fbpx

Entenda de uma vez por todas qual é a melhor internet para jogar

6 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Os jogos são um dos usos mais tradicionais da internet e continuam atraindo muita gente, ganhando até mesmo competições esportivas. Se você faz parte desse público, uma boa conexão é essencial para os seus momentos de diversão na rede.

Uma internet ruim pode arruinar suas partidas com congelamentos de tela e atrasos na execução dos comandos, gerando frustração em um momento que deveria ser de lazer. Neste artigo, traremos tudo que deve ser levado em conta ao escolher a melhor internet para jogar. Boa leitura!

Quanto de internet um jogo consome?

Velocidade não é tudo, mas é o primeiro fator no qual pensamos ao selecionar um plano de internet. Um jogo como Minecraft, um dos mais jogados atualmente, usa por volta de 40 MB de dados por hora. Já o Fortnite, outro sucesso de público, demanda cerca de 100 MB por hora.

Para esses jogos, você não precisa de mais do que 250 kbps de velocidade real de download e upload. Portanto, uma conexão de 2 Mbps, um valor baixo para os padrões atuais, é suficiente.

Testando sua conexão

Um bom teste de velocidade da internet é importante para conhecer a qualidade da sua conexão. Ao fazer o teste, lembre-se sempre de verificar tanto a velocidade de download quanto a de upload. Elas indicam, respectivamente, quanto de informação você pode receber e enviar por segundo. Além desses dados, o resultado mostrará também o valor do ping da sua internet.

O ping, ou taxa de latência, é medido em milissegundos e indica o tempo que os dados demoram para percorrer a distância entre a sua casa e os servidores utilizados pelos jogos. Ele é um dos dados mais importantes a se considerar ao escolher um plano de internet para jogar. Como as partidas acontecem em tempo real, o ping da sua conexão precisa ser muito baixo, nunca superior a 50 ms.

Não deixe de testar sua conexão. Isso dará uma ideia melhor do significado desses valores.

Fugindo de ciladas

Os tipos de conexão de internet são cada vez mais variados. Entre aqueles dos quais você deve fugir estão as conexões via satélite ou rádio. Ambas podem apresentar altos índices de latência e redes bastante instáveis.

No meio termo estão as redes ADSL e a cabo. As duas apresentam melhores velocidades e estabilidade do que as conexões por satélite ou rádio, mas não alcançam o grande desempenho da fibra óptica, nossa grande favorita.

Por que optar pela fibra óptica?

Com uma cobertura cada vez maior no Brasil, a fibra óptica é uma grande aliada dos jogos online. Além de proporcionar uma internet com baixo ping e altíssimas taxas de download e upload, as redes de fibra óptica são bastante estáveis.

Atualmente, é difícil fugir da fibra óptica ao buscar uma boa internet para jogar. A estabilidade, a alta velocidade e a baixa latência desse tipo de conexão permitem que seus jogos rodem lisos e impedem que o desempenho seja prejudicado pela rede.

Numa rede instável, o ping tende a flutuar muito, ocasionando erros conhecidos como lag. Esse tipo de problema é caracterizado pelos travamentos e engasgos experienciados durante as partidas, e acaba com qualquer diversão ao jogar.

Muitas vezes, uma internet lenta é o que está impedindo você de vencer partidas e subir nos rankings. Quando seus adversários usam uma rede melhor, ganham tempo para reagir às suas ações e será mais difícil para você vencê-los.

Rede cabeada ou Wi-Fi?

Para jogos, o Wi-Fi não é a melhor opção. Redes cabeadas tendem a ser mais estáveis e velozes do que as redes sem fio. Diversos fatores podem interferir na qualidade da sua rede Wi-Fi: a quantidade de dispositivos conectados, a localização do roteador, o posicionamento das antenas e, até mesmo, a disposição dos móveis e das paredes dentro da casa.

Embora alguns desses fatores também influenciem numa conexão cabeada, o cabo não deixa de ser um meio mais estável do que as ondas de uma rede sem fio. Através dele, a conexão fica mais protegida de eventuais oscilações. Além disso, o cabo suporta velocidades de transmissão mais altas do que as oferecidas pela maioria das redes Wi-Fi.

O que fazer quando o Wi-Fi for inevitável para jogar?

É claro que, em muitos casos, contar com uma rede cabeada não é uma opção. Sendo assim, ter uma rede Mesh é essencial. Diferentemente de um Wi-fi convencional, uma rede Mesh trata o sinal do roteador e dos repetidores como uma única rede.

Assim, quando você estiver jogando pelo celular no seu quarto e decidir ir até o outro canto da casa, não precisará mais trocar de conexão em busca da que estiver mais forte. A rede Mesh sempre enviará o melhor sinal disponível para cada dispositivo que estiver conectado nela.

Além disso, através de uma tecnologia conhecida como Beamforming, ela reconhece a posição de todos os repetidores e direciona o sinal de cada um de maneira otimizada. Com isso, a rede proporciona velocidades mais altas, coberturas mais abrangentes e conexões mais estáveis.

Afinal, qual é a melhor internet para jogar?

Para aproveitar o máximo dos seus jogos, você deve buscar:

  • velocidade: conexões com ping abaixo de 50 ms e taxas reais de download e upload acima de 250 kbps;
  • estabilidade: uma rede sem grandes oscilações.

Tendo isso em mente, a combinação de fibra óptica com rede cabeada é a abordagem ideal quando o assunto é internet para jogar.

Na ausência da fibra, sua última opção deve ser o satélite e a internet via rádio, pois tendem a ser conexões muito instáveis e com valores de ping bem altos.

Na impossibilidade de ligar um cabo ao seu dispositivo, procure otimizar sua rede Wi-Fi instalando-a como uma rede Mesh. Nesse caso, cuidado com a escolha de roteadores e de repetidores, pois nem todos são compatíveis com a Mesh.

Por fim, atente ao provedor ao escolher a melhor internet para jogar. É muito importante que se trate de uma empresa especializada no setor de telecomunicações, como a Valenet, e que esteja empenhada em prover o melhor serviço possível aos seus clientes.

Poder contar com a ajuda de uma grande companhia é essencial. Afinal, a rede para jogar também depende de uma boa manutenção de toda a infraestrutura do seu provedor. Sem falar de uma equipe técnica prontamente equipada e disponível para atender sempre que houver problema ou dúvida.

Por isso, ligue grátis 106 38, entre em contato conosco e aproveite a melhor internet para jogar!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados