fbpx

Casa automatizada: saiba o que é e como otimizar a sua

6 minutos para ler

Muito longe de parecer algo futurista, ter uma casa automatizada já é a realidade de muitas pessoas. Mas ainda há dúvidas sobre o que é uma residência nesse estilo e como começar um projeto desse tipo.

E é exatamente por isso que preparamos este conteúdo. Veja agora como esse tipo de casa funciona, maneiras para iniciar a automação do seu imóvel e de que forma seu Wi-fi pode ajudar nesse processo. Então, confira para entender melhor e ter a sua casa inteligente!

O que é uma casa automatizada?

A automação residencial não é algo novo e existe há muitos anos. Nesse sentido, a Internet das Coisas já era utilizada de forma básica para sistemas menos complexos, como climatização, iluminação e persianas. 

Com o passar do tempo, a ideia começou a ser ampliada, alcançando diversos aparelhos. Assim, é possível conectar essas máquinas em um controle central e a ativação acontece com um comando do usuário, por exemplo, em tablets, aplicativos de celular, displays touch screen ou uma interface web via internet. 

Então, é possível perceber que a automação permite programar funções para qualquer dispositivo eletrônico. Mas para isso, ele deve estar integrado a uma rede centralizada com a ajuda de um sinal de Wi-fi.

Ainda, com uma casa automatizada, pode-se definir como cada equipamento funcionará a partir de um evento específico, evitando o trabalho manual. Desse modo, essa tecnologia oferece diversas soluções para manter sua moradia mais prática, segura e confortável. 

O que pode ser automatizado na minha casa?

Ter uma casa inteligente garante muitos benefícios. Assim, uma vantagem incrível é que tudo que estiver conectado à rede elétrica pode ser automatizado. Dessa forma, você consegue programações tanto básicas quanto avançadas. 

Para entender melhor, basta imaginar uma cafeteira elétrica. Para automatizar esse aparelho, basta conectar um dispositivo inteligente entre a tomada e o cabo de energia dessa máquina. 

Após isso, você pode acessar o gadget para automação via Wi-fi ou bluetooth. Assim, o aplicativo programado coleta informações do consumo de energia, tempo de uso, horas mais utilizadas etc. Dessa forma, é possível agendar o funcionamento automático em horários e dias específicos. Isso facilitaria muito sua vida, concorda? 

Então, entre as opções de sistemas que podem ser automatizados em sua casa estão:

  • tomadas e plugs inteligentes;
  • lâmpada Wi-fi;
  • interruptores automáticos;
  • aparelho de televisão;
  • fechadura digital via Wi-fi;
  • ar-condicionado por controle de voz;
  • câmeras de segurança por Wi-fi;
  • interfone por vídeo;
  • sensor de fumaça.

Com isso, em poucos cliques ou palavras, você consegue ativar diversos controles. Nesse sentido, o seu Wi-fi é um excelente parceiro, já que a rede de internet torna a experiência de uma casa automatizada muito mais eficiente e agradável.  

Como montar uma casa inteligente?

Hoje, um dos aparelhos mais utilizados para automação é a Alexa, da Amazon. Trata-se de um dispositivo que funciona com comando de voz. Por meio dele, você pode ativar serviços de streaming de vídeos e músicas, fazer compras, controlar a temperatura, mudar a iluminação, acompanhar o sistema de segurança e conectar certos eletrodomésticos. 

Já soluções mais avançadas, incluem a integração de vários equipamentos e sistemas em toda a casa. Para isso, você precisa de uma central hub ou controladora, onde todos os aparelhos estarão interligados via Wi-fi ou cabo. 

Assim, encontramos duas formas principais para transformar seu imóvel em uma casa inteligente. Em primeiro lugar, é possível contratar uma empresa que seja especialista nesse serviço. Já o segundo modo, é começar esse processo por si próprio, de acordo com seu tempo e recursos. 

Então, escolha a forma que preferir. Além disso, uma dica importante é optar por aparelhos de qualidade para evitar problemas, ou seja, não precisa começar com muitos sistemas, apenas com aqueles que trazem melhor custo-benefício. 

Quais as vantagens de ter uma casa automatizada?

A vantagem de ter uma casa automatizada vai além do conforto, já que você também consegue reduzir os gastos desnecessários. Uma vez que o sistema desliga os aparelhos que não estão em uso, isso traz mais economia e aumenta o tempo útil das máquinas:

  • é possível diminuir o consumo de água, poupar energia e garantir que seus eletrônicos não sejam utilizados mais tempo do que o necessário. Tudo isso, tornando sua casa mais eficiente e sua vida mais descomplicada;
  • os sistemas de controle conseguem medir e monitorar todas as funções dos aparelhos conectados na interface. Assim, você controla o tempo exato de funcionamento de cada um;
  • o dispositivo entre o equipamento e a tomada mede o índice de energia elétrica em consumo, podendo utilizar menos aqueles que têm maior gasto. Já o ar-condicionado pode ser ligado e desligado ao atingir a temperatura programada;

Além desses benefícios, é possível medir a quantidade de água utilizada nos ambientes. Ainda, as luzes também não precisam ficar acesas o tempo inteiro, basta usar os sensores de presença, ou seja, você terá muito mais controle do seu consumo! 

Como o Wi-fi pode ajudar a ter uma casa automatizada?

Uma residência inteligente é muito mais sustentável e funcional. Assim, com seu próprio smartphone, você confere o consumo total de energia na sua casa automatizada. Isso garante precisão e economia na palma das suas mãos. 

A rede mesh é um exemplo de como usar o seu Wi-fi para ter uma casa automatizada. Esse sistema é desenvolvido sem fio e acaba com as áreas sem conexão em um imóvel. Dessa forma, é possível interligar diversos aparelhos a esse recurso. 

Como ele funciona com uma rede em malha, permite a distribuição do sinal de internet sem falhas ou interrupções repentinas. Logo, os dispositivos inteligentes, como geladeiras, alarmes, televisão etc, conseguem funcionar com alta performance.  

Para tanto, a conexão sem fio é essencial, porque ela permite a ligação entre todos os aparelhos. Então, quando o Wi-fi não funciona, não é possível comandar todas as funções de sua casa. Por isso, escolha bem o seu provedor de internet

Veja também: como posicionar o roteador para ter o melhor wi-fi

Agora que você já sabe o que é uma casa automatizada e como seu Wi-fi pode ajudar nesse processo, dê início ao projeto. Observe o que pode ser melhorado em seu imóvel e inclua o que mais precisar. Depois, é só aproveitar a comodidade do seu lar tecnológico! 

Se gostou desse artigo, aproveite e confira também o nosso Guia para potencializar o Wi-fi

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)