2
Conheça as atrações da Serra do Caraça, que reúne riquezas naturais e históricas de Minas Gerais
Entre as cidades mineiras de Catas Altas e Santa Bárbara está localizada a Serra do Caraça, um destino que atrai milhares de visitantes com suas belas paisagens naturais e construções históricas impressionantes.
O Caraça é um complexo turístico único e múltiplo, que reúne atrações variadas como: trilhas, cachoeiras, museu e santuário. Quer descobrir mais sobre esse destino que une um pouco de tudo que Minas tem de melhor? Siga no post, que o Blog da Valenet te apresenta tudo sobre o local.
Sumário
.
Serra do Caraça: onde fica?
A Serra do Caraça faz parte do complexo da Serra do Espinhaço, a segunda maior cordilheira da América do Sul e a única em solo brasileiro. Essa formação geológica está situada nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais e corresponde a uma área de mais de 11 hectares, com altitudes entre em 1300 e 2000 metros.
Sendo assim, é importante observar que a serra está localizada em uma zona de transição da Mata Atlântica para o Cerrado. A confluência desses dois ricos biomas brasileiros tornam a região um destino ideal para o ecoturismo e também para atividades de preservação da flora e da fauna.
Por esse motivo, a maior parte da serra foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ou seja: é uma área eternamente protegida, com a objetivo de preservar sua natureza abundante.
A entrada para o Parque Natural do Caraça, onde é possível conhecer as diversas belezas da Serra como trilhas, cachoeiras e monumentos arquitetônicos, fica em Catas Altas.
História
As primeiras menções da história da Serra do Caraça, em Minas Gerais, datam do ano de 1700. Naquela época, a região foi serra foi concedida em sesmaria ao Padre Filipe de Siqueira Távora, e aos mineiros Domingos Borges, Antônio Bueno e Francisco Bueno que visavam explorar o local para fins de mineração.
Em torno de 1770, a beleza e a tranquilidade da serra atraíram o um religioso conhecido como Irmão Lourenço de Nossa Senhora, que decidiu construir uma capela barroca e uma casa de hospedagem de peregrinos na região. Irmão Lourenço faleceu com 95 anos, deixando sua fundação em herança ao rei D. João VI, que posteriormente entregou as terras à Congregação da Missão.
Com o passar dos anos, o local que foi originalmente construído para ser a hospedaria tornou-se o Colégio do Caraça, um instituto educacional para meninos que chegou a ser um dos mais tradicionais do Brasil. Estima-se que o local teve mais de 11 mil alunos entre 1820 e 1868. Entre eles, dois ex-presidentes da República: Artur Bernardes e Afonso Pena.
Em 1876 a capela barroca foi demolida, dando lugar a uma igreja de arquitetura neogótica, a primeira desse estilo construída no Brasil. A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens foi inaugurada em 1883.
O prestígio do Caraça foi tamanho que o local recebeu a visita dos dois únicos imperadores brasileiros, D. Pedro I e D. Pedro II. Inclusive, o calçamento do local preserva uma pedra com o nome do segundo imperador brasileiro, onde ele teria levado um escorregão, no ano de 1881.
Um incêndio ocorrido em maio de 1968 deu um fim às atividades educacionais do colégio do Caraça. A edificação foi, então, restaurada para abrigar um museu que reúne artefatos dos tempos passados e é um dos principais atrativos do local. Conheça, a seguir, essa e outras atrações do Santuário do Caraça.
Atrações
Por conta de sua localização privilegiada, entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, e de seu rico passado, a região reúne atrações para todos os gostos. Seja apreciando a natureza do Parque Natural ou desbravando as relíquias culturais do Santuário do Caraça, há muito o que ver e fazer no local.
Cachoeiras
A área da Serra do Caraça em Catas Altas compreende uma série de belas cachoeiras e quedas d’água. Elas podem ser acessadas por meio de trilhas que adentram a natureza e proporcionam vistas incríveis e experiências únicas.
- Cascatinha: a apenas 2 km da sede do Santuário, andando em linha reta, essa cachoeira dispõe de quatro quedas d’água, de cerca de 40 m, e quatro piscinas naturais. Suas águas, puras e espumantes, com uma coloração amarelada.
- Cascatona: para chegar até essa queda d’água é preciso fazer uma trilha de 6 km, atravessando uma área de Mata Atlântica consideravelmente fechada. Chegando até à Cascatona, é possível apreciar uma bela vista panorâmica no Oratório ou descer até os poços da cachoeira, para um mergulho em suas águas geladas.
- Banho de Belchior: essa atração consiste em uma corredeira que cai por entre as rochas, formando várias piscinas naturais. Suas águas geladas são uma excelente opção para quem deseja se refrescar no local. A trilha de acesso é plana e sem grandes dificuldades, com cerca de 2,5 km.
- Banho do Imperador: um ponto do rio perfeito para banho. Era no local que os antigos alunos do Colégio Caraça iam para nadar, e conta-se que até o próprio Imperador D. Pedro II não resistiu e deu um mergulho por lá. O acesso é fácil, pois fica bem próximo sede do Caraça, e é possível estacionar o carro em uma área gramada bem perto.
- Cachoeira Taboões: distante 4 km do centro histórico do Caraça, a cachoeira Taboões tem uma trilha bifurcada. O caminho da direita leva a uma grande piscina natural. O da esquerda leva a corredeiras formadas por entre o leito rochoso do Ribeirão Caraça.
- Bocaina: essa atração dispõe de uma série de quedas d’água, piscinas naturais e córregos para o descanso e o lazer. Sua trilha mede 5 km e se vai até lá tomando o caminho da Cascatinha, saindo do estacionamento dos visitantes.
- Campo de fora: São 7 km de caminhada até o local, que guarda uma vegetação preservada e belas cachoeiras. O acompanhamento dos Guias Cadastrados no Caraça é obrigatório nesta trilha, devido à distância e às dificuldades de acesso.
Trilhas e picos
Para aqueles com bom preparo físico e que gostam de um desafio, a prática de trekking e escalada até os picos da Serra do Caraça – Catas Altas MG, é a atividade perfeita. Do alto, dá para contemplar vistas únicas e panorâmicas de toda a região. Somente quem vence a montanha pode descrever a sensação própria de cada subida e do cenário que se pode admirar.
O complexo possui sete picos: Pico do Sol (o mais alto da Cadeia do Espinhaço, 2072m), o Pico do Inficionado (2068m), o Pico da Carapuça (1955m), o Pico da Canjerana (1890m), Pico da Conceição (1800m), Pico Três Irmãos (1675m) e o Pico da Verruguinha (1650m).
Vale ressaltar que o caminho até esses pontos é repleto de obstáculos naturais e por isso os aventureiros que escolhem fazer essas trilhas precisam estar acompanhados de um dos Guias Cadastrados no Caraça.
Igreja do Caraça
Está localizada na Serra do Caraça a igreja em estilo neogótico mais antiga do Brasil. O templo religioso foi erguido entre 1876 e 1883, com uma torre de 48 metros, ligando as duas laterais de um antigo prédio de dois andares.
A construção é feita de materiais como pedra-sabão, mármore e quartzito. Possui também vitrais franceses do século XIX e um órgão de fole.
O seu interior é repleto de tesouros de grande valor cultural e religioso. Uma obra de destaque do santuário é a pintura da Santa Ceia, de autoria de Mestre Ataíde, datada de 1828. O altar possui uma imagem barroca de Nossa Senhora Mãe dos Homens talhada na madeira em peça única, com roupas pintadas a ouro, vinda de Portugal em 1784.
Outra relíquia guardada pelo templo é o corpo do soldado romano martirizado São Pio Mártir. Seus ossos foram revestidos de cera e foi feito um altar especial, com um relicário de madeira e vidro, onde os restos mortais do santo podem ser contemplados.
Museu
O museu do Santuário da Serra do Caraça é dividido em três partes: o Museu do Colégio, o Museu Sacro e a Pinacoteca. Peças de mobiliário e artefatos diversos, alguns remanescentes de séculos anteriores, se encontram em exposição nesses ambientes. É possível fazer a visita através de percursos guiados pelos monitores ou por conta própria.
Museu do Colégio: Móveis e objetos que faziam parte do dia a dia dos alunos do antigo colégio apostólico são a tração parte do museu. São artefatos como camas, máquinas de escrever, cristaleira, filtros de barro, panelas, entre outros.
Museu Sacro: Nesse ambiente, ficam em exposição algumas relíquias da igreja católica. Além de diversas imagens de santos esculpidas em madeira, púlpitos e um retábulo repleto de ornamentos fazem parte do acervo, bem como alguns itens de importância histórica: a bengala de Irmão Lourenço, o fundador do santuário, e o documento de autenticação da Relíquia de São Pio Mártir, firmado em Roma em 1792.
Pinacoteca: As pinturas mais importantes do complexo do Santuário do Caraça fazem parte do acervo da pinacoteca. Obras de autoria de Mestre Ataíde, como o retrato do fundador Irmão Lourenço e a Santa Ceia, são muito apreciadas pelos visitantes.
Lobos-guará
Sim, você leu certo. Na Serra do Caraça, o lobo-guará é uma atração à parte para os visitantes.
Essa tradição começou em 1982, quando um dos religiosos que vivia no local começou a deixar, no adro da igreja, uma vasilha com carne para os lobos guará da região, que viviam remexendo o lixo e atacando os galinheiros. Os lobos gostaram do “mimo” e passaram a visitar o local constantemente, sempre ao anoitecer.
Eles são animais pacíficos e não costumam se incomodar com a presença dos humanos, nem dos flashes das câmeras e celulares.
Geralmente, a espera pelos animais tem início às 18h30, e, se der sorte, você poderá contemplar de perto mais de um desses belos exemplares da fauna do Cerrado, ainda em situação vulnerável para extinção.
A Valenet conecta as cidades da Serra do Caraça
A Valenet é a internet dos mineiros e, por meio de seus serviços avançados em telecomunicação, conecta as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, e diversos outros municípios do estado.
Além de oferecer a melhor internet da região Serra do Caraça, 100% fibra óptica, o provedor também oferece planos de TV por assinatura, telefone fixo, Wi-fi Mesh e soluções empresariais em toda a área.
Na Valenet você também tem a oportunidade de personalizar o seu plano e deixá-lo a sua cara, com diversos serviços como streaming, telemedicina e plataforma de educação EaD. Tudo a um preço especial que cabe no seu bolso.
Acesse o site e contrate agora a melhor internet de Minas Gerais, a Valenet!
cachoeiras *em macacos
fggf
Deixe um comentário