fbpx

Instabilidade na internet: entenda quais são as causas e como resolver

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Percebeu que sua conexão está muito lenta e com quedas regulares, atrapalhando a videoconferência, o acesso às redes sociais e o compartilhamento de arquivos? A instabilidade na internet é um problema que compromete as tarefas simples de trabalho e também os momentos de lazer.

Imagine o filme travar em um momento decisivo, ou perder uma competição online com a lentidão da rede? Essa queda do serviço de internet ocorre quando não há sinal de conexão constante. A origem do problema tem causas diversas. Continue a leitura, descubra o que leva à conexão instável e veja o que fazer para melhorar seu acesso à internet.

Problemas com o roteador

O roteador faz a comunicação entre o modem de internet e os dispositivos, como celulares, tablets e computadores. Quando esse equipamento fica mal posicionado, a distribuição de sinal pode ficar comprometida, deixando a conexão mais instável.

Para evitar que isso ocorra, certifique-se de posicionar o aparelho sem barreiras físicas e mais próximos dos locais de maior convívio, como a cozinha e a sala. Outra solução possível é a instalação do roteador em um corredor com acesso às portas de muitos cômodos.

Problemas no equipamento também podem deixar o sinal de internet mais instável. Uma solução simples, no caso de a conexão cair de vez, é desligar o aparelho por dez segundos e religá-lo em seguida.

Cabos danificados

Com o uso, é comum que os cabos sofram algum dano que pode interferir na transmissão do sinal da internet. Observe se não há sinal de degradação, bem como mau contato entre os plugues ligados ao modem ou ao roteador. Garanta a vida útil do equipamento evitando dobrar ou esticar demais os fios.

Interferência eletromagnética

A presença de alguns componentes eletrônicos, como celulares, telefones sem fio, micro-ondas, televisores e até controles de portas de garagem podem gerar uma conexão instável de internet. O problema, conhecido como interferência eletromagnética, pode ser evitado diminuindo o número desses dispositivos na região próxima ao modem.

Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo

Não é incomum você acessar as redes sociais enquanto assiste à Netflix ou decide baixar vídeos do YouTube. A conexão não consegue lidar com todos esses dados de uma só vez, provocando instabilidade na rede. 

Quando a internet estiver oscilando muito, a solução para resolver o problema é reduzir o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Se for o caso, pode ser a hora de procurar um combo de serviço que atenda às necessidades de todos os usuários.

Rede desprotegida

Falhas no serviço de internet podem ser resultado de ações provocadas por hackers. A rede desprotegida também é vulnerável à presença de vírus e arquivos maliciosos que podem provocar lentidão no serviço de internet.

Esses invasores podem monitorar os seus acessos, consumindo os dados da sua conexão, podendo ainda ter acesso a logins e senhas. Confira algumas dicas para resolver o problema:

Powered by Rock Convert
  • mantenha o antivírus sempre atualizado: esses programas são constantemente modificados para garantir a segurança contra invasões;
  • evite acessar links desconhecidos: mensagens via WhatsApp, SMS e e-mails podem conter links maliciosos;
  • atenção ao download: além de deixar a conexão mais lenta, o download é uma das principais portas para a entrada de vírus nos dispositivos eletrônicos. Fique atento quando for baixar algo;
  • cuidado ao instalar programas: fique alerta na hora de aceitar baixar instalações de extensões nos sites. Mesmo que eles não carreguem um vírus, podem deixar seu dispositivo mais vulnerável e lento;
  • evite assistir vídeos em sites desconhecidos: eles costumam apresentar filmes que não chegaram ao cinema ou séries inéditas, mas também, podem espalhar conteúdos maliciosos;
  • adicione senhas seguras para proteger sua rede: fuja das combinações óbvias. Isso também ajuda a impedir o uso indevido de sua internet.

Falhas na conexão

Os modems são essenciais para fornecer a internet, pois eles convertem os dados da rede e em sinal para o seu roteador e dispositivo wi-fi. Quando há um problema de comunicação entre o provedor de serviço de internet e seu modem, a estabilidade da internet pode ser comprometida.

Se for o caso, verifique se as luzes do aparelho estão acesas. Caso identifique um problema, entre em contato com o provedor para saber se o sinal está sendo transmitido corretamente para o modem.

Travamento dos aparelhos

Assim como o roteador, os cabos e o modem, os dispositivos conectados à rede, como a TV, o computador e o celular, também podem ter problemas que comprometem a transmissão de dados e a estabilidade da internet. A solução, nesse caso, é simples: você precisa desligar o dispositivo, aguardar alguns segundos e religá-lo em seguida.

Sites e aplicativos

Em alguns casos, a sensação de instabilidade na internet pode ser resultado de dificuldades técnicas nos sites e aplicativos, e não da sua conexão. Isso é comum quando você tenta carregar um site muito acessado e canais como Netflix, Facebook e Instagram.

Quando tiver dificuldade de abrir essas páginas, teste outros sites e dispositivos para verificar se eles também estão instáveis. Se estiver tudo certo com os outros acessos, o problema é mesmo da página ou do aplicativo.

Dispositivos Bluetooth

Fones de ouvido, caixas de som, teclados e mouses sem fio podem interferir no sinal do wi-fi, causando a sensação de instabilidade na internet. Faça testes para descobrir se essa é a causa do problema. Desconecte todos os dispositivos Bluetooth e veja se há um retorno da estabilidade da conexão.

Mudanças climáticas

Conexões via satélite, rádio e ADSL são muito sensíveis às alterações do clima. Por isso, é comum que o sinal desses serviços sofra instabilidade durante as chuvas, ventos e tempestades.

Se você precisa de uma conexão constante e veloz, a solução ideal é adotar o serviço de fibra óptica. O melhor é que a estabilidade do sinal não é afetada pelas alterações climáticas, garantindo potência do sinal contratado, faça chuva ou faça sol.

Referência no setor de telecomunicações no Brasil, a Valenet atua há mais de 20 anos como provedor de internet, TV por assinatura e telefonia fixa. Presente em mais de 70 localidades em Minas Gerais, a Valenet se destaca pelos combos de internet personalizados, 100% fibra óptica, qualidade da conexão e excelência no atendimento ao cliente.

A instabilidade na internet pode ser resultado de uma série de situações simples de ser resolvidas. Em todo o caso, o melhor é encontrar um prestador de serviço que entregue mais qualidade com o uso da fibra óptica.

Ligue grátis 106 38, entre em contato conosco e resolva de vez a instabilidade na internet.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados