PABX Híbrido: a solução ideal para interligar filiais

6 minutos para ler

Empresas têm demandas mais específicas e necessitam de soluções mais robustas quando se trata de telefonia e canais de comunicação. O modelo de central telefônica mais usado na atualidade é o PABX. Por meio desse método, é possível que múltiplas ligações sejam feitas para uma única linha que se divide em vários ramais. Com o passar dos anos, várias tecnologias foram criadas, chegando ao mais atual: o PABX Híbrido.

O atendimento ao público é um dos fatores que faz toda a diferença ao se relacionar com empresas. A maneira com que são atendidos deve ser a mais organizada e rápida possível, para que se garanta uma imagem positiva ao final do serviço. Por esse motivo, é essencial que se conheça bem todas as formas do PABX disponíveis e encontre a que mais se adequa à realidade do seu negócio.

Como funciona o PABX

O nome se origina de Private Automatic Branch Exchange, e em português significa “troca automática de ramais privados”. Por meio desse serviço, é possível criar uma central de chamadas telefônicas dentro de uma única linha. Isso é totalmente vantajoso para empresas que precisam fazer muitas ligações simultâneas e não podem estar com os canais ocupados, já que também precisam atender o público e os fornecedores.

Outra vantagem do PABX é distribuir as chamadas recebidas nesta linha central em vários ramais. Assim, diferentes colaboradores podem realizar ligações externas ao mesmo tempo, transferir chamadas entre si, e, um dos mais importantes, conversar gratuitamente entre os ramais.

As modalidades dessa tecnologia

O PABX é uma solução que já existe há algum tempo e é usado por muitas empresas. Porém, com novas tecnologias sendo desenvolvidas a cada dia, esse método passou por transformações, chegando até o modelo mais atual: o PABX híbrido. Entenda cada uma das modalidades abaixo:

PABX Analógico

Essa é a forma mais simples disponível e foi a primeira a ser desenvolvida. Ele envolve uma estrutura e cabeamento analógicos de telefonia para montar a central. Com ele, já é possível realizar a transferência de ligações e chamadas simultâneas. Porém, por ser mais inicial, o modelo analógico não oferece tantos recursos como os outros.

Outro ponto desfavorável do PABX Analógico é que ele tem um custo de instalação e manutenção muito altos. Isso ocorre pois toda a estrutura necessária para essa operação é física, e, para cada ramal adicionado, existe um custo operacional envolvido.

PABX Digital

Esta versão já é mais avançada em relação à anterior. Esse método utiliza cabeamento e estrutura digitais para transferir seus dados. Isso viabiliza uma qualidade maior na chamada, diminuindo os ruídos e deixando a voz mais clara e limpa. O PABX Digital possui todas as vantagens do Analógico, ganhando no custo de instalação, na estabilidade do sinal  e na utilização de troncos digitais.

Além de tudo isso, existem alguns benefícios específicos desse modelo. Há a possibilidade de se associar computadores à operação e até o PABX Analógico. A seleção automática de linhas, a discagem direta por ramal e as configurações facilitadas da modalidade digital também são grandes atrativos.

PABX IP

Essa é a forma que utiliza a tecnologia de transmissão de dados pela internet para servir de base para a central de chamadas. Esse sistema é um dos mais simples, e é feito através do VoIP, que em português significa “Voz sobre IP”. Dessa forma, os dados da chamada, que são feitas pelo próprio telefone, são transferidos via rede.

O PABX também se beneficia desse avanço. Por meio de um software específico, é possível atingir todos os benefícios dos outros métodos, e com a vantagem principal de ser muito mais econômico que os métodos mais tradicionais. Além de ser possível realizar videoconferências, criar ramais remotos e ser mais acessível por não exigir um espaço físico grande para a instalação.

PABX Híbrido

Este é o método mais avançado que temos atualmente, e é também o mais vantajoso, uma vez que associa as 3 tecnologias anteriores: a analógica, a digital e a IP. Ele utiliza um sistema de módulos que trabalham em cada uma das modalidades e faz a conexão entre os troncos de comunicação e a internet ou a operadora de telefonia.

Assim, é possível ter o máximo de otimização e produtividade, uma vez que as tecnologias estão combinadas e é possível extrair o melhor de cada uma delas. Dentre as inúmeras vantagens, que serão discutidas a seguir, uma das mais vantajosas é a interligação entre computadores, dispositivos móveis e outros tipos de PABX

Vantagens do PABX Híbrido

Interligação entre matriz e filiais

Se você possui filiais espalhadas pela cidade, estado ou mesmo pelo país, sabe como é importante manter uma comunicação forte e estável entre as unidades. Para essa tarefa, os métodos de chamadas tradicionais podem encarecer muito a operação. O PABX Híbrido é a melhor solução, uma vez que é possível realizar chamadas gratuitas entre os ramais de diferentes filiais.

Personalização

Outro ponto muito interessante é que a forma utilizada varia de acordo com o tamanho e demanda da empresa. Não existe um modelo fixo, a central é pensada e planejada de acordo com o que cada negócio precisa. É muito mais fácil aumentar o número de ramais e o tamanho da operação, já que a estrutura é otimizada para que se tenha o máximo de produtividade possível.

O melhor de três mundos

O melhor de tudo é que com o PABX Híbrido, você consegue ter o melhor de três tecnologias diferentes com o objetivo de melhorar a conexão da empresa. Os ganhos na comunicação são inúmeros, uma vez que a integração interna e a capacidade de atendimento ao público e fornecedores aumenta exponencialmente.

A Valenet oferece soluções de PABX Híbrido diferenciadas e com vantagens exclusivas. Confira os nossos planos empresariais e entre em contato conosco!

Posts relacionados