O que fazer quando o wi-fi não funciona?

3 minutos para ler

Quem vive conectado, com certeza, já vivenciou alguma situação em que o wi-fi não funciona. Dá um desespero! A gente xinga, sofre, tenta acessar a rede do vizinho, liga no provedor, mas quase nunca para e analisa com cautela esse fato.

Às vezes, o problema com o wi-fi pode não ser uma questão do provedor, mas de desatualização do roteador ou, até mesmo, localização. Muitos fatores interferem na qualidade do sinal e neste artigo vamos falar sobre alguns e apontar soluções. Confira!

Ultravelocidade em equipamentos ultrapassados

Aumentou a velocidade da internet e, mesmo assim, o wi-fi não funciona? Os avanços tecnológicos são rápidos e, dificilmente, os equipamentos acompanham tanta evolução. Não apenas o roteador, mas os próprios dispositivos receptores de sinal (smartphone, notebook, televisores etc.) possuem um “prazo de validade”.

Isso quer dizer que precisa trocar de equipamento sempre que surgir uma versão mais atual? Não. É importante ficar atento na hora de fazer uma mudança de banda e confirmar se os equipamentos receptores estão aptos a receber a frequência contratada.

O wi-fi não funciona no quarto

A localização do roteador é um fator muito importante em uma rede wi-fi. Deve ser escolhido com cautela, para garantir a melhor distribuição do sinal. Além disso, é preciso considerar as interferências como paredes, móveis, portas… Tais elementos, contribuem para diminuir a frequência emitida pelo equipamento.

Se você gosta de usar a internet no quarto avalie a distância entre ele e o roteador, o tamanho da sua casa e a frequência de distribuição do seu equipamento. Veja se ele está posicionado da forma correta, com as antenas para cima, não muito no alto e fora de armários ou gavetas.

plano de internetPowered by Rock Convert

Muitos dispositivos para pouca banda

O roteador faz a conexão de diferentes dispositivos em uma rede. O provedor envia para ele o sinal de internet e ele distribui. Dessa forma, fique atento a quantidade de equipamentos que estão consumindo da sua internet. Smartphones, notebooks, Smart TVs e muitos outros aparelhos, que podem sobrecarregar o sinal.

Se o wi-fi não funcionar, tente desligar os aparelhos e conectar o cabo de rede em um único dispositivo e faça um teste de velocidade. Caso não haja problema de conexão, verifique a quantidade de dispositivos que estão conectados nessa rede, e se a quantidade de banda contratada é suficiente para alimentar a todos.

Soluções em wi-fi para sua casa

Existem muitas formas de organizar um lar. Há muitas maneiras de construir uma casa. Por isso, a Valenet pensou em formas de solucionar uma queixa recorrente: wi-fi. Com três soluções desenvolvidas para atender diferentes necessidades, você pode distribuir o sinal da sua internet por toda a sua casa, com a qualidade da Valenet.

Ligue grátis 106 38 e fale com um de nossos atendentes. Eles vão entender a sua necessidade e oferecer a melhor solução, com equipamentos muito bem avaliados no mercado de tecnologia. Ligue agora mesmo e saiba mais:

Acesse nosso site
Instagram
Facebook
LinkedIn

Posts relacionados