fbpx

Aglomerado da Serra: conheça projetos inovadores da comunidade

8 minutos para ler

2

Aglomerado da Serra: conheça projetos inovadores da comunidade

Conhecido como o maior conjunto de favelas de Minas Gerais, o Aglomerado da Serra é um verdadeiro berço para a cultura em Belo Horizonte. Território de criação de artistas de diferentes estilos, a comunidade tem uma história centenária, pois nasceu quase junto com a capital mineira.

Diversos projetos culturais, sociais e educativos são desenvolvidos na região, que é apelidada carinhosamente de “Serrão”. O Blog da Valenet reuniu algumas das iniciativas de destaque do Aglomerado da Serra em BH. Confira a seguir!

Sumário

.

Conheça o Aglomerado da Serra em BH

O Aglomerado da Serra é a maior favela de Minas Gerais e também uma das maiores de todo o Brasil. Em números de habitantes, o complexo fica atrás da Rocinha, no Rio de Janeiro, e da Favela do Sol Nascente, no Distrito Federal. As pesquisas estimam que existam mais de 50 mil pessoas vivendo na comunidade.  

A população do Aglomerado da Serra em BH se divide em oito vilas: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santana do Cafezal, Novo São Lucas, Fazendinha, Chácara, e Marçola. O complexo fica na região sul da capital mineira, próximo aos bairros Serra e São Lucas.

Inclusive, a origem do Aglomerado da Serra se confunde com a história de Belo Horizonte. A comunidade começou a se formar na década de 1920, fruto da migração de diversas pessoas, vindas, principalmente, do interior do estado. Os primeiros ocupantes moravam em barracos feitos de folhas de zinco, tábua e papelão.  

De lá pra cá, muita coisa mudou. Com muita luta e resistência, iniciativas da comunidade chamaram a atenção do poder público, e hoje ajudam a fomentar a cultura e o desenvolvimento econômico e social da região. 

Projetos que fomentam a cultura, o esporte e a educação ganham terreno fértil no Aglomerado da Serra

Nós separamos alguns dos projetos do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte que alcançaram grande destaque e você precisa conhecer! 

Projetos premiados

Com inúmeras iniciativas populares pipocando a cada esquina do Serrão, não é raro que algumas delas chamem a atenção de grandes premiações. A seguir, vamos conhecer projetos da comunidade que alcançaram reconhecimento nos últimos anos! 

Mais favela, menos lixo

No Prêmio Melhores Escolas do Mundo, realizado em 2022, a iniciativa da Escola Municipal Professor Edson Pisani foi a grande vencedora da categoria “Escolha da Comunidade”. O instituto ganhou o título por conta do projeto “Mais favela, menos lixo”, que promove ações de saneamento e limpeza. 

Dentre as ações executadas pela iniciativa estão a confecção e instalação gratuita de lixeiras e ganchos/porta lixo para os moradores e a criação de jardins em locais usados, anteriormente, para descarte irregular de resíduos. Além disso, o projeto aproveitou entulhos de obras para a fabricação de mini gabiões, usados na estabilização de terrenos na própria comunidade.  

Casa no Pomar do Cafezal

No ramo da arquitetura, uma casa no Aglomerado da Serra ganhou os holofotes do mundo em 2023. A residência do artista Kdu dos Anjos, chamada de “Casa no Pomar do Cafezal”, venceu o prêmio de “Casa do Ano”, do ArchDaily – um dos maiores sites de arquitetura, design e decoração do mundo. 

Implantada em um terreno anguloso, a casa de 66 m² foi construída em colaboração com o Coletivo Levante. Com atenção à iluminação e ventilação, o projeto utiliza materiais próprios da periferia, resultando em um espaço de grande qualidade ambiental. 

casa no aglomerado da serra
A casa de Kdu dos Anjos fica em um terreno de 70 m² – Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

Outros projetos sociais de destaque

São muitos os projetos sociais, educativos e culturais que ganharam terreno fértil no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Conheça mais alguns deles a seguir! 

Morro Encena

O Morro Encena é um grupo de teatro de rua feminino, que conta com atrizes residentes no Aglomerado da Serra. Suas peças e montagens, geralmente, buscam refletir sobre temas relacionados aos Direitos Humanos e abordam a realidade social das periferias e da desigualdade de gênero. Conheça mais sobre o projeto no Instagram: @morro.encena

Projeto Itamar

Nascido em 2005, o Projeto Itamar atua em diversas frentes na comunidade do Serrão. Oferece atividades para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com foco em geração de emprego e renda, promoção do bem-estar e na conservação do meio ambiente. Cursos profissionalizantes, aulas de Taekwondo, reforço escolar, oficinas de bijuterias são algumas das ações promovidas pela iniciativa. Saiba mais no Instagram: @projeto_itamarbh

Movimento Seu Vizinho

Mais que um bloco de Carnaval: uma escola de artes livre e periférica. Assim se apresenta o Movimento Seu Vizinho, que nasceu em 2014 no Aglomerado da Serra. Hoje, o coletivo realiza ações culturais, como oficinas de música e cursos profissionalizantes no ramo da arte, além de práticas de apoio socioassistencial às famílias da comunidade. Conheça tudo pelo Instagram: @seuvizinho_. 

bloco no aglomerado da serra
O projeto Seu Vizinho teve início como um bloco de Carnaval- Foto: Facebook
Lá da Favelinha

Fundado e coordenado pelo artista Kdu dos Anjos (sim, o mesmo da casa premiada pelo ArchDaily), o Centro Cultural Lá da Favelinha é uma organização artística-cultural que busca promover o empreendedorismo social e o desenvolvimento humano através da arte. São diversos projetos de destaque, como o grupo de dança Favelinha Dance, a marca Remexe, e as oficinas do Voa Favelinha e do Fika Ryca Favelinha. Conheça mais no Instagram: @ladafavelinha

Roots Ativa

Agroecologia pensada e cultivada na favela: essa é a proposta do projeto Roots Ativa, que se instala desde 2008 no alto do Aglomerado da Serra. O grupo, formado por educadores, cozinheiros, agentes culturais e artistas desenvolve projetos voltados para a conservação do meio ambiente. A comercialização de produtos agroecológicos e da agricultura familiar ajuda o coletivo a realizar, continuamente, mutirões e vivências voltadas à ecologia. Saiba mais pelo Instagram: @roots_ativa

Para saber mais sobre o Aglomerado da Serra

A cultura efervescente do Serrão não cabe em poucas linhas. Por isso, alguns projetos também ajudam a divulgar um pouco de tudo que rola por lá. Veja a seguir! 

Rádio Favela FM

A Rádio Favela FM está em atividade desde 1981, e transmite seus programas direto do morro. É uma rádio educativa, que surgiu como um espaço para divulgar a música e a cultura negra, além de denunciar a discriminação e os problemas enfrentados pelos moradores da favela.  

No ar até os dias de hoje, a emissora divulga ritmos populares, como o pagode, o funk, o sertanejo, entre outros, além de promover, em seus programas, ações, notícias e informações de interesse para a comunidade. Você pode ouvir a rádio pela frequência 106,7 FM

A história dessa rádio virou até filme. A produção “Uma Onda no Ar”, dirigida por Helvécio Ratton e estrelada por Babu Santana, mostra a origem da emissora, como ela foi perseguida pela polícia e a luta de seus criadores para mantê-la.  

Documentário Serrão Berço de Cultura

Produzido em 2021 por artistas do próprio Aglomerado da Serra, o documentário “Serrão Berço de Cultura” conecta passado e futuro, une ancestralidade com tecnologias e apresenta saberes presentes no cotidiano dos jovens da comunidade. O filme é dividido em duas partes e foi dirigido por Maíra Neiva, Pablo Xavier, Negona Dance e Simone Sigale, todos moradores do Serrão. 

Intitulado “Mulheres que Inspiram”, o primeiro episódio aborda o cotidiano de mulheres negras, periféricas, mães, avós, pilares de sustentação do funcionamento da comunidade. Já a segunda parte, “Artivismo e Resistência”, apresenta a rotina de artistas do Aglomerado da Serra, que falam de suas experiências e vivências, seus estudos e referências.  

Confira abaixo o primeiro episódio do Documentário “Serrão Berço de Cultura” 

Valenet: internet que conecta o Aglomerado da Serra

Ajudando a conectar todos os projetos culturais e iniciativas socioeducativas que fervilham no Serrão, a Valenet tem a melhor cobertura de internet no Aglomerado da Serra. A provedora oferece uma rede confiável e estável em toda a região, com cabos 100% fibra óptica.  

Além de banda larga de qualidade, a Valenet também disponibiliza planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais em toda a área.

Acesse o site e contrate agora a melhor internet do Aglomerado da Serra, a Valenet!

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)