Você precisa parar de ver vídeos para que seus filhos possam usar a internet para ouvir música? Quando você usa as redes sociais não sobra internet para sua mãe trabalhar? O seu Netflix só vive travando? Tá na hora de rever a sua banda larga. Ao escolher uma internet é preciso ficar atento a alguns critérios para que todos da casa possam aproveitar, sem limitações. Por isso, separamos dicas para escolher um plano de internet adequado para toda a família.
Mas antes, é preciso entender o que é um serviço de banda larga e quais são suas principais características.
O que é Banda Larga?
Internet banda larga é o nome dado para a tecnologia que nos conecta à internet através de provedores com alta velocidade de conexão e grande estabilidade. Ela é considerada a evolução da Internet Discada, pois garante uma conexão permanente e sem ocupar a linha telefônica.
A banda larga conta com vários formatos de transmissão, como a internet via rádio, que funciona a partir de torres de transmissão de dados via ondas de rádio, e a fibra óptica, que transmite dados por meio de cabos de material especializado que possibilitam grandes velocidades.
4 dicas para escolher um plano de internet ideal para a sua família
1- Entenda as necessidades da sua família
O primeiro passo é saber as necessidades da sua família, definindo com o que vocês irão utilizar a internet e com qual intensidade e frequência.
- Moram muitas pessoas em sua casa?
- Você assiste muitos vídeos e faz download de arquivos pesados?
- Acessa muito as redes sociais?
- Trabalha em casa?
- Utiliza Netflix e outros sites de serviço de streaming?
- Faz um uso maior da internet dentro de casa do que fora?
Responder a estas perguntas pode te ajudar a traçar a sua necessidade e entender os limites do plano ideal para a sua família. Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, você pode precisar de um plano de internet maior para atender à sua família.
2- Verifique a conexão dos seus vizinhos
A grama é sempre mais verde do outro lado? Ao pesquisar que prestadora de serviço escolher, é preciso verificar a conexão dessa empresa em sua região.
Verifique se os seus vizinhos possuem boa conexão de internet e se estão satisfeitos com o plano e operadora que possuem. O sinal e qualidade de uma operadora podem variar de acordo com a localização em que o serviço será utilizado.
3- Pesquise a reputação das empresas consideradas
Uma empresa pode ter um sinal e preço, aparentemente, ótimos, mas isso não é tudo. É preciso pesquisar a reputação das prestadoras de serviço disponíveis.
Há quantos anos esta empresa atua no mercado? Como é o suporte técnico oferecido? Estas perguntas vão te ajudar a entender como essa provedora pode te ajudar a solucionar possíveis problemas com o serviço, além de te dar certeza de um serviço honesto e de qualidade.
4- Analise o custo-benefício dos planos disponíveis
Depois que você entender as necessidades de sua família e conhecer os melhores provedores disponíveis em sua região, você precisa analisar o custo-benefício dos planos oferecidos.
Nem sempre o plano mais barato vai ser o melhor para as suas necessidades. Da mesma forma que o plano mais rápido pode ser desnecessário para o seu de consumo.
Agora que você já viu nossas dicas para escolher um plano de internet para a sua família, está na hora de decidir qual a solução de internet banda larga que mais se adequa às suas necessidades.