história e foi o responsável por algumas invenções que mudaram o mundo.

Em 24 de Janeiro é comemorado o Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente, e, para homenagear a data, o Blog da Valenet preparou uma lista com as principais invenções africanas que tem ajudado na medicina, na preservação do planeta, e no dia a dia de muitas pessoas.

Siga com a leitura para descobrir quais são elas!

Sumário Entretenimento e Utilidades

Sumário

Sabão Faso, com propriedades repelentes

Em Burkina Faso, dois estudantes do Instituto Internacional de Engenharia de Água e Meio Ambiente (2iE) desenvolveram um sabão que repele mosquitos por meio do cheiro, além de matar as larvas do Anopheles – mosquito transmissor da malária – impedindo sua proliferação em águas paradas.

Composto de citronela, calêndula, karité e outros ingredientes mantidos em segredo, o Sabão Faso foi feito exclusivamente com recursos locais e foi planejado para ser financeiramente acessível para todos.

Musber, aplicativo de navegação para pessoas com deficiência visual

O Musber também é uma das invenções africanas de destaque. Ele é um aplicativo de navegação para pessoas com deficiência visual. O produto é um cinto equipado com fone de ouvido bluetooth e ajuda a guiar pessoas com deficiência visual em suas viagens.

O aplicativo foi desenvolvido de forma colaborativa, pelo estudante Shadi Khaled, de 22 anos, e um grupo de engenheiros da Universidade de Menoufia, a 75 km do Cairo, no Egito.

Plataforma Quiosque Móvel, carregamento solar

O Mobile Kiosk Platform, Plataforma Quiosque Móvel, foi criado em Ruanda por Henry Nyakarund. Trata-se de uma unidade móvel de carregamento elétrico para celulares.

O funcionamento é simples: durante o dia, dois paineis solares carregam as baterias, e à noite ou em dias nublados ele pode ser alimentado num sistema à base de pedaladas. Esse quiosque móvel tem capacidade para carregar até 16 telefones simultaneamente pelo custo de R$ 0,10 (dez centavos).

Twende Twende, o aplicativo contra congestionamento

Twende Twende é um aplicativo móvel que permite que você envie mensagens para motoristas para evitar engarrafamentos na capital do Quênia, Nairóbi. Ele foi projetado em 2013 pelo laboratório da IBM que fica na cidade.

O aplicativo informa os usuários sobre as condições de tráfego e envia recomendações de caminhos para evitar o congestionamento.

Para funcionar bem, o Twende Twende baseia suas indicações num sistema central que usa algoritmos de reconhecimento de imagem das câmeras de Nairóbi. É uma das invenções africanas que, se usadas em larga escala, podem ajudar a resolver os problemas de trânsito de grandes cidades.

Cardiopad, o exame remoto

O Cardiopad sem sombra de dúvidas é uma das invenções africanas que mais tem ajudado os médicos de Camarões. Isso porque, no país, há cerca de 30 cardiologistas para atender 20 milhões de pessoas, e o Cardiopad foi criado para tentar compensar essa defasagem.

O Cadiopad se trata de um tablet que pode fazer eletrocardiogramas remotamente, e os resultados são transferidos de forma sem fio a um especialista.

O desenvolvedor do Cardiopad, Arthur Zang, recebeu uma assistência de US$ 30 mil do governo, permitindo assim, que Zang criasse a Himore Medical, uma pequena empresa que tem a missão de desenvolver dispositivos médicos semelhantes e acessíveis.

Kit de teste anti-malária

O teste mp/PAN (pLDH) é um kit de diagnóstico médico rápido que em 20 minutos detecta todos os tipos de malária em uma amostra de sangue. Além disso, em menos de 30 minutos o mesmo teste é capaz de dizer se o tratamento previsto é eficaz.

Criado por Ashley Uys, o kit de teste anti-malária é uma das invenções africanas que foi desenvolvida a nível mundial, mas é o único teste desse tipo a ser integralmente detido por uma sociedade africana.

MPedigree, aplicativo móvel contra medicamentos falsificados

Lançado em 2007 pela Ghanéen Bright Simons, o MPredigree é um aplicativo que autentica medicamentos.

O funcionamento do aplicativo é simples: os usuários enviam por SMS o código exibido na embalagem do medicamento que eles desejam comprar. Em seguida, o MPedrigree realiza uma checagem junto aos servidores e com as indústrias farmacêuticas, para atestar a sua confiabilidade

O aplicativo está sendo implementado na Nigéria, Tanzânia, Quênia e Uganda.

Valenet: a invenção mineira que te conecta com as novas tecnologias

As invenções africanas que você conheceu neste postblog possibilitaram diversos avanços tecnológicos que facilitam o dia a dia de milhares de pessoas.

Sabe quem também possui inúmeras tecnologias que ajudam milhares de usuários? A Valenet, a internet dos mineiros.

A Valenet é uma empresa de telecomunicações que está sempre em busca de conectar seus colaboradores com os melhores serviços do mercado.

A internet dos mineiros tem a melhor banda larga de Minas Gerais, soluções empresariais perfeitas para o seu negócio, descontos exclusivos nos melhores streamings do Brasil e dezenas de benefícios para colaboradores.

Se você, assim como a Valenet, está sempre em busca de ter o que tem de mais novo no mercado na sua casa e no seu negócio, não perca tempo e confira as ofertas.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)