O roteador é responsável por garantir o alcance do Wi-Fi em todos os cômodos da casa. Ele capta o sinal enviado por seu provedor de internet, permitindo que você consiga conectar diferentes dispositivos ao mesmo tempo. Por isso, problemas no roteador podem causar muitos inconvenientes em casa.
O tempo de uso, a localização e até o tipo de roteador influenciam a performance da conexão com a internet, mas existem outros contratempos que podem afetar a rede doméstica e causar prejuízos.
Continue a leitura, conheça esses problemas e saiba o que fazer para melhorar a distribuição e o desempenho do Wi-Fi em sua casa.
Os 4 problemas no roteador e as soluções para manter a conexão com a internet
Estamos tão acostumados com o Wi-Fi disponível para ouvir música, assistir nossas séries favoritas e até trabalhar em casa que raramente pensamos nesse aparelho. No entanto, basta um pequeno problema na recepção do Wi-Fi para afetar toda a rotina diária.
Destacamos a seguir as falhas mais comuns e apresentamos dicas para você recuperar a conexão com a internet em todos os dispositivos e espaços da sua residência.
1. Dificuldade de conexão com a internet
O Wi-Fi é transmitido em ondas de rádio, o que significa que o seu roteador capta essas ondas e as transmite em todas as direções. Se você perceber o acesso lento ou ausência de conexão em alguns cômodos da casa, observe se esse aparelho está localizado em um canto da residência distante das outras áreas.
Para resolver esse problema, tente posicionar o aparelho em um local mais centralizado. Quanto mais próximo do centro da área de cobertura, melhor será a recepção do sinal em todos os ambientes. Não esqueça ainda de manter a antena sempre em posição vertical para garantir uma maior abrangência do Wi-Fi.
Se você mora em um apartamento, esse problema pode ser resultado da interferência de outros roteadores no seu. Softwares gratuitos como o NetSpot podem mostrar as redes sem fio próximas e o canal que elas estão usando.
Caso seu roteador se sobreponha às redes próximas, considere mudar as configurações do aparelho para um canal menos congestionado. Modelos mais modernos de roteadores conseguem selecionar automaticamente as melhores frequências. Se o seu aparelho for novo, desligue e ligue o roteador ou realize o login no painel do produto e defina um outro canal.
Caso o problema persista mesmo depois desses procedimentos, considere o uso de um repetidor de sinal para estender o alcance do seu roteador.
2. Internet lenta
Se a velocidade da sua internet for baixa, não importando onde você esteja, tente conectar um computador diretamente no roteador e teste a velocidade em um site como o Speedtest.
Se a velocidade ainda estiver baixa, é provável que o problema esteja na conexão com a internet e não no aparelho. Nesse caso, entre em contato com seu provedor.
Caso não seja esse o problema, pode ser que o roteador tenha muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo ou esteja sofrendo com a interferência de outras redes de internet. Observe as instruções do seu equipamento e tente mudar o canal do aparelho.
Quando o problema persistir, tente reconfigurá-lo pressionando o botão “Reset” por 30 segundos. Se ainda assim o problema não for resolvido e sua internet for de alta velocidade, pode ser sinal de problemas no aparelho.
3. Queda da conexão
Existe algum tipo de padrão? As conexões sempre caem quando você usa o micro-ondas, por exemplo? Pode parecer estranho, mas alguns roteadores sofrem interferência com alguns aparelhos, como tablets, babás eletrônicas e telefones sem fio. Espelhos, balcões de mármore, aquários e mobiliário metalizado também podem interferir na transmissão de dados dos roteadores.
Outro problema que pode provocar a queda da conexão é o uso da internet em horários de pico. Nesse caso, a solução é evitar esses momentos para garantir uma melhor conectividade. Ou ainda, mudar para um serviço de fibra óptica.
No caso de você ter um grande pacote de internet e a conexão continuar lenta, é possível que o seu roteador não consiga transmitir toda a velocidade do plano contratado. Isso acontece principalmente com roteadores mais antigos.
Os provedores buscam evitar esse tipo de problema fornecendo um modelo de aparelho compatível com a velocidade oferecida. Em caso de problemas com o roteador eles mesmos fazem a troca.
4. Wi-Fi conectado sem internet
Percebeu que seu computador ou smartphone está conectado ao Wi-Fi e, mesmo assim, não consegue acessar a internet? Isso pode indicar problemas no modem ou no roteador.
O primeiro passo é retirar esses aparelhos da tomada e aguardar entre 10 e 30 segundos para religá-lo. Muitas vezes essa ação pode ser suficiente para reiniciar e reconfigurar esses dispositivos. Se depois de realizar essa operação a internet não voltar, entre em contato com o seu provedor.
Quais os cuidados que ajudam a evitar esses problemas?
Sempre há o risco de sofrer com a instabilidade da internet ou dificuldade para a conexão, mas algumas dicas podem ajudar a reduzir essas falhas.
A primeira delas é contar com um roteador de qualidade. Na hora de avaliar o produto, é importante analisar requisitos como a potência, a velocidade de transmissão e a distância do alcance para garantir que o sinal do Wi-Fi cubra toda sua residência.
Além de posicionar o roteador em uma área central, procure deixá-lo em uma parte alta, como uma prateleira, por exemplo. Se você morar em um sobrado, opte por deixar o aparelho no segundo andar, pois o sinal se move melhor de cima para baixo. Roteadores com múltiplas antenas também ajudam a garantir um bom alcance e qualidade da rede de internet.
Falhas na segurança podem comprometer a sua conexão, permitindo que outras pessoas utilizem a sua rede e diminuindo a qualidade da sua conexão. A dica é caprichar na segurança e colocar uma senha forte para proteger o seu Wi-Fi.
Conhecer os principais problemas no roteador ajuda você a saber como solucioná-los mais rapidamente. Lembre-se ainda que, se você tiver falhas correntes com sua conexão, o ideal é adquirir um pacote de serviços de um novo provedor para melhorar sua internet.
Quer mais dicas para garantir a melhor conexão de internet? Então siga nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma novidade.