5 dicas de como escolher uma pós-graduação sem errar

7 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

As empresas sempre exigem de seus colaboradores novas habilidades, e nenhum profissional está seguro no mercado apenas com um diploma de curso superior. A melhor maneira de manter-se competitivo nesse cenário é investindo em sua educação. Entretanto, como escolher uma pós-graduação?

De fato, existem muitas opções de qualificação, e cada uma apresenta suas particularidades. Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a encontrar o curso certo. Apresentamos as principais diferenças entre os tipos de pós-graduação, além de 5 dicas para escolher a alternativa ideal e alavancar sua carreira. Confira!

As principais diferenças entre pós-graduação e curso de extensão

É sempre vantajoso continuar investindo em sua educação mesmo depois de concluir a faculdade. Além de garantir a você uma boa vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, quem tem uma pós-graduação costuma progredir mais rapidamente na carreira. Isso sem falar no networking que ocorre nesses cursos e que pode ajudar você a encontrar melhores oportunidades de trabalho.

Veja a seguir quais são as principais características dos cursos de pós-graduação e extensão descubra como cada um deles pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

Pós-graduação

Esse tipo de curso é dividido em duas categorias: lato sensu e stricto sensu. Se você busca aprofundar seus conhecimentos em sua área de trabalho, a pós-graduação lato sensu é ideal para você. Aqui se encaixam os principais cursos de especialização, ou seja, você recebe o título de especialista ao concluir sua pós.

É nessa categoria também que se encontram os cursos voltados à área da gestão, como o Master Business Administration (MBA). Os cursos lato sensu têm uma carga horária média de 360 horas, apresentam um currículo flexível, mesclando aulas práticas com teóricas, e são frequentemente realizados na modalidade a distância. Algumas instituições podem realizar uma entrevista online antes de você fechar sua inscrição.

Já a pós-graduação stricto sensu é aquela voltada para os profissionais que buscam seguir na carreira acadêmica como professores ou pesquisadores. O tempo de curso varia de acordo com o título: são 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado. Esses cursos ainda são oferecidos apenas na modalidade presencial, mas existe um projeto no Ministério da Educação (MEC) que pretende criar mestrados a distância.

Curso de extensão

Os cursos de extensão não fazem parte da grade de ensino da graduação ou da pós, mas têm como objetivo oferecer uma formação complementar dos conhecimentos em uma área ou trazer informações sobre um novo tema relativo ao seu campo de trabalho. Se você trabalha na área administrativa e tem dificuldade em utilizar planilhas, existem cursos de extensão de introdução às ferramentas de gestão, por exemplo.

Assim como a pós-graduação, os cursos de extensão são divididos em duas categorias, uma livre e outra de extensão formativa. A modalidade livre não exige nenhuma formação específica e está aberta a todo tipo de público. Já os cursos de extensão formativa são voltados a estudantes com formação nos ensinos fundamental ou médio ou à atualização profissional daqueles que concluíram o ensino superior.

Uma grande vantagem dos cursos de extensão universitária é que eles são de curta duração, variando de 20 a 40 horas. Assim como a pós-graduação lato sensu, esse curso pode ser realizado presencialmente ou na modalidade a distância.

5 dicas para escolher o curso certo de pós-graduação

Agora que você já sabe as principais características dos tipos de formação continuada, veja também o que é necessário considerar antes de realizar sua inscrição no curso.

1. Analise seus objetivos pessoais e profissionais

As qualificações profissionais também têm influência na vida fora do trabalho. Que tal aproveitar a pós-graduação como uma oportunidade de começar a orientar sua trajetória equilibrando seus desejos profissionais e pessoais?

Dentro dos objetivos profissionais, você também precisa considerar suas prioridades a curto, médio e longo prazo. Se você precisa adquirir uma nova habilidade para se posicionar rapidamente no mercado, a pós-graduação lato sensu é mais indicada, mesmo que você deseje seguir para o mestrado ou doutorado no futuro.

2. Conheça suas habilidades

Faça uma lista com as principais competências e habilidades necessárias em sua rotina profissional e observe quais são as suas forças e pontos a melhorar. Se você se formou em administração, por exemplo, e pretende dedicar-se ao marketing, invista em cursos nessa área. Se você espera ocupar cargos de gerência no futuro, o MBA é a alternativa ideal.

3. Entre em contato com profissionais da área

É interessante conversar com profissionais que atuam em sua área de interesse e ouvir o que eles têm a dizer. Com isso, você obtém uma percepção maior das demandas do mercado, podendo optar pelo tipo de pós-graduação que de fato fará diferença no momento de conquistar uma nova vaga ou promoção.

4. Escolha uma instituição de referência

Definido o curso, é hora de procurar uma instituição que possa de fato contribuir com sua formação profissional. Para não errar na escolha, entre na página do MEC e verifique se essa escola ou universidade está autorizada a oferecer o curso em questão. Além disso, é importante estar atento a outros pontos, como:

  • grade curricular: veja se o curso escolhido pode oferecer a qualificação que você busca;
  • professores experientes: se você tem interesse em uma atualização voltada ao mercado de trabalho, o ideal é que os professores tenham uma boa vivência da área para direcionar melhor as lições aprendidas na sala de aula à sua realidade profissional;
  • qualidade da instituição: fique de olho nos selos e nas certificações obtidos pelas instituições. Isso indica que ela segue os padrões de qualidade preestabelecidos;
  • valores: veja se a pós-graduação não vai prejudicar seu orçamento, para não correr o risco de se endividar ou desistir do curso. Fazer trabalhos freelancer a fim de cobrir esse gasto pode ser uma opção para manter as contas em dia.

5. Avalie sua disponibilidade de horário

Conciliar a pós-graduação com a rotina de trabalho e a vida pessoal não é uma tarefa fácil. Nesse caso, a melhor alternativa é procurar por cursos oferecidos na modalidade a distância. Além de serem financeiramente mais acessíveis, você não precisa se preocupar com o deslocamento para chegar ao local de estudo e pode realizar as atividades do curso onde você quiser. Tudo o que você precisa é de uma ótima conexão com a internet.

Agora que você sabe como escolher uma pós-graduação, não deixe de avaliar suas ambições e refletir sobre o momento ideal de investir no seu desenvolvimento profissional. Não deixe de considerar o tempo disponível para se dedicar ao curso e o investimento financeiro necessário, combinado?

Gostou das nossas dicas? Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram e não perca mais nenhum dos nossos conteúdos desenvolvidos especialmente para você!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados