fbpx

8 invenções de mulheres que transformaram o mundo

5 minutos para ler

Todos os dias nós lidamos com vários objetos e dispositivos que facilitam a nossa vida. Cada vez mais, as tecnologias entram em nossa rotina e mudam a maneira que lidamos com as tarefas diárias. Porém, poucas vezes paramos para pensar em quem criou aquele item que tanto amamos e precisamos, e muitas vezes podemos nos surpreender.

O mundo da ciência sempre foi majoritariamente dominado por homens, mas esse cenário mudou muito, e a presença feminina na ciência contribui diariamente – e muito – para a evolução das tecnologias.

As mulheres na ciência

As pesquisas realizadas em centros acadêmicos e universidades hoje em dia tem uma grande presença feminina liderando e integrando suas equipes. Em 2014, 46% dos líderes de grupos de pesquisa no Brasil eram mulheres. Esse número, em 1995, era de 34%. Mas devemos nos atentar que há uma disparidade entre as áreas. Nas das ciências humanas elas são maioria, e nas biológicas o número é quase igual; porém, nas ciências exatas, as mulheres são grande minoria.

Mesmo estando inseridas na ciência, esse ramo ainda é dominado pela presença masculina. E isso não ocorre apenas em questões numéricas, mas sim de representação e valorização. Por isso, é importante reconhecer as mulheres que se aventuram pelo mundo da pesquisa e dar os devidos créditos às suas invenções.

Conheça as invenções de mulheres que mudaram o mundo

Para mostrar como existem mulheres por trás de muitas coisas que facilitam o nosso cotidiano, confira essa lista com 8 grandes invenções femininas que mudaram o mundo:

1. Circuito Fechado de Televisão

Por morar em um bairro pouco seguro, a americana negra Marie Van Brittan Brown sentia a necessidade de ter mais controle sobre sua propriedade. Por isso, foi uma das responsáveis por desenvolver, em 1966, um sistema com câmeras para não precisar sair de onde estava para ver quem batia na porta. Hoje um sistema parecido é usado para o funcionamento dos Circuitos Fechados de Televisão, e ajuda muito na segurança de vários estabelecimentos e residências.

2. Software dos computadores

A computação, diferente do que muita gente pensa, não tem um pai, mas sim uma mãe. A contra-almirante da Marinha Grace Hopper teve um papel importante na criação dos computadores comerciais. Ela criou a COBOL, uma linguagem complexa para computadores que é usada até hoje. Além disso, Grace foi a primeira a usar o termo “bug” para designar algum erro. Isso aconteceu porque uma mariposa ficou presa no meio dos aparelhos do computador.

3. Seringa

Letitia Mumford Geer foi a primeira pessoa a usar um aparelho que injeta líquidos na corrente sanguínea das pessoas por meio de um pistão, possibilitando o manuseio com apenas uma mão. A seringa foi criada em 1899, e facilitou muito a vida dos médicos do mundo inteiro.  O modelo de seringa que usamos hoje é inspirado no modelo criado por ela.

4. Painéis solares

Um grande avanço na área das energias sustentáveis foi dado por uma mulher: a física e química húngara Mária Telkes criou um mecanismo que transforma a energia térmica em elétrica. Isso foi um passo importantíssimo para a criação dos painéis fotovoltaicos que produzem a energia solar. Junto com Eleanor Raymond, ela criou uma casa totalmente aquecida por energia solar logo após a Segunda Guerra.

5. Refrigeradores

Já parou para pensar na importância que uma geladeira tem na nossa casa? Sem ela, seria impossível armazenar certos tipos de alimentos, ou tomar aquela deliciosa bebida gelada. Devemos o modelo elétrico das geladeiras à inventora Florence Parpart, que patenteou sua invenção em 1914. Além de criar um objeto tão útil, ela ainda tinha uma ótima veia empreendedora e conseguiu popularizar seu produto.

6. Colete à prova de balas

A química americana Stephanie Kwolek foi a responsável por descobrir os usos do p-fenilenodiamina com cloreto de tereftaloila, também conhecido como Kevlar. Essa fibra tem uma capacidade resistiva muito alta, além de ser extremamente leve. A descoberta desse novo composto possibilitou a criação de vestimentas altamente resistentes, como é o caso do colete à prova de balas.

7. Tecnologias das Telecomunicações

Shirley Ann Jackson é uma das mulheres mais inovadoras que a ciência já teve. Foi a primeira mulher negra a se formar doutora pelo MIT, em 1973, e desde então vem fazendo parte de várias invenções que mudaram a humanidade.

Por 15 anos ela desenvolveu seus trabalhos no Bell Laboratories, onde evoluiu infinitamente com a tecnologia nas telecomunicações. Dentre os avanços  associados ao seu trabalho estão o fax portátil, o telefone com toque por tom, as células solares, cabos de Fibra Óptica e a tecnologia por trás da identificação de chamadas.

8. Tecnologia Wireless

O Wi-Fi facilita muito o acesso à internet e hoje se tornou item imprescindível em qualquer residência. O que quase ninguém sabe é que a atriz e diva de Hollywood Hedy Lamarr é a responsável por essa tecnologia. Ela desenvolveu um tipo de comunicação sem fio (wireless) que foi usada primariamente para guiar torpedos pelo exército. Mas com o passar do tempo, essa tecnologia foi utilizada também para criar o sinal de Wi-Fi e até o GPS.

É muito interessante descobrir que invenções de mulheres nos cercam a todo momento! Desde quando tomamos uma injeção até quando acessamos a internet sem fio em casa, devemos isso a uma mulher. E para aproveitar essa tecnologia ao máximo, que tal descobrir algumas dicas de como melhorar o seu sinal de Wi-Fi?

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)