fbpx

Conheça a evolução da internet no Brasil

6 minutos para ler

Se você tem menos de 30 anos, pode ser difícil imaginar que antes da década de 90 as pessoas viviam sem acesso à internet, não é mesmo? A evolução da internet no Brasil só se deu a partir de 1994, quando a tecnologia ainda era discada.

Nesse período, a internet começou a ganhar o meio acadêmico e corporativo, principalmente para a troca de e-mails. De lá para cá, muita coisa mudou, e o uso dos computadores pessoais contribuiu bastante para a democratização da informação.

Quer saber como foi a evolução da internet no Brasil? Então, continue a leitura!

Evolução da internet no mundo

A internet surgiu como uma estratégia militar dos EUA para descentralizar os dados estratégicos das bases militares. Assim, em caso de ataques, era possível garantir que as informações estivessem seguras em outras bases.

Isso data de 1968, quando a primeira demonstração da ARPANET, considerada a matriarca da internet, aconteceu em 5 de agosto. No ano de 1964, a ARPANET era composta por apenas quatro pontos, sendo que as localizações de suas bases não foram divulgadas até hoje.

Já em março de 1977, dezenas de redes de computadores foram interconectados e, ao longo dos anos, essa rede foi aproveitada por universidades. Entre o fim da década de 70 e o início de 80, surgem os computadores pessoais (PCs) e o TCP/IP, protocolo que ainda é usado na internet para estabelecer comunicações.

Outra tecnologia que contribuiu para convergir todas essas soluções foi uma rede criada pela National Science Foundation, a NSFnet, com a intenção de interligar outras redes. A partir desse ponto e com a conscientização do grande potencial da rede mundial de computadores, as tecnologias foram se aprimorando.

Entenda a evolução da internet no Brasil

A internet chegou ao Brasil na década de 80, quando o país resolveu seguir os passos de algumas universidades americanas que já utilizavam essa tecnologia para a troca de dados. Por aqui, a internet surgiu com o mesmo propósito: conectar as instituições de ensino.

Entretanto, naquela época a internet não tinha uma usabilidade muita boa, pois todos os comandos eram realizados por meio de códigos. Por isso, os pesquisadores das universidades basicamente faziam uso da rede para trocar e-mails com cientistas de outras faculdades.

Em 1992, a internet no Brasil já abrangia todo o território nacional, unindo 11 capitais do país através de uma malha de 9.600bps. Capitais como São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro possuíam links de 64.000bps.

Ainda em 1992, algumas instituições passaram a atuar de maneira local e em nível estadual, a exemplo da Rede Rio, que se fundiu, posteriormente, com a California Education and Research Federation Network, nos EUA.

Aos poucos, a tecnologia foi sendo ampliada e também abrangendo outros estados. Nesse período, surgiu a World Wide Web (WWW), que permite acesso de páginas em navegadores, melhorando consideravelmente a experiência do usuário.

Com o crescimento natural do mercado, em 1996, o serviço de internet expandia a passos largos no país. Isso também devido à melhoria dos serviços prestados.

Um dos marcos da evolução da internet no Brasil foi o lançamento de uma música pelo cantor Gilberto Gil, que reuniu internautas para cantar uma versão acústica de sua música ao vivo pela internet.

Mas a grande explosão da internet no Brasil se deu no início dos anos 2000. Isso porque o acesso a computadores pessoais se popularizou muito, mesmo com o acesso à rede de computadores acontecendo na conexão discada, ou seja, conectada à linha de telefone.

A melhoria na navegabilidade dos sites e interfaces mais amigáveis atraiu a atenção do usuário, e os computadores passaram a ser cada vez mais usados em empresas e também como recurso doméstico, para estudo, pesquisa e entretenimento.

A partir dos anos 2000, a internet discada foi cedendo espaço para a banda larga e, atualmente, para a fibra óptica, o que agilizou os processos de navegabilidade do usuário. A conexão de dados também ganha destaque, a exemplo da rede 3G e, mais recentemente, já podemos contar com a rede 4G e 5G.

Grandes marcos da evolução da internet

A empresa de telecomunicações Embratel, amparado pelo governo federal, deu início, em 1994, ao serviço de acesso à internet em caráter experimental. Para isso, foram escolhidas a dedo 5.000 pessoas para testar o serviço. Já em maio de 1995, o serviço estava validado e começava a ser comercializado.

O monopólio estatal da internet no Brasil era o receio de grandes empresários no país. Com isso, o Ministério das Comunicações se viu obrigado a declarar que não haveria monopólio, e que os serviços seriam democráticos e abertos a todos os cidadãos.

Mesmo com os esforços do governo e de entidades privadas, a internet no Brasil passou por período de estagnação durante o ano de 1995. Tanto a Embratel quanto o Ministério das Comunicações dificultavam as iniciativas dos provedores privados.

No entanto, mesmo com as dificuldades, surgiram alguns provedores que, utilizando a tecnologia da Embratel, distribuíam o sinal para diversas regiões. Em paralelo, gigantes como a IBM e a Unisys deram início à implementação de suas próprias conexões internacionais.

As redes sociais

Com o advento das redes sociais, a exemplo do Orkut, em janeiro de 2004, a internet ganhou outros contornos. Tudo começou com o aparecimento de sites como Kazaa e P2P, que tinham como propósito compartilhar dados, o que deu abertura para a entrada de outras comunidades online, como Twitter, Skype, Orkut e, mais recentemente, o Facebook e o Instagram. As redes sociais evoluíram tanto ao longo do tempo que hoje também são utilizadas para negócios.

Assim, seja para o ambiente empresarial ou doméstico, a internet já faz parte do dia a dia das pessoas, possibilitando também um maior acesso às informações das mais diversas fontes, serviços e entretenimento.

Viu como a evolução da internet no Brasil se deu de forma rápida, com a melhoria dos serviços de banda larga e a democratização do acesso? Para usufruir dessas vantagens que a internet pode proporcionar, é fundamental contar com um provedor de qualidade, já que, em tempos de pandemia e quarentena, ela se tornou ainda mais fundamental para conectar pessoas e diminuir distâncias.

Se você gostou deste artigo sobre a evolução da internet no Brasil, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa história!

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)