fbpx

O caminho do conteúdo: 7 dicas infalíveis de como crescer no Instagram

6 minutos para ler

Se você já se perguntou como crescer no Instagram, é possível que tenha visto várias respostas. Entre tantas dicas, saber o que funciona nem sempre é fácil.

Pensando nisso, criamos este post, com as 7 principais formas de ter sucesso nessa rede social. Em primeiro lugar, três palavras devem estar sempre em sua mente: criatividade, planejamento e constância. Esses pilares não funcionam um sem o outro. Então, descubra como aplicar essas estratégias na prática!

As palavras mágicas para crescer no Instagram

Para ter um bom crescimento no Instagram, é importante trabalhar com um calendário de conteúdos. Mas não basta postar material repetitivo ou que não traga valor para o público. Aqui, ser criativo é um ponto fundamental.

Afinal, será que apenas saber o que postar e criar material diversificado basta? É nesse ponto que muitas empresas MEI, negócios grandes e influenciadores pecam: a falta de presença.

Normalmente, os seguidores entram todos os dias na rede social, por isso você precisa aparecer com frequência para eles.

O Instagram conta com mais de um bilhão de pessoas ativas. Trata-se de uma ótima maneira para divulgar seus produtos e serviços. Assim, quando feita estrategicamente, essa visibilidade pode oferecer pontos muito positivos.

Até aqui, você entendeu bem a dinâmica para conquistar seguidores todos os dias. Contudo, apenas ter esses conceitos não mudará a sua marca. Para tanto, é preciso saber o caminho do conteúdo até chegar a esses possíveis clientes e, assim, alcançar uma renda extra na internet. Acompanhe no próximo tópico!

A criação da sua identidade empresarial

Se você tem um perfil empresarial, já saiu na frente de muitas pessoas. Esse passo é crucial para ter acesso a recursos e métricas do seu negócio. Além disso, o olhar que você tem para com a sua conta também faz diferença.

Logo, se você vê o seu Instagram como uma rede para compartilhar fotos interessantes, às vezes, é isso que terá como retorno, ou seja, será um crescimento baixo ou apenas terá amigos e conhecidos em sua lista de seguidores.

Já quando você encara o processo de criação de conteúdo como parte do seu trabalho, isso muda. Aqui, você já tem uma postura de empreendedor que está investindo em seu negócio. Por isso, ter uma identidade de marca definida transforma tudo quando se trata de ganhar dinheiro na internet

Então, deixe seu Instagram profissional. Crie um logo, escolha uma paleta de cores, use as mesmas fontes nas postagens e tire fotos com alta qualidade. Esses detalhes deixarão seu perfil com um visual mais confiável diante do público.

Dicas definitivas sobre como crescer no Instagram

Até aqui, você já definiu a mentalidade ideal para alcançar mais seguidores no Instagram.  Agora, é o momento de explorar os recursos que essa rede oferece. Então, veja as melhores estratégias para usar e alavancar seu perfil.

1. Tenha uma linha editorial

Em uma conta pessoal, é comum postar quando se tem vontade e o que achar bonito. Já na conta comercial, não é bem assim. Portanto, poste com regularidade, mas sem exagerar no número de conteúdos diários. Ah, sempre use cores, fontes e tom de voz (formal, jovem, técnico etc.) que remetem à sua marca.

e-book netflixPowered by Rock Convert

2. Defina sua persona

Persona é a pessoa com quem você quer falar. Nesse caso, ela vai além do público-alvo, que é mais amplo. Sendo assim, defina um seguidor ideal, com nome, idade, profissão, interesses e hobbies. Ao criar uma postagem, imagine que está falando diretamente com essa pessoa.

Para fazer isso da melhor forma, não use achismos. Dê preferência para uma pesquisa de mercado e do público que mais acompanha você ou seu nicho de atuação.

3. Gere conteúdo útil e atraente

Preserve seu perfil informativo e convidativo para a sua persona. Logo, use imagens com cores agradáveis, tenha fotos com ótima iluminação e gere valor com os seus textos. A ideia é que o seu visitante veja que vale a pena acompanhar o seu conteúdo.

Para isso, diversifique suas postagens e traga temas interessantes. Dessa forma, sempre pense em como aquele post no feed ou no stories pode melhorar a vida do seu seguidor.

4. Interaja com seu público

Não adianta ter uma conta incrível se o seu seguidor não conhece você. Tenha em mente que o relacionamento é a chave do crescimento. Assim, siga contas similares no Instagram e faça comentários criativos. Responda a todos que comentarem em suas postagens. Você pode incentivar a interação criando enquetes nos stories ou em caixas de perguntas.

5. Use ferramentas para agendar publicações

Você já sabe que precisa ter presença frequente na rede social. No entanto, como fazer isso tendo seus compromissos diários? A resposta é usar plataformas para agendamento de publicações. A mais indicada e segura é o próprio estúdio de criação do Facebook.

Então, separe um dia para produzir seus conteúdos. Feito isso, tenha também uma data para agendar as publicações no seu feed. Dessa forma, será mais fácil cumprir o seu planejamento.

6. Utilize os recursos de vídeo do Instagram

Nesse tópico entram: Lives, Instagram Stories, IGTV e os Reels. Cada um apresenta uma forma diversificada, mas o que têm em comum é que são vídeos para essa rede social. Em geral, eles garantem um bom engajamento com o público e podem ser compartilhados.

As lives são ao vivo e mais longas. Fora elas, os stories têm segundos e fazem parte da interação diária. Já o IGTV é uma plataforma para vídeos mais completos, no mesmo estilo do YouTube.

Por fim, os Reels são a tendência do momento, sendo vídeos curtos e divertidos, inspirados no conceito do TikTok.

7. Aproveite os anúncios pagos

Com todos os recursos anteriores, o crescimento é orgânico, mas você pode acelerar isso. Outra forma de impulsionar o seu perfil é usar os anúncios pagos.

Com pequenas quantias iniciais, você consegue fazer seu conteúdo ser apresentado para pessoas que ainda não te seguem. Por isso, o retorno de investimento (ROI) para vender pelo Instagram é potencialmente alto. Vale a pena fazer um teste e conferir.

Agora que você já entendeu o caminho do conteúdo, saber como crescer no Instagram não será um problema em seu negócio. Então, siga essas estratégias e logo verá o resultado dos seus esforços.

Para complementar essa leitura, aproveite e descubra também esses aplicativos para criar e editar vídeos no Instagram.

Posts relacionados