fbpx

7 maravilhas da Estrada Real: principais atrações da maior rota turística do Brasil

10 minutos para ler

2

7 maravilhas da Estrada Real: conheça os locais mais bonitos da maior rota turística do Brasil

A Estrada Real foi criada no século XVII pela Coroa Portuguesa para facilitar o transporte de ouro e diamante entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Dessa forma, sua criação impulsionou a economia colonial e o desenvolvimento do Brasil.

Atualmente, a Estrada Real atravessa 199 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e tem 1.600 km de extensão. Esses dados fazem dela a maior rota turística do Brasil e um Monumento Nacional.

Por ser tão extensa, a Estrada Real se divide em Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho do Sabarabuçu. Essas quatro sub-rotas escondem inúmeras atrações que ajudam a contar a história do Brasil.

Assim, para facilitar a busca de quem queria desbravar a maior rota turística do país e não sabia por onde começar, em 2012 o Instituto Estrada Real consultou mais de 40 mil pessoas numa votação que buscava eleger as 7 maravilhas da Estrada Real.

Inclusive, Minas Gerais é o estado que abriga mais maravilhas, com seis dos sete pontos de destaque.

Siga com a leitura para conhecer as 7 maravilhas da Estrada Real e descobrir porque elas se destacam entre os inúmeras atrações que compõem a maior rota turística do Brasil.

Sumário

Parque Nacional da Serra do Cipó

O Parque Nacional da Serra do Cipó fica na região metropolitana de Belo Horizonte e, com aproximadamente 34 mil hectares e um perímetro de cerca de 154 km, contempla os municípios Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

Criado em 1984, o parque era chamado de “Jardim do Brasil” pelo paisagista Burle Max devido a vasta diversidade de espécies que criam um ecossistema único.

Vale ressaltar, ademais, que a Serra do Cipó faz parte da Serra do Espinhaço, um complexo geológico que possui uma paisagem repleta de picos rochosos, cânions e cachoeiras.

Assim, devido a sua localização, o Parque Nacional da Serra do Cipó tem uma biodiversidade única que possui grande importância ecológica e é reconhecida internacionalmente, principalmente pela variedade de flores.

Além disso, na Serra do Cipó estão algumas das cachoeiras mais conhecidas de Minas Gerais e do Brasil, além de inúmeras nascentes, canyons e cavernas.

Portanto, devido a essas atrações naturais e pela importância econômica e turística do Parque Nacional da Serra do Cipó, ele é uma das 7 maravilhas da Estrada Real.

A Serra do Cipó é um divisor de duas importantes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça é um dos principais complexos históricos e naturais de Minas Gerais. Assim como o Parque Nacional da Serra do Cipó, ele também fica na Serra do Espinhaço, mais especificamente entre os municípios Santa Bárbara e Catas Altas.

No santuário estão algumas das primeiras construções públicas de Minas Gerais: a primeira igreja neogótica mineira e o primeiro colégio do estado. A igreja tem mais de 400 anos e o colégio foi fundado em 1820, mas desativado após ser seriamente danificado por um incêndio em 1968, sendo então posteriormente restaurado e transformado em museu e biblioteca.

O local é conhecido por receber pesquisadores e observadores de pássaros. Ademais, os principais atrativos do santuário são os passeios noturnos e as conversas no entorno da fogueira enquanto se aguarda a visita do lobo guará, animal cartão postal do local.

No interior da igreja do Santuário do Caraça há pinturas barrocas do Mestre Ataíde que datam do século XVIII. Além disso, visitando o local é possível acompanhar o processo de produção de vinhos e fermentados de laranja, jabuticaba e mel, que são feitos pelos padres do santuário.

Independentemente dos motivos que levam os visitantes ao Santuário do Caraça, o complexo possui trilhas que levam a cachoeiras e mirantes e por isso é um destino ideal para quem gosta de história e um contato mais próximo com a natureza. Não à toa o local é uma das 7 maravilhas da Estrada Real.

Quando era um colégio, o Santuário do Caraça já recebeu visitas de personalidades importantes como os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II

Teatro Municipal de Sabará

O Teatro Municipal de Sabará é o segundo teatro mais antigo do Brasil em funcionamento e foi inaugurado em 1819. Conhecido também como Casa da Ópera de Sabará, o local foi tombado pelo IPHAN em 1963.

A fachada do teatro tem uma arquitetura simples com poucos detalhes, contrastando com com o interior, que possui três andares e 400 lugares distribuídos entre galerias e 62 camarotes. O local foi inspirado no Teatro Italiano e possui um palco elevado ao centro e formato de ferradura.

Ademais, o Teatro Municipal de Sabará, assim como o Santuário do Caraça, recebeu visitas de Dom Pedro I e Dom Pedro II, em 1831 e 1881 respectivamente.

O local é conhecido por ter uma das melhores acústicas do Brasil e em suas linhas arquitetônicas é possível ver a influência dos teatros ingleses da época de Elizabeth I. Assim, o Teatro Municipal de Sabará também foi apelidado de “Teatro Elizabetano”.

O Teatro Municipal de Sabará foi eleito uma das 7 maravilhas da Estrada Real por sua beleza, imponência e importância cultural. Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Sabará

Praça Minas Gerais

A Praça Minas Gerais fica no centro histórico de Mariana desde o século XVIII e é conhecida como “Praça das Duas Igrejas”. Nela estão as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo e um pelourinho que foi construído em 1970 e representava o poder e presença do rei.

Além das igrejas, na Praça Minas Gerais ficam localizadas a antiga casa da câmara e a cadeia, onde atualmente funcionam a Câmara Municipal e a Prefeitura de Mariana. O conjunto forma um cenário que representa o poder político do estado.

O local também dá acesso às outras duas praças históricas de Mariana: as praças Gomes Freire e Cláudio Manual.

As igrejas que compõem a Praça Minas Gerais ficam muito próximas uma da outra, quase perpendiculares, e foram construídas quase na mesma época: Igreja São Francisco de Assis em 1762 e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em 1784.

A Praça das Duas Igrejas é uma das 7 maravilhas da Estrada Real e ao conhecê-la você terá a oportunidade de passear por Mariana, uma cidade histórica que ajuda a contar a história do Brasil em suas ruas.

A Praça Minas Gerais é um cenário turístico importante para o barroco brasileiro

Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha fica em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ela faz parte das 3 cavernas que compõem a Rota das Grutas Peter Lund, um circuito turístico que abriga também as grutas Rei do Mato e Maquiné.

Segundo historiadores, a Gruta da Lapinha foi formada a partir de rochas calcárias de restos marinhos, ou seja, camadas superpostas provocadas pelas correntes marinhas e aéreas da bacia do Rio das Velhas.

Em 1840, o local foi descoberto pelo paleontólogo dinamerques Peter Lund, que encontrou fósseis do primeiro homem americano naquela região. Além disso, estudos apontam que animais como a preguiça gigante e o tigre dente de sabre habitaram o local  há cerca de 25 mil anos atrás.

Inclusive, as descobertas de Peter Lund fazem ele ser considerado o pai da arqueologia e da paleontologia brasileira porque ajudam a entender como a vida começou durante a pré-história.

Portanto, a Gruta da Lapinha está entre as 7 maravilhas da Estrada Real por ser um espetáculo natural e arqueológico mas também um centro educacional e fonte de pesquisa. Ao visitar o local é possível conhecer salões, galerias e labirintos extraordinários.

A gruta possui estrutura para receber visitantes com iluminação e acessibilidade em todos os locais abertos para visitação.

Caso você vá à Gruta da Lapinha, vale a pena conhecer o Museu Peter Lund, localizado nas proximidades da gruta. Ele completa a visita com informações sobre paleontologia, arqueologia e a vida do pesquisador dinamarques.

As estalactites e estalagmites da Gruta da Lapinha criam ambientes que impressionam e atraem milhares de visitantes todos os anos

Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil com 273 metros de queda d’água. Localizada na Serra do Espinhaço, a atração foi escolhida como uma das 7 maravilhas da Estrada Real por sua beleza e imponência.

Ela fica em Conceição do Mato Dentro e é conhecida como “cachoeira do coração” devido ao formato do seu paredão. Anualmente, o local atrai milhares de visitantes que buscam a prática de ecoturismo e a apreciação da queda d’água.

A área ao redor da cachoeira é propícia para observação de aves, caminhadas e atividades de aventura como rapel e escalada. Para quem busca algo mais tranquilo, a piscina natural formada pela queda d’água é ideal para mergulho.

A Cachoeira do Tabuleiro também é conhecida pela biodiversidade, que inclui mais de 120 tipos de orquídeas

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é a única das 7 maravilhas da Estrada Real que não fica em Minas Gerais. O local é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O santuário, localizado no Vale do Paraíba no trecho Rio – São Paulo, começou a ser construído em 11 de novembro 1952 e a igreja foi inaugurada em 1980. O local tem capacidade para acolher de 30 a 45 mil pessoas no seu interior.

Projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, a arquitetura Neo Românica do santuário se tornou conhecida por seus tijolos aparentes e rústicos e pela sua grandiosidade.

O turismo do local é majoritariamente voltado para a religiosidade, mas muitas pessoas vão até ele ver a imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em meados 1717 nas águas do Rio Paraíba do Sul.

O Santuário Nacional é Nossa Senhora Aparecida é o maior santuário do mundo dedicado à Maria

A Valenet conecta cidades importantes da Estrada Real

As cidades Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Santa Bárbara, Catas Altas e Mariana abrigam algumas das 7 maravilhas da Estrada Real e possuem os melhores serviços de telecomunicações do mercado através da Valenet, a internet dos mineiros.

A Valenet conecta Minas Gerais com internet 100% fibra óptica, Wi-Fi Mesh, Wi-Fi 6 e diversas soluções empresariais, garantindo assim, que os mineiros estejam conectados com a melhor internet do mercado.

Se você é morador de alguma dessas cidades e quer ter a melhor conexão de Minas Gerais, não perca tempo e venha para a Valenet, a internet dos mineiros.

*Foto de capa: Reprodução/YouTube: Adventure Club Turismo

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)