Entenda a diferença entre 6 tipos de conexão de internet

7 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Quando o assunto é banda larga, todos procuramos a mesma coisa: um serviço eficiente e confiável. A boa notícia é que temos à disposição diferentes tipos de conexão de internet. Por outro lado, essa quantidade de ofertas gera dúvidas sobre qual delas vale mais a pena. 

Mesmo que você não esteja pensando melhorar a conexão com a internet agora, deve conhecer um pouco mais sobre os serviços disponíveis. A tecnologia muda, e nossos hábitos de consumo nos deixam cada vez mais conectados. Por isso, é preciso ter um acesso à rede mundial de computadores que atenda a essas transformações. 

Neste artigo, apresentaremos as características dos principais tipos de conexão com a internet, para que você decida qual deles atende melhor suas necessidades. 

Quais são os 6 principais tipos de conexão de internet?

Listamos os serviços de conexão mais comuns aqui no Brasil. Fique de olho, porque, entre eles, está o plano de internet ideal para você.

1. ADSL

Essa tecnologia utiliza a linha de telefone para a conexão com a internet. A sigla em inglês quer dizer “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. Esse “assimétrica” serve para indicar que existe uma diferença entre as taxas de upload e download. Ou seja, a velocidade para baixar um arquivo de internet é maior que a disponível para enviar esse mesmo arquivo. 

É um tipo de conexão ainda bastante comum no uso doméstico entre pessoas que fazem apenas o uso ocasional da internet, visitando um site ou checando os e-mails. A tecnologia ADSL sofre muitas interrupções, por causa de interferências, e não é o melhor serviço para quem não pode ficar desconectado por muito tempo. 

2. Fibra óptica

A fibra óptica é uma modalidade de internet única. Em vez de usar a eletricidade para enviar os dados, ela utiliza a luz, o que deixa sua conexão com a internet, literalmente, na velocidade da luz. 

Além da ultravelocidade, a fibra óptica oferece taxas de download e upload simétricas. Isso quer dizer que você vai gastar o mesmo tempo para baixar ou enviar um dado. Por isso, ela é uma excelente alternativa para as pessoas que jogam online, usam os serviços de streaming e participam de chamadas de vídeo. 

Outra vantagem da fibra óptica é que ela não sofre interferências externas, garantindo que você mantenha a conexão o tempo todo. 

3. Cabo

Esse tipo de conexão usa a mesma rede da TV a cabo para a transmissão dos dados. Costuma ser utilizado por pessoas que contrataram um combo desses serviços. Aqui, as taxas de envio e recebimento de dados são iguais. O cabo consegue atingir uma velocidade de internet maior que o ADSL, mas ainda é bem distante da ultravelocidade da fibra óptica

Outro detalhe importante: a rede de cabos é compartilhada entre todos os moradores de uma região. Então, quando você chega em casa do trabalho para finalmente assistir ao seu filme favorito na Netflix, é provável que seus vizinhos estejam fazendo a mesma coisa. Isso leva a um congestionamento da rede, reduzindo a velocidade da sua internet. 

4. Satélite

Nesse tipo de conexão, uma antena instalada em sua casa fornece internet a partir do envio e recepção de sinais emitidos por satélites que orbitam ao redor da Terra. Como ela não requer cabos ou fios, costuma ser utilizada em áreas que não oferecem outros tipos de conexão, como as regiões rurais. 

Por causa do atraso na troca de dados entre o satélite e a antena, essa conexão tem a velocidade mais lenta, quando comparada aos demais serviços. Ela também é bastante sensível às interferências externas. Um tempo mais nublado e até um galho de árvore na direção da antena podem comprometer o serviço. 

5. Dial modem

Esse tipo de serviço deu início à popularização da internet no Brasil na década de 1990. A famosa conexão discada ainda é utilizada em regiões remotas, onde não há a presença de serviços mais rápidos e com melhor custo-benefício. 

Como a ADSL, o dial modem faz uso da linha de internet. No entanto, essa conexão ocupa a linha telefônica e pode ser interrompida sempre que alguém retira o telefone do gancho. 

Outro grande inconveniente do dial modem é a baixa velocidade, o que torna o serviço insuficiente até mesmo para atividades básicas hoje, como postar uma foto em sua rede social. 

6. Wireless (Wi-Fi)

Wireless quer dizer sem fio e inclui qualquer tipo de conexão de internet que não necessita de cabos para transmissão dos dados. Para se conectar, você precisa de um aparelho chamado ponto de acesso, que vai receber os dados transmitidos por ondas de rádio do seu provedor. 

Assim como o satélite e o dial modem, o wi-fi é mais utilizado em regiões em que não é possível o acesso aos outros tipos de internet. A velocidade de conexão é parecida com a ADSL e pode ser insuficiente para usuários mais conectados.

A principal característica da rede sem fio é, também, um dos seus maiores pontos fracos. Como funciona por ondas transmitidas entre antenas, a conexão está sujeita às variações do tempo, o que resulta em quedas constantes de conectividade. 

O que considerar antes de selecionar o serviço de internet?

Para decidir qual é a melhor conexão de internet para sua casa, observe os seguintes pontos:

  • velocidade: avalie quais são suas necessidades reais e se você passa muito tempo conectado às redes sociais ou assistindo a séries nos streamings de vídeo, por exemplo. Se esse é o seu caso, provavelmente, você vai preferir algo mais veloz;
  • conveniência: nem sempre seus hábitos de consumo de internet se encaixam nos planos disponíveis. Por isso, opte por provedores que permitam a personalização;
  • disponibilidade: fique de olho nos tipos de cobertura oferecidos pelos serviços de telecomunicações da sua região. Além de estarem mais próximos dos clientes, os provedores regionais costumam oferecer serviços com um melhor custo-benefício;
  • credibilidade: é importante, ainda, que a empresa que fornece a internet seja conhecida no mercado. 

Onde encontrar qualidade de atendimento, ultravelocidade e planos personalizados?

Se você acha que é difícil encontrar esse pacote de serviços em um único provedor, é porque ainda não conheceu a Valenet. Somos uma empresa de telecomunicações há mais de 20 anos no mercado, oferecendo a pessoas como você soluções de telefonia fixa, TV por assinatura e internet 100% fibra óptica. Estamos presente em mais de 70 localidades de Minas Gerais, no interior e em Belo Horizonte. 

A qualidade de nossa conexão, a possibilidade de personalização dos planos e a excelência no atendimento ao cliente levaram ao reconhecimento da Valenet como o 5º maior provedor de internet do Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Vimos que as características dos tipos de conexão de internet podem influenciar diretamente a qualidade do serviço oferecido. Por isso, é importante escolher um provedor como a Valenet. Além de uma referência no mercado, estamos preparados para oferecer as melhores conexões para você. 

Ligue grátis 106 38 e aproveite nossa internet 100% fibra óptica!

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados