fbpx

Como melhorar a velocidade da minha internet? Confira 8 dicas!

6 minutos para ler

Uma das perguntas mais comuns dos usuários de wi-fi é: “como melhorar a velocidade da minha internet?”. A rede sem fio desacelera com o tempo sem nenhum motivo óbvio, e o usuário precisa saber como analisá-la e identificar possíveis razões para essa lentidão.

Às vezes, você tem a impressão que não está usando a internet rápida que está pagando, não é mesmo? Bom, o primeiro ponto a analisar é se ela está chegando até você conforme foi contratada. Antes de fazer um teste, é importante entender como a velocidade da internet funciona e o que pode estar deixando sua rede lenta.

Para entender melhor, confira, neste post, 8 dicas de como melhorar a velocidade da sua internet!

Como funciona a velocidade da minha internet?

Quando você faz um teste de velocidade, ele traz as taxas de ping, download e upload. Todas elas medem o desempenho da sua internet. A taxa de ping mede a latência, ou seja, o tempo que um pacote de dados leva para ir de uma máquina até outra e voltar. Essa é uma medida muito importante para quem gosta de jogar online, pois um ping alto causa muito lag e atrapalha o desempenho.

Já a velocidade de download é a principal medida, que mostra a rapidez com que os dados de fora são carregados na sua internet. Ela espelha a velocidade da internet contratada e interfere na velocidade da sua navegação. Serviços de streaming podem requerer velocidade de download alta, sobretudo para conteúdo de alta resolução (como vídeos em 4K).

Por último, a velocidade de upload mede a velocidade com que você envia informações para a internet e é mais lenta que o download. Ao fazer um teste de velocidade, essas três informações vão dar a você a visão geral da sua internet. Mas encontrando um resultado diferente do esperado, nem sempre a culpa é do provedor. Outros fatores também interferem no desempenho da sua rede.

Para começar, o teste deve ser efetuado perto do seu roteador, sem que você esteja rodando filmes e séries na TV ou sem muitos dispositivos conectados na rede. Também é importante não ter programas rodando em segundo plano no seu computador, pois eles podem estar disputando velocidade com a página de teste e dar um resultado distorcido.

Como melhorar a velocidade da minha internet?

Se o seu teste de velocidade não está trazendo resultados tão bons ou seus jogos e serviços de streaming estão sempre travando, mesmo com um plano de internet robusto, pode ser que sua rede precise ser revisada.

Confira, a seguir, 8 cuidados que você deve ter para garantir o melhor desempenho da sua internet!

1. Conte com um bom roteador Wi-Fi

A tecnologia é algo que está em constante atualização. Às vezes, um roteador novo pode fazer toda a diferença na sua rede e trazer mais alcance, melhor estabilidade de sinal e melhorar o ping da sua rede.

Confira se o seu atual tem antena externa, transmissão dual-band e suporta conexões de alta velocidade nas frequências 5 GHz e 2,4 GHz para distâncias maiores. Roteadores têm várias configurações e quantidade de antenas — algumas nem sempre aparentes —, que alteram a qualidade do tráfego de informações, melhorando a amplitude do sinal.

Ah, não se esqueça de reiniciá-lo quando a internet estiver lenta. Desconecte-o da tomada e o reinicie cerca de 20 segundos depois.

2. Utilize fibra ótica

A fibra ótica oferece internet sem perdas, diferente dos fios de cobre, por ser revestida por um material imune às ondas eletromagnéticas. Assim, ela não sofre interferência de outras redes e não tem perda no encaminhamento de dados conforme o comprimento do cabo, desde a fonte até sua residência. Por isso, o sinal é estável.

3. Tenha um bom antivírus

Vírus e outros malwares consomem silenciosamente largura de banda, principalmente quando estão baixando códigos maliciosos ou enviando seus dados pessoais para fora da rede. Mantenha um bom antivírus instalado e atualizado, para evitar problemas de infecção, roubo de informações e, também, queda de velocidade da sua internet.

4. Cuide com as aplicações em segundo plano

Alguns aplicativos rodam em segundo plano e roubam toda a sua banda. Programas de download, como torrents, jogos online e streaming de vídeo, podem consumir severamente sua internet.

Quando muitas pessoas estão conectadas na rede em casa, você pode sentir o peso desses aplicativos limitando a funcionalidade da internet. É importante que todos aprendam a manter aplicativos fechados e dispositivos desligados, quando não estiverem em uso, para que não pesem desnecessariamente na rede.

5. Posicione bem seu roteador

A posição do roteador interfere diretamente no desempenho da internet. Não é preciso ficar colado a ele, mas, quanto mais distante você estiver da fonte de dados (especialmente se ficar na rede wi-fi, e não no cabo ethernet), mais baixo será o desempenho, principalmente se o roteador não for tão bom. Barreiras sólidas, como móveis e paredes, também vão reduzir o sinal recebido.

6. Limpe o navegador periodicamente

Deixar o navegador com um cache cheio, com certeza, pode prejudicar o carregamento dos sites, dando aquela sensação de lentidão ou travamento. É importante limpar os dados armazenados no computador e jogar fora o lixo que pode acabar prejudicando sua navegação.

Cada navegador tem seu próprio caminho para limpeza do cache, portanto é importante limpar um a um, caso você utilize mais de um em seu computador. Ou, se preferir, você pode ter programas de limpeza que fazem varreduras em todos simultaneamente e até corrigem erros de registro.

7. Atualize drivers e firmwares

Os drivers e firmwares são os programas por trás dos dispositivos e que fazem com que eles tenham bom funcionamento. Para os roteadores e adaptadores de wi-fi e ethernet, há atualizações de tempos em tempos, a fim de melhorar o desempenho e corrigir falhas. É muito importante consultar se há atualizações no site do fabricante e instalá-las, para obter o melhor desempenho possível e resolver problemas de velocidade e quedas de conexão.

O firmware do roteador geralmente é atualizado pela interface web, acessada pelo navegador. As instruções normalmente estão na traseira do roteador.

8. Teste a velocidade da sua internet

Por fim, garantindo que está tudo certo com sua rede, você pode sempre fazer testes de velocidade na sua internet e observar o desempenho das taxas de ping, download e upload.

Teste a velocidade em diferentes horas do dia em sites confiáveis, como o SpeedTest, preferencialmente na rede cabeada.

Está tudo em dia com seus equipamentos e configurações da sua rede, e, mesmo assim, o desempenho da internet não está atendendo às suas necessidades? Bom, está na hora de conversar com um especialista e ter a resposta para a pergunta: “como melhorar a velocidade da minha internet?”.

A Valenet oferece as melhores soluções em internet de qualidade para sua casa. Venha conversar com a gente e saber mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)