fbpx

Qual é a relação entre videoconferência e uma boa internet? Entenda!

7 minutos para ler
e-book guia wifiPowered by Rock Convert

Com a quarentena e o isolamento social consequentes da pandemia do novo coronavírus, as empresas precisaram se adaptar. O trabalho remoto em casa, também chamado de home office, foi a alternativa encontrada para que muitos negócios continuassem operando sem colocar em risco a saúde dos colaboradores. Outra solução adotada durante o home office para manter a comunicação entre equipes e clientes foi a videoconferência.

Esse recurso permite reunir um grupo de pessoas em uma única chamada de vídeo, na qual todos podem participar e, em alguns casos, compartilhar arquivos e links. Neste post, vamos falar sobre a relação entre uma boa conexão internet e as chamadas de vídeos, além de preparar você às suas videoconferências e apresentar as melhores plataformas para suas reuniões de trabalho. Não perca!

Qual é a real importância de uma conexão de qualidade?

Sinal de Wi-Fi ruim, imagem congelada ou quedas constantes são problemas comuns durante reuniões online; por isso, a velocidade de conexão tem impacto direto na qualidade de uma videoconferência.

Muitas pessoas também se esqueceram de que, com toda a família em casa, o consumo de internet aumentou sem que, em muitos casos, houvesse um aumento da conexão. Se esse é o seu caso, talvez seja hora de procurar por um pacote de serviços que atenda a essa nova demanda.

Em outros casos, é o próprio tipo de conexão que pode trazer contratempos. A internet via cabo, por exemplo, costuma ficar mais lenta quando há muitas pessoas utilizando o serviço ao mesmo tempo. Já a internet fibra óptica aparece como uma excelente alternativa, pois oferece conexão mais estável e maior velocidade na troca de dados.

Como ter sucesso nas minhas videoconferências?

Se você deseja se destacar no mercado de trabalho e mostrar adaptação a essa nova maneira de interagir com equipe e clientes, preparamos estas dicas para você arrasar nas videoconferências. Confira!

Teste o áudio e o vídeo

Verifique se os dispositivos de áudio e de vídeo estão conectados e funcionando corretamente. A maioria das ferramentas de videoconferência dispõem de um recurso para teste da chamada. Procure no menu de opções ou configurações da plataforma utilizada.

Posicione a câmera

É importante enquadrar a câmera no nível dos olhos, para evitar que você fique olhando para cima ou para baixo durante a reunião. Quando estiver falando, não olhe para si mesmo ou para a janela de bate-papo. Fixar o olhar diretamente para a câmera mostra aos participantes que você está atento à conversa.

Use fones de ouvido com microfone embutido

Os microfones dos computadores costumam ser de baixa qualidade e podem atrapalhar a conversa. Um jeito simples de resolver o problema é utilizar fones de ouvido com microfone, como os headsets. Como ficam próximos à boca, esses microfones apresentarão um som melhor.

Cuide da iluminação correta

O ideal é realizar a videoconferência em um local com muita luz natural para garantir melhor nitidez de sua imagem. Se a sua área de trabalho remoto for mais escura ou afastada das janelas, tente colocar uma fonte de luz suave próxima ao computador.

Organize o cenário de fundo

Se possível, escolha um local com fundo neutro para suas chamadas de vídeo. Se você se sentar em frente a uma parede, melhor. Não se esqueça de pedir às pessoas que moram com você para evitar passar atrás da câmera durante a reunião. Quanto menor a distração, maior é o foco das pessoas em você e na sua mensagem.

Dê a devida atenção à sua imagem

Home office ainda é trabalho e, nas videoconferências, o ideal é que você siga o código de vestuário de sua empresa. Antes de iniciar a chamada, vá até o espelho e confira se está tudo bem com sua aparência.

Planeje a reunião

Se você for dirigir a reunião, deixe todos os pontos de discussão e documentos prontos com antecedência. Caso seus colegas precisem ver um documento para se inteirarem melhor no assunto, o ideal é enviá-lo antes da reunião. Desse modo, vocês não perdem tempo até que todos se atualizem sobre as questões a serem discutidas.

plano de internetPowered by Rock Convert

Tome cuidado ao compartilhar a tela de seu computador

Se você deseja compartilhar sua tela durante uma videoconferência, tome cuidado para não exibir nada particular ou potencialmente embaraçoso. Acesse seu navegador e feche todas as guias, especialmente aquelas que contêm informações pessoais, como sites de bancos ou e-mail. Em seguida, ative o modo não perturbe no seu computador.

Quais são as melhores plataformas para fazer videoconferência?

O que torna uma plataforma um bom canal para videoconferência são os recursos que ela oferece para facilitar a conversa com a equipe ou o atendimento ao cliente. Pensando nisso, opte por ferramentas que permitam a criação de um link para a reunião ou gerem um número de acesso que pode ser compartilhado para mais pessoas.

A plataforma para videoconferência também deve oferecer recursos que permitam otimizar o tempo de colaboração da equipe, com soluções como compartilhamento de tela, blocos de anotação ou canal de bate-papo ao vivo. Listamos a seguir as ferramentas mais utilizadas e que podem lidar com chamadas de vídeo para grandes e pequenos grupos.

Zoom

Ele não é conhecido como uma das melhores plataformas de reunião por acaso. O Zoom permite agendar chamadas com antecedência e possibilita a conversa com seus contatos a qualquer hora. É possível gravar qualquer chamada de vídeo, e os participantes também podem usar o bate-papo para trocar mensagens de texto com todo o grupo ou em mensagens privadas individuais.

Essa plataforma permite o compartilhamento da tela, e você pode escolher mostrar a tela inteira ou apenas um dos aplicativos em execução. A ferramenta também funciona em outros dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O Zoom conta ainda com um recurso que ajuda a esconder o cenário de fundo. Basta acessar a página e configurações e selecionar a opção “virtual background”.

Disponível: iOS, Android e web

Google Meet

O principal recurso dessa plataforma é sua integração com outros aplicativos do Google. Sempre que criar uma reunião no Google Agenda, você receberá um link Meet que pode ser enviado aos seus contatos como um convite para que eles participem de sua videoconferência.

Se no meio de uma reunião você precisar apresentar um arquivo no Drive, por exemplo, é possível compartilhá-lo no bate-papo, sem a necessidade de deixar a conversa. É possível até iniciar uma chamada diretamente de sua caixa de entrada do Gmail. Outros recursos disponíveis são as legendas ao vivo e o compartilhamento de guias. Essa plataforma também conta com aplicativos para dispositivos móveis.

Disponível: iOS, Android e web

Hangout

O Hangout é outro recurso do Google para videochamadas para grupos de até 10 pessoas. Já as conversas de voz podem contar com até 150 participantes. Os recursos são mais simples que aqueles oferecidos por outras plataformas, mas é possível acessar o bate-papo para trocar mensagens de texto e arquivos, além do compartilhamento de telas.

Disponível: iOS, Android e web

Você conferiu os segredos para uma boa videoconferência e também conheceu os principais aplicativos para suas chamadas. No entanto, nenhuma preparação consegue salvar a má qualidade da conexão. 

Por isso, não deixe de conferir nosso artigo sobre as causas da internet lenta e o que fazer para melhorá-la.

ebook_conheçaavalenetPowered by Rock Convert
Posts relacionados