fbpx

Pagamentos Online: Descubra o que você precisa considerar na hora de escolher uma carteira digital

6 minutos para ler

As carteiras digitais passaram a ser amplamente utilizadas para ações relacionadas a criptomoedas, seja para receber, efetuar pagamento ou apenas armazenar. No entanto, as pessoas notaram as facilidades desse sistema e o número de adeptos tem crescido exponencialmente.

Para quem ainda não conhece o produto, trata-se de um local virtual para o armazenamento de valores, assim, na hora de realizar o pagamento, transferência ou qualquer outra transação com terceiros, tudo ocorre de maneira online, via QR Code, aproximação ou outra tecnologia.

No Brasil, a popularização da carteira digital ocorreu de maneira natural, devido à implementação do PIX e, principalmente, junto ao pagamento do auxílio emergencial, que foi realizado online em uma carteira digital e forçou os beneficiários a se adequarem a essa transformação digital.

Mas a carteira virtual é uma solução relativamente recente e muitas pessoas ainda não aderiram à tendência. Se este for o seu caso, confira este post e saiba o que deve considerar na hora de escolher a sua.

O que observar na hora de escolher a carteira virtual?

PicPay, PagSeguro, MercadoPago, PayPal, ITI etc., o que não faltam são opções de carteiras digitais no mercado brasileiro. No entanto, cada empresa apresenta vantagens distintas, sendo indicadas de acordo com as necessidades impostas pelos clientes.

Hoje, muito além das criptomoedas, a carteira digital promove uma série de soluções relacionadas a pagamentos online. Como se trata de um mercado amplo, que ainda está em expansão, muitas empresas oferecem os mesmos serviços. No entanto, cada uma parece ter dado mais atenção a um setor específico, com a intenção de atrair uma parcela do público que ainda não ganhou a devida deferência.

Por isso, o primeiro passo é definir para qual utilidade você deseja contar com uma carteira digital, ou seja, qual será a aplicação mais utilizada por você, então fica mais simples realizar a sua escolha. Para facilitar esse processo, baseie-se nos parâmetros que mostraremos a seguir.

Iniciante

Caso você seja um iniciante no universo das carteiras digitais, a melhor opção é adotar a solução mais simples, com maior abrangência no mercado e com ações de marketing agressivas, pois, assim, além de assegurar aceitação maior, as possibilidades de crescimento são animadoras.

Nesse caso, a melhor solução, ao menos atualmente, é o PicPay, afinal, estamos nos referindo a uma carteira digital que é uma das maiores investidoras do maior reality show nacional, o Big Brother Brasil.

Devido a essa abrangência, o que não faltam são dicas e tutoriais na internet de como utilizar o aplicativo, além de uma série de serviços e locais físicos que aceitam o pagamento via PicPay.

Comércio local

Uma preocupação recente de fortalecimento das pequenas empresas e comércio local tomou conta das pessoas, diante da imensa crise econômica relacionada ao distanciamento social para conter o avanço da pandemia.

Caso você esteja engajado nessa nobre causa, uma das melhores soluções é o PagSeguro, pois a empresa da UOL tem uma grande adesão dos pequenos negócios, devido ao seu produto de maior sucesso, a máquina de cartão acessível: a Minizinha.

Logo, restaurantes próximos à sua residência, motoristas de táxi, até os prestadores de serviços e comerciantes que estão iniciando as suas atividades agora em meio à crise, devem optar pelo produto da UOL, o que facilita o pagamento utilizando a carteira digital do PagSeguro.

e-book netflixPowered by Rock Convert

Pagamentos online

Comprar produtos pela internet é uma realidade para a maioria dos brasileiros, porém problemas relacionados à segurança dos pagamentos sempre foram o maior empecilho e motivo de desconfiança dos usuários.

Com a carteira digital, os pagamentos online se tornam algo mais simples, sem processos burocráticos ou transações demoradas, nas quais a compensação leva dias para ocorrer, como com os famigerados boletos bancários.

Nesse caso, o que não faltam são opções, enquanto a Mercado Pago oferece soluções relacionadas ao Mercado Livre, um dos maiores marketplaces em atividade no Brasil, a PagSeguro tem mais adesão a e-commerces independentes e o PayPal tem uma base internacional maior.

Cada uma oferece vantagens de acordo com seu setor de atuação. Portanto, aqui você deve optar pelo serviço que utiliza com frequência, com a intenção de dispor dos benefícios por mais vezes.

Criptomoedas

Para o setor de criptomoedas, a carteira digital é ainda mais específica, sendo que soluções distintas são ofertadas no mercado.

Para quem é iniciante no setor, o uso mais comum são as carteiras desktop, que são acessadas por meio de um computador. Nessa categoria, as empresas mais consagradas são a Electrum, Multibit HD e Bitcoin Armory.

Outro segmento semelhante às carteiras desktop são as que são voltadas para criptomoedas, mas que funcionam em smartphones. Logo, trata-se de uma solução mais portátil e prática, com destaque para as empresas Mycelium e a Bitcoin Wallet.

Mas também são comuns as “carteiras físicas” para criptomoedas. Nesse caso, há um dispositivo físico, semelhante a um pen drive, que realiza uma conexão USB com outro aparelho para realizar as suas transações.

No modelo físico de carteira para criptomoeda, os hardwares Wallet, Trezor, Ledger Nano S e Ledger Blue são as soluções mais populares. Ainda assim, é importante salientar que se trata de um serviço muito específico e, como é uma tecnologia física, necessita de um investimento maior.

Pormenores das carteiras virtuais

Ainda que você escolha a carteira digital que atende às suas necessidades, é importante ficar atento aos pormenores. Até aqui, vimos uma série de empresas famosas e reconhecidas no mercado, no entanto, todas têm regras e termos distintos. Por isso, antes de realizar a adesão, leia tudo que estiver presente no contrato.

Por fim, se você ainda desconhece a funcionalidade básica dessas carteiras, dê o primeiro passo nessa iniciação usando uma função semelhante disponível no seu banco ou até mesmo na loja virtual do seu smartphone.

Recentemente o Google lançou a função “Pagar com Google” em diversos locais, utilizando o seu saldo disponível na Google Play Store para efetuar pagamentos online e físicos.

Para quem está interessado em uma carteira digital, saiba que o futuro promissor já chegou e, após a mudança das cédulas para os cartões, os itens de pagamentos físicos passaram a migrar para os meios virtuais.

Gostou de saber mais sobre essa tecnologia? Então, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Posts relacionados