fbpx

Lançamentos de smartphones em 2021: veja o que vem por aí!

8 minutos para ler

Se assim como nós, você também é um apaixonado por tecnologia, com certeza vai querer conferir os principais lançamentos de smartphones em 2021. Quem acompanha o setor sabe que esse é um dos mercados mais quentes do momento e, este ano, a disputa entre as gigantes da informática e telefonia promete ferver.

Novas opções de aparelho com tela dobrável, acesso a internet 5G e processadores de alto desempenho inéditos são algumas das novidades mais aguardadas pelo público.

Os modelos são muitos e atendem a diversos públicos e faixas de preço. Por isso, para facilitar a sua análise, separamos os smartphones que estão ganhando mais destaque na internet e na mídia. Confira nossa lista!

Novo Galaxy Z Flip

Começamos a nossa lista com a líder mundial de vendas do setor: a Samsung. A empresa sul-coreana superou a chinesa Huawei em 2020, somando mais de 80 milhões de aparelhos vendidos. Em meio ao seu generoso leque de opções, o produto que está dando o que falar é o novo Galaxy Z Flip.

O modelo estreou no Brasil no ano passado, e a nova versão promete resolver alguns incômodos da primeira, como o pequeno display externo (que deve ser cerca de 3 vezes maior) e a taxa de atualização da tela (que será de 120Hz).

Embora seja uma linha recente, o smartphone já está em sua terceira geração, sucessora do Z Flip 5G, que deve chegar às lojas no segundo ou terceiro trimestre. Seu design ousado divide opiniões, mas sem dúvida atrairá muitos fãs nostálgicos, bem como aqueles que desejam fugir dos blocos rígidos tradicionais.

IPhone 13

A estrela do Vale do Silício não passa um ano sequer sem abalar o coração do seu público. Por enquanto, o que temos são muitas especulações, embora a marca já tenha divulgado alguns recursos que estarão presentes no modelo, como o sensor óptico que permite identificar impressões digitais diretamente na tela.

Desde a chegada do iPhone X, a Apple passou a dar foco ao seu sistema de reconhecimento facial, o Face ID, como método de segurança e restrição de acesso. Entretanto, com a popularização do uso de máscaras em consequência da pandemia de COVID-19, a companhia deve retomar a identificação por digital para evitar incômodos aos usuários.

Entre os rumores, há também a possibilidade de o aparelho trazer uma bateria maior para atender à demanda do modem 5G e a tela de 120Hz, o que pode torná-lo um pouco mais grosso. O lançamento está sujeito a alterações, mas sua chegada está prevista para setembro de 2021.

Motorola Edge 2 e Moto G Nio

A Motorola, braço de telefonia da chinesa Lenovo, ainda faz bastante sucesso no Brasil por trazer muitas opções de produto com excelente custo-benefício. Um dos modelos atuais que mais fazem sucesso é o Edge, o primeiro smartphone intermediário do país com tecnologia 5G embarcada, o que motiva rumores para uma possível atualização em 2021.

A única coisa que se pode afirmar é que a empresa pretende lançar um aparelho topo de linha com a última geração do seu processador, o Snapdragon 888. Em seu evento oficial, a marca também revelou que tem planos de lançar um Moto G com a nova plataforma.

Alguns blogs internacionais especializados dizem ainda que essa nova versão do Moto G, carro-chefe da marca no Brasil, chegará ao mercado com o codinome Nio e trará tela com taxa de atualização de 105Hz.

Xiomi Mi 11

Em um evento online global no início de fevereiro, a Xiomi lançou oficialmente o Mi 11, seu modelo topo de linha. Embora a marca ainda não seja páreo para as grandes rivais Samsung e Apple no mercado nacional, a chinesa vem conquistando um público cada vez maior, especialmente por trazer produtos com tecnologias muito robustas com preços bastante competitivos.

O Mi 10, modelo anterior que figurou no Brasil em 2020, chamou a atenção pela qualidade da construção, tela com excelente visibilidade e bateria com longa autonomia. O sucessor, por sua vez, tem como destaque a tela de 6,81” de 120Hz, câmera de 108 megapixels, 8 ou 12GB de RAM LPDDR5, bateria de 4600mAh com carregamento de 55W e o Snapdragon 888 ― primeiro smartphone do mundo equipado com esse processador.

Lançado na China em dezembro do ano passado, o Mi 11 já bateu recorde de vendas no país. Foram mais de 1 milhão de unidades vendidas em apenas 21 dias ― número que chama ainda mais a atenção por ser um aparelho com valor relativamente elevado.

e-book netflixPowered by Rock Convert

Moto G Play 2021

O Moto G9 Play foi lançado no Brasil no fim de 2020, mas logo após sua estreia já existiam rumores sobre um provável sucessor. A empresa ainda não divulgou seu calendário para 2021, mas é certo que serão apresentados outros smartphones da linha Moto G.

Uma curiosidade é que a Motorola aparentemente está adotando uma nova nomenclatura para seus aparelhos, o que ficou bastante visível com o Moto G Play 2021. Esse nome foi cadastrado pela marca na plataforma Google Play Console para o modelo que o público esperava se chamar Moto G10 Play.

Além do novo nome, o aparelho será equipado com tela HD+, processador Snapdragon 460, GPU Adreno e 3GB de RAM, mas há possibilidade de versões com mais memória.

Redmi Note 10

A linha Redmi Note da Xiomi é a mais procurada pelos consumidores. O sucesso deve-se, em parte, ao robusto conjunto de câmeras traseiras, mas principalmente à configuração equilibrada dos aparelhos: é um smartphone que atende muito bem aos usuários básicos.

A nova geração dos Redmis deve ser apresentada em 3 modelos – 2 deles já equipados com a tecnologia 5G. A linha Pro, que já foi homologada nos Estados Unidos, vem com processador Snapdragon 732G, NFC e MIUI 12, além de bateria de 2020mAh.

Em relação à fotografia, item muito requisitado no modelo, é prevista uma câmera com resolução de 64 megapixels, equipada com três sensores: ultrawide, macro e um adicional para fazer imagens com profundidade de campo.

Motorola Razr 2

Apelidado de “novo V3”, celular que foi febre mundial nos anos 2000, o Razr retoma a linha do antigo sucesso da marca com o que há de mais moderno na tecnologia atual. O aparelho saiu na frente entre os lançamentos de smartphones dobráveis de 2020, mas não chamou muito a atenção no Brasil por ter um preço muito elevado e uma configuração relativamente inferior à concorrência.

Porém, seu sucessor, o Razr 2, trará recursos mais atrativos que prometem acabar com a impressão “prototipada” do primeiro modelo. Entre as melhorias anunciadas, estão o sensor fotográfico agora com 48 megapixels, processador Snapdragon 765, memória RAM de 8GB e suporte para internet 5G.

Ainda não há data oficial de lançamento por aqui, mas o modelo já é vendido nos Estados Unidos, e alguns blogs aguardam a sua chegada no mercado brasileiro em meados de setembro deste ano.

Galaxy Z Fold FE

Ainda dentro do universo dos dobráveis, não podíamos deixar de citar o Z Fold, aparelho da Samsung que inova ao trazer um smartphone com dobra horizontal, e não vertical como na maioria das opções da categoria.

Quem é habituado aos tablets ou curte apps de leitura pode se beneficiar muito com o design, embora o tamanho avantajado do dispositivo aberto incomode usuários que preferem aparelhos mais discretos.

A grande novidade, porém, está no aguardado modelo FE que, segundo especulações, pode vir mais leve, fino e com câmera de selfie sob a tela. O público também espera que a nova geração traga versões mais acessíveis, embora isso inevitavelmente implique em algum corte de custo na construção do modelo.

Um ponto que pode ser destacado no mercado é que a popularização do armazenamento em nuvem está diminuindo as exigências do público em relação ao armazenamento interno dos aparelhos. Ao mesmo tempo, sistemas que permitem a integração entre smartphones e outros dispositivos estão se tornando essenciais, especialmente entre aqueles que curtem usar a internet na TV.

De forma geral, os principais lançamentos de smartphones de 2021 deixam claro que há uma preocupação cada vez maior das fabricantes em melhorar a usabilidade e trazer novas opções de experiência para os usuários. Muitas novidades ainda estão por vir e, como você sabe, manter-se informado é fundamental.

Quer saber um jeito fácil de ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da tecnologia? É só assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados