fbpx

Conheça 7 booktubers que vão te incentivar a ler mais

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Embora as concorrentes focadas no cinema, como Netflix, Amazon Prime e Disney Plus, façam um enorme sucesso, o YouTube segue como a principal plataforma de streaming de vídeo do mundo. Com milhões de usuários trazendo novidades todos os dias, a sua diversidade de conteúdo é imbatível. E é nesse oceano de vídeos que uma categoria vem ganhando destaque: os booktubers!

Apesar da crise do mercado literário brasileiro, os amantes da leitura que utilizam a mídia social para falar sobre livros e promover essa prática chamam a atenção entre os influencers atuais.

O que não faltam são comentários de pessoas que se descobriram grandes leitoras com o incentivo de dicas, resenhas e discussões promovidas por esses canais. Se você tem esse desejo, esse pode ser um caminho leve e divertido de entrar nesse universo apaixonante e tão importante que é a leitura.

O primeiro passo, inclusive, você pode dar agora mesmo conhecendo um pouquinho sobre os principais booktubers do momento. Confira nossa lista!

1. Geek Freak

O Geek Freak estreou no YouTube em 2014 e hoje já acumula mais de 12 milhões de visualizações. Quem comanda e apresenta os vídeos do canal é o Victor Almeida, designer gráfico apaixonado por games, internet e, claro, literatura, tema foco do canal, que também aborda assuntos da cultura pop.

Como o nome do canal bem esclarece, as resenhas e discussões do Geek Freak são especialmente dedicadas a livros nerds e de fantasia em geral, embora também sejam abordadas outras categorias. Se você se interessa por obras de aventura e clássicos infantojuvenis, o bom humor do Victor será muito bem-vindo.

2. Transgressão Literária

O Transgressão Literária é um canal menor, mas com uma proposta que chama a atenção, especialmente para aqueles que gostam de fugir de modismos. Nas palavras do próprio Will de Oliveira, apresentador do canal, sua missão é “quebrar as regras da mesmice e romper as fronteiras do lugar comum”.

Entre comentários e resenhas sobre obras e autores fora da curva, o booktuber desafia os canais tradicionais de literatura trazendo um conteúdo realmente diferenciado. Se você se identifica com a proposta do Will, não deixe de conhecer o trabalho dele.

3. Pam Gonçalves

A Pam Gonçalves foi uma das primeiras booktubers a fazer sucesso na internet e hoje já acumula mais de 15 milhões de visualizações em seu canal. Um dos motivos para a sua popularidade é a forma descontraída com que apresenta seus vídeos, o que faz com que muitas pessoas, outrora indiferentes, mergulhem nas ideias e histórias de obras de todos os tipos.

Além de trazer as novidades e discussões que circulam no universo da leitura, o canal traz dicas, curiosidades e conteúdos divertidos que marcam toda a sua trajetória no YouTube. Um ponto que merece destaque é que a Pam também é escritora!

Powered by Rock Convert

4. Ler Antes de Morrer

O Ler Antes de Morrer é um canal que surgiu com uma meta ousada: ler e resenhar 1001 livros ou morrer tentando. Quem comanda o projeto é a Isabella Lubrano, booktuber formada em jornalismo com um enorme apetite para a leitura.

Abordando obras clássicas e contemporâneas do Brasil e do mundo, o canal é praticamente uma escola para formação de bons leitores. Embora seja um dos maiores canais do país dedicados à literatura, com mais de 24 milhões de visualizações, Isabella não abre mão da simplicidade, trazendo resenhas, discussões e dicas de leitura de uma forma muito calorosa.

5. Andréa Bistafa (Fundo Falso)

A Andréa Bistafa é um blogueira com vasta experiência no mercado literário. Começou a sua carreira na internet com o blog Fundo Falso. O conceito consiste na ideia de que as páginas dos livros têm um fundo falso, um portal para outro lugar, outras experiências.

Tal como muitos dos seus seguidores, Andréa descobriu a paixão pelos livros relativamente tarde e compartilha o intenso relacionamento com a leitura em seu dia a dia. Em seu canal, você encontra de tudo: de resenhas e comentários de obras a bate-papos sobre carreira e mercado editorial.

6. Tatiana Feltrin (Tiny Little Things)

O primeiro canal brasileiro do YouTube com foco em literatura que ganhou destaque é o Tiny Little Things, atualmente com o nome da sua criadora, Tatiana Feltrin. A booktuber é também professora de inglês e já chamou a atenção na internet algumas vezes por fazer críticas “ácidas” em seus vídeos.

Abordando resenhas de inúmeros títulos, o canal traz um conteúdo muito amplo com opiniões honestas da leitora que se tornou uma das principais referências para a criação de vídeos dessa categoria. O canal já soma mais 30 milhões de views e um dos seus vídeos mais famosos tem mais de 800 mil visualizações!

7. Ju Cirqueira (Nuvem Literária)

A Ju Cirqueira é a booktuber por trás do projeto Nuvem Literária. É uma amante declarada dos livros e faz questão de compartilhar o seu carinho pela literatura em todas as suas postagens e vídeos.

Em seu canal, você encontra um pouco de tudo que cerca a vida de um leitor. De resenhas e bate-papos sobre obras a dicas de organização e papelaria para cuidar dos seus livros. O Nuvem Literária também oferece um clube do livro online para usuários de todo o país lerem e discutirem livros juntos.

Há quem goste de mergulhar nas histórias e esquecer da vida. Há quem goste de ler para aprender coisas novas. Há, também, quem goste de ler obras famosas e conferir as adaptações do cinema conectando a internet na TV. Para todos os estilos de leitores (ou futuros leitores), há um canal para se motivar e descobrir novos autores e títulos.

Além disso, há também a oportunidade de criar o seu próprio canal para compartilhar suas experiências literárias, seja você um leitor ávido, seja um iniciante que deseja dividir o seu diário de leitura com outras pessoas. Haverá sempre espaço para novos booktubers dispostos a encarar o desafio de estimular a leitura em um mundo com tantas distrações.

Que tal ajudar os seus amigos a descobrirem a paixão pela leitura junto com você? Compartilhe este post nas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados