2
Serra do Curral: conheça e saiba o que fazer no cartão postal da capital mineira
A Serra do Curral é um dos principais cartões postais da capital mineira e molda o horizonte com uma paisagem de tirar o fôlego. A serra, que tem mais de mil metros de altitude, é visível de vários pontos de BH e da região metropolitana e contribui com a formação de um belo horizonte.
A formação geológica tem uma vasta extensão de mais 100 km e é repleta de atrações para descansar, se divertir com a família e apreciar a biodiversidade local, que é única porque a serra fica numa zona de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica.
A seguir, o Blog da Valenet te apresenta a Serra do Curral e mostra para você quais são as atividades possíveis de realizar nela enquanto desfruta desse verdadeiro patrimônio natural. Siga com a leitura e descubra!
Sumário
- Conheça a Serra do Curral
- O que fazer na Serra do Curral
- Minas Gerais é o estado das serras e da Valenet
Conheça a Serra do Curral
A Serra do Curral fica na região de fronteira entre Belo Horizonte, Nova Lima, Sabará, Brumadinho e Ibirité. Sendo assim, é um cartão postal da capital mineira e de parte de sua região metropolitana.
A formação geológica também é contemplada por muitas espécies de plantas e animais, e essa diversidade acontece porque a serra fica numa zona de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica.
Nesse sentido, a fauna da Serra do Curral possui milhares de espécies de animais e a avifauna é a mais considerável, com mais de 125 espécies, algumas típicas do Cerrado, como a campainha-azul, e outras comuns em regiões de montanhas, como águia-chilena, também encontrada na Cordilheira dos Andes.
Inclusive, o falcão-cauré foi visto no Parque da Serra do Curral em janeiro de 2012 por um grupo de observadores de aves numa visita técnica. A ave nunca tinha sido registrada em Belo Horizonte!
Ademais, o cartão postal da capital mineira abriga inúmeras nascentes de córregos que fornecem água para a região metropolitana de Belo Horizonte, como é o caso do Córrego da Serra, que fica próximo ao Aglomerado da Serra, e do Córrego Acaba Mundo.
A Serra do Curral tem entre 1.100 e 1300 m de altitude e cerca de 100 km de extensão. É um símbolo da capital mineira e seu território é protegido pelo Parque da Serra do Curral, que foi criado em 2012 com a função de proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Parque da Serra do Curral abrange uma área de mais de 400 mil m² e protege o patrimônio da serra, incluindo trilhas, mirantes e praças de convívio.
O que fazer na Serra do Curral
Como mencionado anteriormente, o patrimônio do cartão postal da capital mineira é composto por trilhas, mirantes e parques ecológicos.
A seguir você verá o que fazer na Serra do Curral para desfrutar desse patrimônio!
Visitar parques
A Serra do Curral é repleta de Unidades de Conservação e grandes Reservas Legais, que dão origem a parques. Os principais são: o Parque Municipal das Mangabeiras e o Parque Florestal Estadual da Baleia, que ficam aos “pés” da Serra do Curral, e o Parque Estadual Serra do Rola-Moça, que é um dos mais importantes de Minas Gerais.
Em meio ao ecossistema único da serra, desfrutar de parques repletos de áreas verdes e com vasta biodiversidade pode ser um bom jeito de passar o tempo livre. Nessas reservas é possível descansar, fazer piqueniques, aproveitar um domingo com a família, praticar atividades físicas e muito mais.
Contemplar mirantes
Como mencionado anteriormente, a Serra do Curral tem grande altitude e fica numa região montanhosa. Assim, como a formação geológica proporciona muitos locais de contemplação, há alguns mirantes ao longo do cartão postal.
No Parque da Serra do Curral, por exemplo, há 10 mirantes que ficam localizados ao longo da crista da serra e são excelentes opções para contemplar vistas panorâmicas de Belo Horizonte e sua região metropolitana.
Em alguns mirantes é possível avistar importantes pontos turísticos e construções históricas da capital mineira, como a Lagoa da Pampulha e o Mineirão, a Avenida Afonso Pena, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG.
Além disso, os mirantes do cartão postal da capital mineira também possibilitam avistar outras formações geológicas de Minas Gerais como o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, o Morro do Elefante, o Morro do Pires e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, além dos municípios Nova Lima, Contagem e Sabará.
Fazer trilhas
O cartão postal que cerca Belo Horizonte tem diversas trilhas ecológicas que possibilitam um contato mais próximo com a natureza. Nesse sentido, no Parque da Serra do Curral é possível fazer uma caminhada livre, ou seja, sem guias, até o mirante 3.
A caminhada até o mirante 3 tem cerca de 1,8 km de extensão e é bem íngreme, com uma parte do trajeto em estrada de terra e outra com mata. Assim, a trilha não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção. Vale ressaltar que a caminhada livre pode ser feita apenas até o mirante 3, devido a flora ameaçada de extinção.
Caso você esteja em busca de algo mais intenso com trilhas mais pesadas, é possível entrar em contato com a administração do Parque da Serra do Curral e agendar uma visita guiada.
Minas Gerais é o estado das serras e da Valenet
Minas Gerais é um dos estados mais montanhosos do Brasil e por isso é repleto de serras conhecidas por todo país, como, além da Serra do Curral, é o caso da Serra do Cipó, que chama atenção pelas cachoeiras, e da Serra da Piedade, que atrai religiosos.
Mas você sabia que além de ser o berço de inúmeras serras Minas Gerais é também a terra natal da Valenet?
A Valenet é a internet dos mineiros e a melhor empresa de telecomunicações do estado. Ela conecta os mineiros com internet 100% fibra óptica, Wi-Mesh, Wi-Fi 6, soluções empresariais e muito mais. Tudo com preços econômicos e planos promocionais com possibilidade de personalização.
Não perca tempo e venha se conectar com a melhor internet de Minas Gerais: a Valenet!
Deixe um comentário