fbpx

Cachoeiras perto de BH para se refrescar no verão

10 minutos para ler

2

Cachoeiras perto de BH: saiba quais são as melhores para se refrescar e contemplar a natureza

Belo Horizonte pode até não ter mar, mas é cercada de atrações turísticas naturais refrescantes e belíssimas.

Assim, para além do centro urbano que forma a capital de Minas Gerais, há cachoeiras, nascentes, piscinas naturais, mirantes e diversas quedas d’água de variados tamanhos, além de trilhas perfeitas para quem curte ecoturismo. E durante o verão, nada melhor que aproveitar essas atrações para se refrescar e fugir do tempo quente.

Dessa forma, com tantas cachoeiras perto de BH, talvez você fique meio perdido na hora de escolher qual delas visitar. Pensando nisso, o Blog da Valenet fez uma curadoria das melhores cachoeiras perto de BH para você se divertir, contemplar a natureza e descansar a mente. Siga no post e confira!

Sumário

Cachoeira Grande – Serra do Cipó

A Cachoeira Grande fica a 97 km da capital mineira, na Serra do Cipó, e é nomeada assim por ter 10 metros de altura e 60 de extensão. Além disso, por ser de fácil acesso e ter uma trilha tranquila, a Cachoeira Grande é uma boa alternativa para quem quer descansar sem fazer muito esforço.

A entrada da Cachoeira Grande é paga por pessoa e a portaria tem horário de funcionamento

 Cachoeira da Serrinha – Mariana

Mariana é conhecida nacionalmente devido a seu centro histórico, mas a cidade também é repleta de tesouros naturais, como é o caso da Cachoeira da Serrinha. A atração fica a 110 km de Belo Horizonte e a trilha que dá acesso a ela possui 5 km e pode ser feita a pé ou de carro. Com várias quedas d’água e piscinas naturais, a Cachoeira da Serrinha é uma das mais famosas da região e costuma ficar cheia nos fins de semana e feriados.

As piscinas naturais formadas pela Cachoeira da Serrinha são perfeitas para se refrescar no verão. Foto: Reprodução/Youtube

Cachoeira Véu da Noiva – Serra do Cipó

Para quem quer se aventurar em cachoeiras perto de BH mas não tem tanta familiaridade com o ecoturismo, a Cachoeira Véu de Noiva pode ser uma boa alternativa por ter fácil acesso e infraestrutura de camping. Ela é nomeada dessa forma por ter uma queda d’água impressionante, de aproximadamente 70 m de altura.

A queda fica em área privativa da Associação Cristã de Moços (ACM) e tem cobrança de entrada. A Cachoeira Véu de Noiva fica a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte, na Serra do Cipó.

Cachoeira das Andorinhas – Morro do Pilar

A Cachoeira das Andorinhas fica localizada em Morro do Pilar, cidade que faz parte da Serra do Cipó. Cercada de uma paisagem de tirar o fôlego, a Cachoeira das Andorinhas possui águas cristalinas e 30 metros de queda d’água que forma um poço de em média 4 metros de profundidade.

A Cachoeira das Andorinhas fica a 134 km de Belo Horizonte. Foto: Portal Minas Gerais

Cachoeira da Farofa – Serra do Cipó

Entre as cachoeiras perto de BH dessa lista de indicações, sem sombra de dúvidas a Cachoeira da Farofa é uma das mais belas e conhecidas da região. Apelidada de “Jardim do Brasil” pelo paisagista Burle Max em 1950, a cachoeira possui uma flora belíssima com muito verde e várias orquídeas, o que a torna um dos cenários naturais mais exuberantes do planeta. 

A Cachoeira da Farofa é o destino ideal para quem busca cachoeiras perto de BH que possuem vista de tirar o fôlego

Cachoeira Poço Encantado – Brumadinho

A Cachoeira Poço Encantado fica a aproximadamente 50 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho. Assim como outras cachoeiras perto de BH, essa possui águas claras e cristalinas. Vale ressaltar, ademais, que a trilha que dá acesso a cascata tem dificuldade médio a difícil, com cerca de 13 km ida e volta.

Ao longo do percurso para a cachoeira são reveladas as “Ruínas do Forte”, remanescentes do século XVIII que estão associadas à atividade mineradora. Além disso, por ser cercada por Mata Atlântica, a Cachoeira Poço Encantado faz parte de uma área de conservação ambiental da Grande BH.

Cachoeira das Codornas – Nova Lima

A Cachoeira das Codornas fica a 42 km de Belo Horizonte, em Nova Lima. A atração possui um poço de aproximadamente 10 m de profundidade e tem um cânion rochoso na queda d’água. A trilha para chegar na Cachoeira das Codornas é considerada fácil e tem 12 km, somados os percursos de ida e volta.  

Por ser bem perto de BH, a Cachoeira das Codornas é uma boa tração para se refrescar no fim de semana. Foto: Reprodução/Portal Minas Gerais

 Cachoeira da Ostra – Brumadinho

A Cachoeira da Ostra fica a aproximadamente 40 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho. A queda d´água possui um poço de águas cristalinas perfeito para se refrescar nos dias de calor intenso. Além disso, há duas formas de chegar à atração: pela trilha do Retiro das Pedras, que é considerada de nível médio a difícil, e pela trilha de Casa Branca, que é considerada de nível fácil. Ambas com aproximadamente 10 km de ida e volta.

Complexo do Viana – Rio Acima

Rio Acima é conhecida como cidade das águas por possuir mais de 80 cachoeiras, formando uma verdadeira caixa d’água na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesse sentido, o Complexo do Viana fica a cerca de 40 km da capital mineira e é formado pelas Cachoeiras do Viana, do Índio e da Tinta Roxa. 

As três quedas d’água são formadas no Córrego do Viana e as mais visitadas são a do Viana e do Índio, que ficam bem próximas uma da outra. A Cachoeira do Viana possui uma trilha mais curta e queda d’água menor, com direito a vista de um mirante no topo da Serra. A Cachoeira do Índio, por outro lado, tem uma trilha difícil de aproximadamente 1 km e uma queda d’água de 200 m de altura.

Cachoeira dos Namorados – Ouro Preto

A Cachoeira dos Namorados fica no distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto. A trilha para chegar a queda d’água tem nível médio, com declividade relativamente baixa e o percurso passa em áreas de campos de altitude que proporcionam uma vista linda da região.

A Cachoeira dos Namorados é uma das cachoeiras perto de BH propícia para levar crianças, desde que elas estejam acostumadas a caminhar. Além disso, o local para banho e a queda d’água são pequenos, tornando o espaço aconchegante e ideal para um passeio em família.

Cachoeira do Brumado – Mariana

A Cachoeira do Brumado fica no distrito de Mariana que leva seu nome, a cerca de 135 km da capital mineira. A queda d’água, assim como outras cachoeiras perto de BH, é um local  para se conectar com a natureza e desfrutar momentos de lazer ao ar livre. A atração fica numa propriedade privada mas não é necessário pagar para visitá-la.

São as águas do Rio Brumado que dão origem a cachoeira, que possui uma queda d’água de aproximadamente 14 metros, rodeada por árvores de pequeno e médio porte. O espaço tem infraestrutura com banheiros, restaurantes e estacionamentos, além de ser um bom lugar para acampar, já que é possível montar barracas próximas às águas do Rio Brumado.

Se você acampar na Cachoeira do Gramado será contemplado com um céu estrelado belíssimo e o barulho da cachoeira de fundo durante a noite

Cachoeira dos Macacos – Nova Lima

A Cachoeira dos Macacos fica bem perto de Belo Horizonte, na cidade vizinha Nova Lima. Com uma queda d’água de aproximadamente 2 metros de altura, é um destino muito procurado por quem busca cachoeiras perto de BH mas não quer ir tão longe da região central da capital. A cachoeira chama atenção por apresentar boas condições de limpeza e conservação.

Cachoeira Chica Dona – Rio Acima

A Cachoeira Chica Dona fica na cidade das águas, Rio Acima, a cerca de 50 km da capital mineira e costuma receber uma grande quantidade de visitantes nos fins de semana. Ademais, mesmo sendo conhecida como Cachoeira Chica Dona, Chica e Dona são duas quedas d’água diferentes cujos acessos são feitos através de uma rua de terra.

A Cachoeira da Chica possui queda d’água de 40 m e um poço refrescante para banho, enquanto a queda da Cachoeira da Dona possui 70 m de altura. Essa última tem um acesso mais desafiador e por isso é menos movimentada. Ademais, a queda menor é rasa e sem correnteza, e a maior é indicada para fazer rapel. Vale ressaltar que a cachoeira fica numa propriedade particular e é cobrada uma taxa de entrada.

Tem Valenet nas cidades com cachoeiras perto de BH

Mariana, Nova Lima, Rio Acima, Ouro Preto e as cidades Morro Pilar e Itambé do Mato Dentro, que fazem parte da Serra do Cipó, são conectadas pela Valenet, a internet dos mineiros. Além, claro, da capital mineira, que fica pertinho de todas essas atrações.

A Valenet oferece internet 100% fibra óptica, Wi-Fi 6, telefonia fixa, soluções empresariais, Wi-Fi Mesh  e muito mais. Tudo para manter as cidades mineiras conectadas com o mundo digital.

Sendo assim, seja você um morador da capital ou de alguma dessas cidades mineiras que têm cachoeiras perto de BH, existe a possibilidade de você se conectar com a melhor internet de Minas Gerais. Tudo a um preço único e especial que cabe no seu bolso.

Clique no botão abaixo, confira as ofertas e venha para a Valenet, a internet dos mineiros.

fggf

Deixe um comentário

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)