fbpx

Plataforma de videoconferência: entenda a importância da internet de boa qualidade

6 minutos para ler

Contar com uma plataforma de videoconferência se tornou rotina no contexto mundial, desde o início da pandemia. Claro que, em maior escala, no meio empresarial. Mas também o ambiente acadêmico e até mesmo amigos e familiares usaram as videochamadas para manterem contato, devido ao isolamento social.

Com isso, uma outra ferramenta que estava ali em segundo plano também ganhou importância: a internet de qualidade. As duas andam de mãos dadas, porque não existe uma videoconferência de qualidade sem uma boa conexão.

Você já precisou fazer uma reunião online, se deparou com as travações e ficou sem saber se o problema era a plataforma ou a internet? Vamos conversar mais sobre esse assunto neste post!

O papel das videoconferências durante a pandemia

Quem imaginava ter que passar por um cenário quase apocalíptico de filmes distópicos? Uma pandemia em escala mundial que obrigasse as pessoas a ficarem isoladas em casa. Mas, muito além das discussões cinematográficas, a realidade traz pormenores para os quais não estamos preparados: o trabalho não pode parar, os estudos e até os laços familiares.

Nosso sistema de trabalho é a base da economia: a geração de emprego e de renda funciona como mola para a sociedade. O jeito é se reinventar e buscar formas para que tudo continue a funcionar.

Nesse contexto, uma das ferramentas mais importantes foi e continua sendo a videoconferência. Ela permite realizar reuniões online entre grupos para discutir questões fundamentais à manutenção das atividades de uma empresa. Além disso, é essencial para aulas a distância e promove até encontros virtuais de amigos e familiares.

Em empresas, muitas vezes a discussão de temas importantes exige total atenção dos participantes — situação em que a videoconferência é muito mais eficaz que uma ligação em grupo.

A utilização da ferramenta no contexto atual

Mesmo hoje, quando o auge da pandemia já passou, muitas empresas ainda optaram por manter parte do seu corpo de funcionários em home office. Outras entenderam até mesmo que é muito mais dispendioso arcar com o custo de viagens para reunir executivos do que promover reuniões online.

Assim, as videoconferências se tornaram parte da realidade. Elas permitem contatos mais frequentes com grande economia de recursos e promovem alinhamentos em níveis que as reuniões presenciais não permitiriam sem gastos muito maiores.

Principais videoconferências para reuniões online

E você já percebeu todo o potencial de utilização dessa ferramenta? Experimente utilizar a videoconferência em sua rotina e você pode, de repente, notar o quanto ela vai facilitar seus afazeres profissionais e pessoais.

Abaixo, listamos algumas das principais opções de plataforma de videoconferência para você escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.

Skype

O tradicional aplicativo é um dos mais usados no mundo corporativo e permite criar reuniões com até 50 participantes gratuitamente, utilizando o navegador, o programa do computador ou o app de tablets e smartphones.

É preciso estar cadastrado para usar o Skype, mas o recurso está disponível na versão gratuita e ainda permite gravação das reuniões e compartilhamento de tela.

Microsoft Teams

O Teams é uma plataforma de videochamada que unifica várias ferramentas, incluindo gravação e upload de vídeo, chat interativo e edição simultânea de documentos. Ele também é útil para organizar materiais por equipes e temas — válido tanto para aulas quanto para reuniões corporativas.

O acesso à ferramenta é possível via telefone fixo, celular e computador. O agendamento pode ser feito por calendário, integrado a outros recursos da Microsoft.

Também é possível fazer reuniões usando a função “Reunir agora”. Assim, os participantes podem entrar na videoconferência por meio do link disponibilizado, habilitando ou não seu áudio e vídeo.

Google Meet

O Google Meet é o preferido de muita gente no quesito videochamada, por sua facilidade de uso e pelos recursos liberados: ele suporta até 100 pessoas e tem limite de tempo de uma hora por reunião. Além disso, tem outras vantagens, como:

  • número ilimitado de reuniões;
  • legendas instantâneas com base em reconhecimento de fala;
  • controles para os organizadores da reunião;
  • integração com Google e Microsoft Office, entre outros.

O acesso à reunião é via link ou código e pode ser feito por navegador ou app para Android ou iOS.

Cisco Webex

A CISCO tem reconhecimento internacional de grandes empresas, embora sua plataforma de videoconferência não tenha ganhado tanto reconhecimento aqui no Brasil. Mas isso não quer dizer que deixe a desejar: ela tem limite de até cem participantes e permite armazenar até 1 GB de dados na nuvem, com reuniões ilimitadas e sem tempo máximo de duração.

Ainda, também permite compartilhar tela e documentos, gravar vídeo, além de outros recursos.

ezTalks

Outro pouco conhecido é o ezTalks, que serve para videoconferências e webinars. Sua versão gratuita permite chamadas de até 45 minutos entre, no máximo, 100 participantes. Podem ser feitos chats coletivos públicos ou privados com anotações, compartilhamentos de telas, enquetes etc.

Para utilizar a ferramenta, é preciso se cadastrar e baixar o programa.

GotoMeeting

O GoToMeeting é ideal para empresas maiores, que têm múltiplos escritórios internacionais. Ele tem ainda mais recursos que o Zoom — uma das preferidas do mundo corporativo.

O plano gratuito tem como desvantagem suportar somente três participantes no máximo. Mas permite compartilhar tela e realiza reuniões de até 40 minutos. Além disso, os recursos são vários:

  • vídeos em HD;
  • preview da webcam;
  • compartilhamento de tela;
  • ferramentas de desenho;
  • compartilhamento de controles de teclado e mouse;
  • supressão de ruído de fundo;
  • sessões criptografadas;
  • e-mails personalizáveis;
  • relatórios e análises etc.

A internet de qualidade nas reuniões online

Agora, como falamos, a grande parceria das videoconferências, que anda de mãos dadas com elas, é a internet de qualidade. É impossível fazer uma reunião online bem-sucedida com instabilidade e baixa resolução. Se você já tentou, sabe bem a dor de cabeça e a frustração que isso gera.

Se a videoconferência traz economia de recursos e eficácia nos negócios, a conexão ruim só gera estresse e perda de tempo. E, no mundo corporativo, tempo é um recurso caro e precioso.

Por isso, não hesite: além de escolher uma plataforma de videoconferência de qualidade, escolha a melhor internet para suas demandas também. Conte com a Valenet e tenha o melhor desempenho para seu negócio!

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais ;)